Dificuldades e Estratégias para Compreensão do Conceito de Emaranhamento Quântico: Um Estudo na Formação Inicial de Professores de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u136

Palavras-chave:

emaranhamento quântico, formação de professores, Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado envolvendo o estudo do emaranhamento quântico na disciplina de Física Moderna e Contemporânea de um curso de Licenciatura em Física. O marco teórico-metodológico adotado foi a teoria da mediação de Vygotsky e a filosofia linguística de Bakhtin. A partir da simulação computacional do emaranhamento quântico no Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder e considerando uma abordagem fenomenológica, buscou-se compreender quais são os recursos utilizados e as dificuldades enfrentadas pelos futuros professores ao propor uma explicação para o fenômeno. Os estudantes trabalharam em duplas, utilizando um roteiro exploratório e as interações discursivas resultantes foram gravadas em áudio para posterior transcrição e análise. Os resultados obtidos mostram que, frente ao caráter bastante contraintuitivo do fenômeno, os estudantes acabam recorrendo a modelos clássicos que dificultam o reconhecimento do caráter não local, fundamental para a compreensão do emaranhamento quântico. Além disso, o resultados evidenciam o papel do software e do roteiro exploratório como ferramentas mediadoras, uma vez que promovem ricas trocas discursivas entre os estudantes, as quais são fundamentais para que consigam prosseguir na atividade.

Biografia do Autor

  • Jader da Silva Netto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
    Departamento de Ensino
  • Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física
    Instituto de Física
  • Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física
    Instituto de Física

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Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dificuldades e Estratégias para Compreensão do Conceito de Emaranhamento Quântico: Um Estudo na Formação Inicial de Professores de Física. (2019). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 1-36. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u136

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