Cena e página
Criar pesquisando é produzir novas experiências
Palavras-chave:
Prática artística, Pesquisa, Metodologia, TeseResumo
Se a pesquisa em artes é um assunto ainda em discussão, é ainda mais se o recorte for a Dança. Este artigo enfoca especificamente os problemas gerados pelos trabalhos acadêmicos que se debruçam em criações cênicas. Em geral, eles devem ser acompanhados de uma redação acadêmica que confira um “referencial teórico” e legitime a proposta artística. Consequentemente, o atual tratamento dicotômico gera duas produções autônomas (prática cênica, por um lado; transferência para a escrita, por outro), provocando, por sua vez, uma divisão na forma de produção do conhecimento. O objetivo aqui é analisar os conflitos metodológicos originados a partir do momento em que esses trabalhos tentam ser aceitos como um modo de pesquisa válido. Este texto procura cumprir uma dupla função: por um lado, repensar o lugar da pesquisa artística no campo específico da Dança e sua relação com as formas acadêmicas e, por outro, visualizar outras formas possíveis em que se poderia estabelecer a ligação entre a cena e a página.
Referências
ARIZTÍA, Tomás. La teoría de las prácticas sociales: particularidades, posibilidades y límites. Cinta deMoebio, Santiago, n. 59, p. 221-234, set. 2017. Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/pdf/cmoebio/n59/0717-554X-cmoebio-59-00221.pdf>. Acesso em: 23 set.2020.
AZTAIZA, Jeison Andrés Suárez. Aproximación a la teoría de la formatividad en la estética de Luigi Pareyson. Revista Légein, Cali, n. 10, p. 49-70, jan.-jun. 2010. Disponível em: <http://revistalegein.univalle.edu.co/documentos/legein10/Suarez-Pareyson_n10.pdf>. Acesso em:23 set. 2020.
BIALAKOWSKY, Alberto L.; LUSNICH, Cecilia; ROMERO, Guadalupe; ORTIZ, Pablo. La praxis universitaria: desafíos, tensiones y propuestas en el contexto de las transformaciones de las últimasdécadas. In: JORNADAS DE SOCIOLOGÍA, 10., 2013, Buenos Aires. X Jornadas de Sociología. Buenos Aires: Facultad de Ciencias Sociales/UBA, 2013. p. 2-26. Disponível em: <http://cdsa.aacademica.org/000-038/132.pdf>. Acesso em: 23 set. 2020.
BORGDORFF, Henk. El debate sobre la investigación en las artes. Cairon, Alcalá de Henares, n. 13, p. 25-46, 2010. Disponível em: <https://issuu.com/fwalita/docs/henk_borgdorff._el_debate_sobre_la_>. Acesso em: 28 dez. 2019.
BORGDORFF, Henk. The conflict of the faculties: perspectives on artistic research and academia. Leiden: Leiden University Press, 2012. Disponível em: <https://openaccess.leidenuniv.nl/bitstream/handle/1887/18704/The%20Conflict%20of%20the%20Facultie s%20-%20proefschrift%20Borgdorff.pdf?sequence=20>. Acesso em: 23 set. 2020.
BORGDORFF, Henk; SCHUIJER, Michiel. Research in the Conservatoire: exploring the Middle Ground.Dissonance, Allschwil, n. 110, p. 14-19, 2010. Disponível em: <https://www.dissonance.ch/upload/pdf/diss110.hb_14_19_Research_web.pdf>. Acesso em: 23 set. 2020.
BRIGANTE, Anna Maria. La razón poética de Giambattista Vico. Universitas Philosophica, Bogotá, ano 25, v. 51, p. 181-193, dec. 2008. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3278256>. Acesso em: 23 set. 2020.
BROWN, Ismene. Ballet Meets Science. Scientific giants Einstein and Darwin inspire two dance premieres at Rambert and Birmingham Royal Ballet. The arts desk.com, 24 set. 2009. Disponível em: <https://theartsdesk.com/dance/ballet-meets-science>. Acesso em: 23 set. 2020.
BURGIN, Victor. Thoughts on “research” degrees in visual arts departments. Journal of Media Practice, Abingdon, v. 7, n. 2, p. 101-108, 2006. Disponível em: <http://mpison.webs.upv.es/metodologia/textos/victor_burgin_research.pdf>. Acesso em: 23 set. 2020.
