Da poesia ao testamento
alguns aspectos do cinema de Jean Cocteau
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36059Palavras-chave:
Jean Cocteau, Cinema, Análise cinematográfica, Poesia de Cinema, Autorretrato cinematográficoResumo
A poesia de Jean Cocteau (1889-1963) se expressa também pelos seus filmes, que constituem um verdadeiro legado artístico para a história do cinema mundial, o que a faz reverberar em produções alheias, à sua época e até os dias atuais, de Roberto Rossellini a Pedro Almodóvar, de Jacques Demy a Xavier Dolan. Com o intuito de identificar alguns aspectos que permitam estabelecer certa unidade de estilo em obra tão diversa, este artigo propõe três eixos de análise da produção cinematográfica de Jean Cocteau: poesia e trucagens; gêneros e adaptações; e o cinema na primeira pessoa. Contribuindo, assim, para a compreensão da longevidade da potência poética de uma obra concebida há mais demeio século.
Referências
A BELA e a Fera. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video, [1946]. 1DVD (93 min).
ARMANDO, Carlos. Os adoradores de filmes. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
AZOURY, Ph.; LALANNE, J.-M. Cocteau et le cinema: Désordres. Paris: Chaiers du Cinéma/ Centre Pompidou, 2003.
BERTRAND, Solène. L’Éternel Retour ou le retour éternel de la légende tristanienne. La Revue des Lettres Modernes, Caen, Série Jean Cocteau, n. 5 – les adaptations, p. 39-52, 2008.
BOULANGER, Guillaume. Jean Cocteau, une vie de cinéma. Les Cahiers de l’Herne, Paris, Cocteau, p. 409-416, 2016.
BRUSS, Elizabeth. L’autobiographie au cinéma. La subjectivité devant l’objectif. Traduction de Vincent Giroud. Poétique, Paris, n. 56, p. 461-482, nov. 1983.
CAÑIZAL, Eduardo P. Cinema e Poesia. In: XAVIER, Ismail (org.). O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 353-364.
CLERC, J.-M; CARCAUD-MACAIRE, M. L’adaptation cinématographique et littéraire. Paris: Klincksieck, 2004. (Coleção 50 questions).
COCTEAU, Jean. Du cinematographe. Mônaco: Éditions du Rocher, 2003.
COCTEAU, Jean. Orphée. Paris: Librio, 2003.
COCTEAU, Jean. Le Sang d’un Poète. In: _____. Jean Cocteau: romans, poésies, œuvres diverses.Organização de Bernard Benech. 2. ed. Paris: Le livre de Poche, 2003. p. 1269-1315.
COCTEAU, Jean. Les Enfants terribles. In: _____. Jean Cocteau: romans, poésies, œuvres diverses.Organização de Bernard Benech. 2. ed. Paris: Le livre de Poche, 2003. p. 99-185.
COCTEAU, Jean. Le Testament d’Ophée. In: _____. Jean Cocteau: romans, poésies, oeuvres diverses.Organização de Bernard Benech. 2. ed. Paris: Le livre de Poche, 2003. p. 1317-1362.
COSTA, W. J. Jean Cocteau: a construção do eu no desenho, na literatura e no cinema. uma análise transartística. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016.
EPSTEIN, Jean. O cinema e as letras modernas; Bonjour cinema. Tradução de Marcelle Pithon. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983. p. 269-280.
GRANGE, Marie-Françoise. L’autoportrait en cinéma. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2008. (Le spectaculaire).
GULLENTOPS, David; NICOLAS, Candice. Jean Cocteau et le court métrage. Cahiers Jean Cocteau, Paris, n. 15, p. 5-268, 2017.
HÉRON, P.-M. et al. Jean Cocteau, unique et multiple. CD-ROM. Montpellier: Université Paul Valéry,Montpellier III, 2012.
JEAN Cocteau s’adresse à l’an 2000. Direção: Jean Cocteau. Paris: INA.FR, s.d. [1963]. (23 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3-t1Wo8JEdQ>. Acesso em: 11 set. 2021.
JE suis Jean Cocteau. Direção: André Scucato; Cristina Pinheiro. Brasil: Cinema de Poesia, 2005. (11 min). Disponível em: <https://vimeo.com/18267444>. Acesso em: 11 set. 2021.
KURY, Mário da Gama. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LA FAYETTE, Madame de. La Princesse de Clèves. Paris: Flammarion, 1996.L’AIGLE à deux têtes. Direção: Jean Cocteau. Paris: TF1, 2010 [1947]. 1 DVD (87 min).
LA PRINCESSE de Clèves. Direção: Jean Delannoy. Roteiro: Jean Cocteau. França: Studio Canal, 2009 [1961]. 1 DVD (107 min).
LA VILLA Santo Sospir. Direção: Jean Cocteau. [36 min]. In: O TESTAMENTO de Orfeu. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video, s.d. [1960]. 1 DVD (111 min).
LEJEUNE, Philippe. Cinéma et autobiographie: problèmes de vocabulaire. Revue Belge du Cinéma,L’écriture du je au cinéma, Bruxelles, n. 19, p. 7-13, 1987.
LES DAMES du bois de Boulogne. Direção: Robert Bresson [Diálogos: Jean Cocteau]. Paris: TF1, 2009 [1945]. 1 DVD (82 min).
LES PARENTS terribles. Direção: Jean Cocteau. Paris: TF1, 2010 [1948]. 1 DVD (95 min).
L’ÉTERNEL retour. Direção: Jean Delannoy [Roteiro: Jean Cocteau]. França: SNC, 2008 [1943]. 1 DVD (107 min).
MARTINS, Isabella Brandão Mendes. Trilogia órfica: um estudo sobre o cinema poético de Jean Cocteau. 2019. 106 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.
OPIUM. Direção: Arielle Dombasle [Textos: Jean Cocteau]. França: Epicentre Films Editions, 2014 [2013]. 1 DVD (123 min).
ORFEU. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video, s.d. [1950]. 1 DVD (95 min).
O SANGUE de um poeta. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video,s.d. [1930]. 1 DVD (116 min [55 min]).
O TESTAMENTO de Orfeu. Direção: Jean Cocteau. São Paulo; Rio de Janeiro: Continental Home Video, s.d. [1960]. 1 DVD (111 min).
RAMIREZ, Francis; ROLOT, Christian. Jean Cocteau: Le cinéma et son monde. Cahiers Jean Cocteau,Paris, n. 7, p. 5-171, 2009.
RUY Blas. Direção: Pierre Billon [Roteiro e diálogos: Jean Cocteau]. França: SNC, 2008 [1947]. 1 DVD (93 min).
SILVA, Ava; SOARES, Leonardo F. Imagens de Orfeu no cinema de Jean Cocteau. Garrafa, v. 16, n. 46,p. 273-286, out./dez. 2018. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/23956>. Acesso em: 11 set. 2021.
TINEL, Muriel. Le cinéma et l’autoportrait: de l’expression de soi à l’expérience d’un support. Hors Champ, Montréal, 26 abr. 2006. Disponível em: <https://horschamp.qc.ca/article/le-cinma-et-lautoportrait>. Acesso em: 11 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wellington Júnio Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.