Poesia concreta, dramaturgia e performance

Reflexões para a materialização de palavras e presenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41364

Palavras-chave:

Dramaturgia, Poesia Concreta, Performance, Teatro Performativo, Estudos da Presença

Resumo

Pensar a dramaturgia, a espacialidade e a materialização cênica a partir do livro-objeto “Viva Vaia: Poesia 1949-1979” de Augusto de Campos, um dos precursores da Poesia Concreta no Brasil. As reflexões contidas neste artigo orientam-se também pelo processo criativo de materialização de alguns poemas da antologia, realizado entre 2020 e 2021 por alunos da graduação em Artes Cênicas da Unicamp, utilizando o livro-objeto como dramaturgia performativa. Nesse processo de criação e transcriação foram observadas várias intersecções com a performance art, o Teatro Performativo, e os Estudos da Presença.

Referências

AGUILAR, Gonzalo. Poesia Concreta Brasileira: As Vanguardas na Encruzilhada Modernista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

CABALLERO, Ileana Dieguez. Cenários expandidos. (Re)presentações, teatralidades e performatividades. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 15, p. 135-148, 2010.

CAMPOS, Augusto de. VIVA-VAIA: Poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial. 2014.

DORT, Bernard. A representação emancipada. Tradução: Rafaella Uhiara. Sala Preta, São Paulo, SP, v. 13, n. 1, p. 47-55, jun., 2013.

FERÁL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, SP, v. 8, p. 197-210, 2008.

GARROCHO, Luiz Carlos. Materialidade cênica como linguagem. ArteFilosofia, Ouro Preto, MG, v. 4, n. 7, p. 198-206, 2009.

GESSNER, Ricardo. Transcriação, Transconceituação e Poesia. Cad. Trad., Florianópolis, SC, v. 36, n. 2, p. 142-162, Ago., 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-79682016000200142>. Acesso em: 13 Abr. 2021.

NUNES, Roberson de Sousa. A performance verbivocovisual da poesia concreta brasileira. Anais ABRACE, v. 1, n. 1, 2010.

ROMAGNOLLI, Luciana Eastwood. Convívio e presença como dramaturgia: a dimensão da materialidade e do encontro em Vida. São Paulo, SP, Sala Preta, v. 14, n. 2, p. 85-94, 2014.

______________, Luciana E.; MUNIZ, Mariana. de L. Teatro como acontecimento convival: uma entrevista com Jorge Dubatti. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 251 - 261, 2014.

UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Como Citar

ALVES, B. N. do N.; KOPELMAN, I. E. . Poesia concreta, dramaturgia e performance: Reflexões para a materialização de palavras e presenças. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 325–343, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41364. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41364. Acesso em: 3 maio. 2024.