O ensino híbrido como modalidade de interação ativa e reflexão crítica: relato de uma experiência docente no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.87-105Palavras-chave:
educação e tecnologia, ensino híbrido, unidade didática, interação, competência críticaResumo
RESUMO: Este artigo relata exemplos de ações na área da educação mediada por tecnologias no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos e demonstra o uso do modelo híbrido de ensino em uma disciplina do curso de Licenciatura em Letras em uma universidade particular brasileira. A pergunta que norteia o presente estudo é “esse modelo de ensino promove a interação ativa entre pares e desenvolve a competência crítica e reflexiva do grupo?”. As respostas baseiam-se nos relatos falados dos alunos da disciplina e na análise crítica reflexiva da prática pedagógica das autoras, apoiadas em percepções teóricas de diferentes especialistas da área. Para dar conta da vivência de ensino propriamente dita, o artigo apresenta uma unidade didática sobre o uso do inglês acadêmico para o gênero monografia, as produções feitas pelos discentes e comentários formativos dado pelas professoras-autoras. É importante destacar que a avaliação dessa experiência docente resultou na satisfação dos alunos, pois promoveu o respeito ao ritmo de cada um e favoreceu a autonomia e a autoestima. Dentre as limitações, percebeu-se que um questionário de avaliação escrita da disciplina seria fundamental para que detalhes acerca desse modelo híbrido possam servir de base para futuros grupos de alunos, preservando suas diferentes necessidades e formas de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: educação e tecnologia; ensino híbrido; unidade didática; interação; competência crítica.
ABSTRACT: This paper reports examples of technology-mediated actions in education in Brazil, Europe and in The United States, and it demonstrates the use of the blended learning model while teaching a discipline offered in an Undergraduate Course of Modern Languages in a Brazilian private university. The question that guides the present study is “does this teaching model promote active interaction between peers and develop critical and reflective competence of the group?”. The answers are based on students’ narratives and reflexive critical analysis of the teaching practice of the authors, relying on theoretical perceptions of different specialists on the field. In order to account for the teaching experience itself, the article presents a didactic unit on the use of academic English to the monography genre, the work provided by the students, and the formative feedback given by the teachers-authors. It is important to emphasize that the assessment of this teaching experience resulted in student satisfaction, as it promoted respect for the rhythm of each one of the scholars and benefited the autonomy and self-esteem. Among its limitations, it was noticed that a written questionnaire to evaluate the discipline would be crucial to make the details of the hybrid model serve as a basis for future groups of students, preserving their different needs and ways of learning.
KEYWORDS: education and technology; blended learning; didactic unit; interaction; critical competence.
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