Imagem, evento, duração
Palavras-chave:
Imagem, História, Fotografia, Tempo, MemóriaResumo
Uma obra recente do artista francês Pascal Convert, elemento de um trabalho extenso sobre algumas desventuras históricas, propõe uma experiência bem diferente. Sua obra pálida se apresenta, na realidade, como interpretação de uma outra imagem – uma imagem que não foi nem pensada, nem produzida como obra de arte, mas cujo argumento era informar sobre um evento, tornar visível um fato gritante: é uma imagem – em cores – tomada por Georges Mérillon, fotógrafo da agência Gamma, em uma cidade do Kosovo em 29 de janeiro do ano de 1990.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. “O cinema de Guy Debord” (1995), Image et mémoire. Écrits sur l’image, la danse et le cinema. Desclée de Brouwer, Paris: 2004.
BATAILLE, Georges. “Collège de sociologie” (1939). Œuvres complètes, II. Ed. Gallimard, Paris: 1970.
CAUJOLLE, Christian. “The Paradox of Contemporary Press Photography”, “Foreword”, La Haye-Londres: World Press Fondation-Thames Hudson World Press Photo, 1991.
CONVERT, Pascal. Entrevista com Georges Mérillon, 2003 (documento videográfico).
CONVERT, Pascal. Entrevista com Christian Caujolle, 2003 (documento videográfico).
CONVERT, Pascal. “ Des images en mercure liquide”. Art Press n˚ 251, 1999.
DELEUZE, Gilles. “Le cerveau c’est l’écran” (1986). Deux Régimes de fous. Textes et entretiens. 1975-1995. Org. LAPOUJADE, David. Ed. Minuit, Paris.: 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le temps. Histoire de l’art et anachronisme des images. Ed. Minuit, Paris: 2000,
___________. L’image survivante. Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Ed. Minuit, Paris:, 2002.
EURÍPEDES, Les Bacchantes, ed. Minuit, Paris: 2005.
FREUD, Sigmund. “Constructions dans l’analyse” (1937). Résultats, idées, problèmes II. 1921-1938, Ed. PUF, Paris: 1985.
GREENBERG, Clement. “Towards a Newer Laocoon” (1940). In The Collected Essays and Criticism, I. Perceptions and Judgments, 1939-1944. ChicagoLondres: Ed. J. O’Brian. The University of Chicago Press.
GUERRIN, Michel. “Os franco atiradores da fotografia face à censura”, Le Monde, 20 de fevereiro do ano de 1991, p.5.
GUERRIN, Michel. “Une Madone en enfer”, Le Monde, 26 de setembro 1997.
LESSING, G. E. Laocoon (1766). Hermann, Paris: 1990.
MÉRILLON, Georges. “I Like to Capture Strong Emotions”, World Press Photo Newsletter, julho, 1991.
MÉRILLON, Georges. Texto inédito (1999) utilizado parcialmente em “Tout le martyre kosovar dans l’histoire d’une famille”, Paris Match, n˚ 2615, 8 julho 1999, p. 24-29. Cf. COJEAN, A. “Retour sur images: le martyr do Kosovo”, Le Monde, 28 agosto 1997.
MITERRAND, François. VSD, n˚ 694, 20-26 de dezembro 1990 (“número coleção. 1990: O jornal do ano por François Miterrand ”).
RANCIÈRE, Jacques. Le Destin des images. La Fabrique, Paris: 2003.
SITNEY, P.A. Modernist Montage: The obscurity of Vision in Cinema and Literature. Columbia University Press New York, 1990.
WARBURG, Aby. Gesammelte Schriften, II-1. Der Bilderatlas Mnemosyne. Ed. M. Warnke e C. Brink, Berlim: Akademia Verlag, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.