CANO, Rubén López; SAN CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música: problemas, experiencias y propuestas. Barcelona: ESMUC; CONACULTA; FONCA; ICM: 2014.
COESSENS, Kathleen, CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The Artistic Turn: a manifesto. Leuven: Leuven University Press, 2010.
CORNAGO, Óscar. Artes y Humanidades: una cuestión de formas (de hacer) Telondefondo, Buenos Aires, n. 12, p. 1-21, 2010. Disponível em: <https://www.telondefondo.org/numeros-anteriores/numero12/articulo/312/artes-y-humanidades-una-cuestion-de-formas-de-hacer.html>. Acesso em: 23 set. 2020.
CRUZ, Alejandro. Diana Szeinblum: danza subterránea. La Nación, Buenos Aires, 13 dez. 2004. Disponível em: <https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/danza/diana-szeinblum-danza-subterranea-nid662633/>. Acesso em: 28 dez. 2019.
CRUZ, Alejandro. Rakhal Herrero y su búsqueda de otras formas de representación. La Nación, Buenos Aires, 4 mar. 2016. Disponível em: <https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/rakhal-herrero-y-su-busqueda-de-otras-formas-de-representacion-nid1876419/>. Acesso em: 28 dez. 2019.
DE LAMA, José Pérez. La avispa y la orquídea hacen mapa en el seno de un rizoma: cartografía y máquinas, releyendo a Deleuze y Guattari. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3, p. 121-145, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000300009>. Acesso em: 23 set. 2020.
ENTREVISTA. Daniel Abreu: la destrucción es una parte inherente de lo creativo. La hora, Quito, 21 jul. 2018. Disponível em: https://www.lahora.com.ec/noticia/1102172652/entrevista-daniel-abreu-la-destruccion-esuna-parte-inherente-de-lo-creativo. Acesso em: 23 set. 2020.
ENTREVISTAS // Rakhal Herrero. Segunda, Cuadernos de Danza, Buenos Aires, 3 ago. 2016. Disponível em: <http://cuadernosdedanza.com.ar/textosdanzacontemporanea/122/con-vivencia-12-24-segunda-enentrevistas-rakhal-herrero>. Acesso em: 23 set. 2020.
FARRÉ, Luis. Los valores estéticos en la filosofía aristotélica. In: CONGRESO NACIONAL DE FILOSOFÍA,1., 1949, Mendoza. Actas do I Congreso Nacional de Filosofía. Mendoza: UNCuyo, 1949. Disponível em: <http://www.filosofia.org/aut/003/m49a1445.htm>. Acesso em: 23 set. 2019.
FERRACINI, Renato. Una red emocional: el método cartográfico como sistema de intensificación del presente para la investigación. Buenos Aires: UNICEN, Facultad de Arte, 2016. Disponível em: <http://www.ojs.arte.unicen.edu.ar/index.php/cuerpodeldrama/article/download/450/375>. Acesso em: 21 out. 2020.
FRAYLING, Christopher. Research in Art and Design. Royal College of Art Papers, Londres, v. 1, n. 1,p. 1-5, 1993/4. Disponível em: <https://researchonline.rca.ac.uk/384/3/frayling_research_in_art_and_design_1993.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.
FRIEDENBERG, Gustavo. Esconder los misterios del bosque. Balletindance, Buenos Aires, 10 ago. 2016. Disponível em: <https://balletindance.com/2016/08/10/luis-biasotto/>. Acesso em: 23 set. 2020.
KANT, Immanuel. Crítica del juicio. Seguida de las observaciones sobre el asentimiento de lo bello y lo sublime. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 1999. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/critica-del-juicio-seguida-de-las-observaciones-sobre-el-asentimiento-de-lo-bello-y-lo-sublime--0/html/>.Acesso em: 28 dez. 2019.
KOZEL, Susan. Process Phenomenologies. In: BLEEKER, Maaike; SHERMAN, Jon Foley; NEDELKOPOULOU, Eirini (Eds.). Performance and Phenomenology: Traditions and Transformations. Londres; NY: Routledge, 2015. p. 55-74.
LARRAIN, Adad José Cassis. Donald Schön: una práctica profesional reflexiva en la universidad. Compás Empresarial, v. 3, n. 5, p. 54-58, 2011. Disponível em: <https://yolotli.files.wordpress.com/2014/01/donald-schon.pdf>. Acesso em: 23 set. 2020.
