O espectro do som como ferramenta de análise fílmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36118

Palavras-chave:

Espectrograma, iZotope RX, análise espectral, estudos do som, análise fílmica

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a análise espectral sonora como uma ferramenta visual consistente para o desenvolvimento de abordagens metodológicas centradas na análise do som. Considerando a complexidade da trilha sonora, a transposição das informações sonoras para o meio visual torna possível o estudo minucioso do som, sem perder de perspectiva a totalidade da trilha sonora ou sua relação com a imagem. A precisão e o alto grau de detalhes parecem constituir vantagens para esse tipo de análise, realizadas com gráficos tridimensionais gerados por softwares como o iZotope RX, denominados espectrogramas. Explorando três estudos de casos, o texto busca explicar como as análises espectrais permitem que percepções subjetivas do analista sejam confirmadas de modo inequívoco.

Biografia do Autor

Débora Opolski, Universidade Federal do Paraná

Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora permanente do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da UNESPAR. Doutora em comunicação e Linguagens (Cinema e Audiovisual) pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Bolsista Capes/Fulbright para estágio de doutorado na University of Southern California (USC). Mestre em Música (Teoria e Criação) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Música (Produção Sonora) também pela UFPR. 

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Mestrado e Doutorado em Comunicação (Cinema). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (RJ).

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

OPOLSKI, D.; CARREIRO, R. O espectro do som como ferramenta de análise fílmica . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 388–414, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36118. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36118. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática