Letramentos futuros e digitais
experiências de aprendizagem transformadoras no nordeste do México
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25075Palavras-chave:
Letramentos futuros, Letramentos digitais, Aprendizagem transformadora, Tecnologia educacional, Inovação educacionalResumo
Este artigo se baseia na convergência dos letramentos futuros e digitais como catalisadores para experiências de aprendizagem transformadoras. Com base em uma análise sistemática de dados qualitativos obtidos de um programa digital de empreendedorismo com mulheres de comunidades marginalizadas no Nordeste do México (Monterrey), examinamos o potencial transformador da educação. Isso foi feito com a utilização de um paradigma de pesquisa-ação participativa e uma perspectiva descolonial com o uso de observação participante, entrevistas semiestruturadas e ferramentas etnográficas. Este estudo sistematiza as experiências de um grupo de mulheres que transformaram suas condições de vida com a intervenção tecnológica e experiências de aprendizagem significativas, destacando suas histórias de vida e casos de sucesso. Esta pesquisa evidencia que os letramentos futuros e digitais são componentes-chave para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem transformadoras que têm impacto na melhoria social e econômica de uma comunidade para pensar sobre estilos de vida diferentes e possíveis. Os resultados também mostram o perfil pessoal e de aprendizagem de cada participante e sua relação com o desenvolvimento de um cenário específico de intersecção de competências nas áreas de futuro e letramento digital. As discussões são feitas sobre as possibilidades de melhorar as condições presentes das pessoas ao aprimorar seu futuro e suas habilidades digitais. Assim, um componente de transformação social, inovação e tecnologia educacional está presente ao longo do texto.
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