Poesia concreta, dramaturgia e performance
Reflexões para a materialização de palavras e presenças
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41364Palavras-chave:
Dramaturgia, Poesia Concreta, Performance, Teatro Performativo, Estudos da PresençaResumo
Pensar a dramaturgia, a espacialidade e a materialização cênica a partir do livro-objeto “Viva Vaia: Poesia 1949-1979” de Augusto de Campos, um dos precursores da Poesia Concreta no Brasil. As reflexões contidas neste artigo orientam-se também pelo processo criativo de materialização de alguns poemas da antologia, realizado entre 2020 e 2021 por alunos da graduação em Artes Cênicas da Unicamp, utilizando o livro-objeto como dramaturgia performativa. Nesse processo de criação e transcriação foram observadas várias intersecções com a performance art, o Teatro Performativo, e os Estudos da Presença.
Referências
AGUILAR, Gonzalo. Poesia Concreta Brasileira: As Vanguardas na Encruzilhada Modernista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
CABALLERO, Ileana Dieguez. Cenários expandidos. (Re)presentações, teatralidades e performatividades. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 15, p. 135-148, 2010.
CAMPOS, Augusto de. VIVA-VAIA: Poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial. 2014.
DORT, Bernard. A representação emancipada. Tradução: Rafaella Uhiara. Sala Preta, São Paulo, SP, v. 13, n. 1, p. 47-55, jun., 2013.
FERÁL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, SP, v. 8, p. 197-210, 2008.
GARROCHO, Luiz Carlos. Materialidade cênica como linguagem. ArteFilosofia, Ouro Preto, MG, v. 4, n. 7, p. 198-206, 2009.
GESSNER, Ricardo. Transcriação, Transconceituação e Poesia. Cad. Trad., Florianópolis, SC, v. 36, n. 2, p. 142-162, Ago., 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-79682016000200142>. Acesso em: 13 Abr. 2021.
NUNES, Roberson de Sousa. A performance verbivocovisual da poesia concreta brasileira. Anais ABRACE, v. 1, n. 1, 2010.
ROMAGNOLLI, Luciana Eastwood. Convívio e presença como dramaturgia: a dimensão da materialidade e do encontro em Vida. São Paulo, SP, Sala Preta, v. 14, n. 2, p. 85-94, 2014.
______________, Luciana E.; MUNIZ, Mariana. de L. Teatro como acontecimento convival: uma entrevista com Jorge Dubatti. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 251 - 261, 2014.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatriz Nauali do Nascimento Alves, Isa Etel Kopelman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.