Movimento e Expressividade

Dança educativa para alunos com deficiência intelectual

Autores

Palavras-chave:

Dança e Educação, Deficiência Intelectual, Expressividade

Resumo

Esse artigo é resultado de uma pesquisa sobre dança e educação que abordou as experimentações corporais de alunos com deficiência intelectual. Toma-se como pressuposto que se pode desenvolver a expressividade pelo movimento no espaço e no tempo que se tem na escola e que a dança encontra caminhos para se desvincular de uma prática pautada no ‘siga o mestre’ ou ‘faça como eu’, que privilegia coreografias com referências televisivas e não se preocupa com a criação subjetiva que se apresenta nas respostas do aluno. Trata-se de uma pesquisa pedagógica pautada pela arte e que procurou não desprezar as referências em dança produzidas culturalmente e percebidas no contexto da investigação. A pesquisa baseia-se na abordagem teórica de Rudolf Laban a respeito do movimento para a construção de uma proposta de dança educativa para alunos com deficiência intelectual. A partir dos temas de movimento desenvolvidos por esse teórico, foram estabelecidas as categorias temáticas: Corpo, Espaço, Grupo e Criação, para análise da expressividade em experimentações focadas na percepção do corpo no relacionamento do corpo com o espaço e no processo criativo do movimento. Nesse contexto, destacou-se o papel da arte para uma aprendizagem significativa, cujo exercício da  alteridade permeou a compreensão da convivência com as diferenças. A possibilidade metodológica apresentada é a da pesquisa-ação, que oferece suporte para refletir e transformar as ações pedagógicas desafiadoras. Percebeu-se a construção de significados provocados pela dança na interação com o outro e na construção de uma prática acessível que valoriza a presença de cada corpo, em suas possibilidades expressivas.

Biografia do Autor

Belister Rocha Paulino, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Brasil

Mestra em Artes pela Universidade de Brasília e professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal

Paulo Sérgio de Andrade Bareicha, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Brasil

Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo. Professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coordenador do Mestrado Profissional em Artes - UnB.

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

PAULINO, B. R.; BAREICHA, P. S. de A. Movimento e Expressividade : Dança educativa para alunos com deficiência intelectual. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15595. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos - Seção temática