MARÍN, Alejandra. El actor naturalista: sobre los episodios reveladores de François Delsarte. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas, Bogotá, v. 5, n. 2, p. 9-28, 2010. Disponível em <https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/1956/1250>. Acesso em: 23 set. 2020.
MARINETTI, Filippo Tommaso. Marinetti: Selected Writings. Nova Iorque: Farrar, Straus and Giroux, 1972.
MIRANDA, Luis Uribe. Estética e Interpretación: la segunda y tercera formulación de una filosofía de la interpretación en Luigi Pareyson. Hybris, Valparaíso, v. 5, n. 2, p. 75-93, 2014. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5270977>. Acesso em: 23 set. 2020.
MORAZA, Juan Luis. Aporías de la Investigación (tras, sobre, so, sin, según, por, para, hasta, hacia, desde, de, contra, con, cabe, bajo, ante, en), Artistic Research Does #4, Porto, n. 4, p. 1-43, 2017.
PAPA, Laura. Bailar con un cuerpo que tiende a desaparecer. Mundo teatral, 2006. Disponível em: <https://www.mundoteatral.com/comentario-teatral/bailar-con-un-cuerpo-que-tiende-desaparecer>. Acesso em: 28 dez. 2019.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A Cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; DA ESCÓSSIA, Liliana (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015. p. 17-31.
PINTA, María Fernanda. Paisajes kinético-sonoros: entrevista con Carlos Casella. Archivo ARTEA, Ciudad Real, 2006. Disponível em: <http://archivoartea.uclm.es/textos/paisajes-kinetico-sonoros-entrevista-con-carlos-casella/>. Acesso em: 23 set. 2020.
POLANYI, Michael. Personal Knowledge: Towards a Post-Critical Philosophy. Londres: Routledge, 1958.
RANCIÈRE, Jacques. Aisthesis: escenas del régimen estético del arte. Buenos Aires: Manantial, 2013.
SCHIPHORST, Thecla. A case study of Merce Cunningham’s use of the lifeforms computer choreographic system in the making of trackers. 1986. Tese (Master of Arts) – Simon Fraser University, Vancouver, 1986. Disponível em: <https://www.sfu.ca/~tschipho/publications/Schiphorst_M.A.Thesis.pdf>. Acesso em: 23 set. 2020.
SUTIL, Nicolas Salazar. Rudolf Laban and Topological Movement: a videographic analysis. Space and Culture, Nova Iorque, v. 16, n. 2, p. 173-193, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1206331213475776>. Acesso em: 23 set. 2020.
VALLEJOS, Vivi; GONZÁLEZ, Ignacio. Laura Kalauz: deshaciendo la obviedad del cuerpo. REVOL Girar las Danzas, Buenos Aires, 20 dez. 2013. Disponível em: <https://revistarevol.com/actualidad/laura-kalauz-deshaciendo-la-obviedad-del-cuerpo/>. Acesso em: 23 set. 2020.
VIGNOLLES, Diana. Entrevista a Pablo Rotemberg. Segunda, Cuadernos de Danza, Buenos Aires, 31 maio 2017. Disponível em: <http://cuadernosdedanza.com.ar/textosdanzacontemporanea/280/entrevista-a-pablo-rotemberg>. Acesso em: 23 set. 2020.
VILLANUEVA, Santiago; GARAY, Luis. Performear o performear: Santiago Villanueva en conversación con Luis Garay. Terremoto – Arte Contemporáneo en las Américas, Cidade do México, n. 15, jun.-set. 2019. Disponível em: <https://terremoto.mx/article/performear-o-performear/>. Acesso em: 28dez. 2019.
WATANABE, Meli. Danza – Celia Arguello Rena: las fuentes de inspiración son muy diversas, cambian, mutan. Blog Meli Watanabe, Buenos Aires, 17 nov. 2015. Disponível em: <https://aprendizperegrinante.wordpress.com/2015/11/17/celia-arguello-rena-las-fuentes-de-inspiracion-son-muy-diversas-cambian-mutan/>. Acesso em: 23 set. 2020.
WEINBERG, Adam D. Prefacio. In: HOPPER, Edward. Edward Hopper: pinturas y dibujos de los cuadernos personales. Tradução de Jesús Mico. Madrid: La Fábrica, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ROUSEJANNY DA FERREIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.