Letramentos futuros e digitais
experiências de aprendizagem transformadoras no nordeste do México
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25075Palavras-chave:
Letramentos futuros, Letramentos digitais, Aprendizagem transformadora, Tecnologia educacional, Inovação educacionalResumo
Este artigo se baseia na convergência dos letramentos futuros e digitais como catalisadores para experiências de aprendizagem transformadoras. Com base em uma análise sistemática de dados qualitativos obtidos de um programa digital de empreendedorismo com mulheres de comunidades marginalizadas no Nordeste do México (Monterrey), examinamos o potencial transformador da educação. Isso foi feito com a utilização de um paradigma de pesquisa-ação participativa e uma perspectiva descolonial com o uso de observação participante, entrevistas semiestruturadas e ferramentas etnográficas. Este estudo sistematiza as experiências de um grupo de mulheres que transformaram suas condições de vida com a intervenção tecnológica e experiências de aprendizagem significativas, destacando suas histórias de vida e casos de sucesso. Esta pesquisa evidencia que os letramentos futuros e digitais são componentes-chave para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem transformadoras que têm impacto na melhoria social e econômica de uma comunidade para pensar sobre estilos de vida diferentes e possíveis. Os resultados também mostram o perfil pessoal e de aprendizagem de cada participante e sua relação com o desenvolvimento de um cenário específico de intersecção de competências nas áreas de futuro e letramento digital. As discussões são feitas sobre as possibilidades de melhorar as condições presentes das pessoas ao aprimorar seu futuro e suas habilidades digitais. Assim, um componente de transformação social, inovação e tecnologia educacional está presente ao longo do texto.
Downloads
Referências
AUERBACH, C. F.; SILVERSTEIN, L. B. Qualitative Data: An Introduction to Coding and Analysis. New York: New York University Press, 2003.
AZNAR DÍAZ, I.; CÁCERES RECHE, M. P.; ROMERO RODRÍGUEZ, J. M. Competencia digital de un tutor e-Learning: un modelo emergente de buenas prácticas docentes en TIC. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 3, 49-68, 2019. doi: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.12.3.49-68
BASIT, T. N. Manual or electronic? The role of coding in qualitative data analysis. Educational Research, 45(2), pp. 143-154, 2003.
BORCHARDT, M.; ROGGI, I. Ciencias de la computación en los sistemas educativos de América Latina. Buenos Aires: Sistema de Información de Tendencias Educativas en América Latina, UNESCO y Organización de Estados Iberoamericanos, 2017.
CONSEJO NACIONAL DE EVALUACIÓN DE LA POLÍTICA DE DESARROLLO SOCIAL (CONEVAL). Pobreza a Nivel Municipio 2015. Retrieved from: https://www.coneval.org.mx/coordinacion/entidades/NuevoLeon/Paginas/pobreza_municipal2015.aspx. Accessed on: 06 Nov. 2020.
CRANTON, P. Understanding and Promoting Transformative Learning: A Guide to Theory and Practice. Sterling, Virginia: Stylus Publishing, 2016.
CRESWELL, J. W.; POTH, C. N. Qualitative inquiry & research design: Choosing among five approaches. Estados Unidos: Sage, 2018.
HINOJO LUCENA, F.; AZNAR DÍAZ, I.; ROMERO RODRÍGUEZ, J. Dispositivos móviles para el aprendizaje: análisis de la investigación doctoral sobre mobile learning en España / Mobile devices for learning: analysis of doctoral research on mobile learning in Spain. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 11, n. 3, 154-175, 2018. doi:http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.154-175
HINRICHSEN, J.; COOMBS, A. The five resources of critical digital literacy: a framework for curriculum integration. Research In Learning Technology, v. 21, 2013. doi: 10.3402/rlt.v21.21334
INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA Y GEOGRAFÍA (INEGI). Se difunden estadísticas detalladas sobre las micro, pequeñas y medianas empresas del país [Press Bulletin], 2016. Retrieved from: http://www.inegi.org.mx/saladeprensa/boletines/2016/especiales/especiales2016_07_02.pdf. Accessed on: 06 Nov. 2020.
JARA, O. La sistematización de experiencias: práctica y teoría para otros mundos posibles. Bogotá, Colombia: CINDE, 2018.
KEMMIS, S.; MCTAGGART, R. Participatory action research: Communicative action and the public sphere. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed). The Sage handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications, 2007. p. 459-476.
MEZIROW, J. Transformative Dimensions of Adult Learning. United States of America: Wiley, 1991.
MEZIROW, J. Learning as Transformation: Critical Perspectives on a Theory in Progress. United States: Jossey-Bass Publishers, 2000.
MILLER, R. (ed.). Transforming the future: Anticipation in the 21st century. Paris, France: Routledge, Taylor & Francis Group / UNESCO Publishing / Earthscan from Routledge, 2018.
MILLER, R. UNESCO Pioneers Futures Literacy. UNESCO, 4, 2019.
MISCHE, A. Projects and Possibilities: Researching Futures in Action. Sociological Forum, v. 24, n. 3, 694-704, 2009. doi: 10.1111/j.1573-7861.2009.01127.x
RAGNEDDA, M. The third digital divide: a weberian approach to digital inequalities. Nueva York: Routledge, 2017.
SANTOS, B. S. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Uruguay: Trilce Publicaciones, 2010.
SCHMIDT, C. The analysis of semi-structured interviews. In: FLICK, U.; Von KARDORFF, E.; STEINKE (eds.) A companion to qualitative research. London: SAGE Publications Ltd, 2004. p. 253-258.
SENA RIVAS, W. R.; HERRERO GUTIÉRREZ, F. J.; CASILLAS MARTÍN, S. ICT-mediated education in youth and adult literacy programmes in the Dominican Republic: an approach to the state of the art. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 11, n. 3, 131-153, 2018. https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.131-153
SILAMUT, A.; PETSANGSRI, S. Self-directed learning with knowledge management model to enhance digital literacy abilities. Education And Information Technologies, 2020. doi: 10.1007/s10639-020-10187-3
UNESCO. Situación Educativa de América Latina y el Caribe: Hacia la educación de calidad para todos al 2015, 2013. Retrieved from http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/images/SITIED-espanol.pdf. Accessed on: 06 Nov. 2020.
UNESCO. UNESCO education strategy 2014-2021, 2014. Retrieved from https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000231288. Accessed on: 06 Nov. 2020.
UNESCO. A Global Framework of Reference on Digital Literacy Skills for Indicator 4.4.2, 2018. Retrieved from: http://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/ip51-global-framework-reference-digital-literacy-skills-2018-en.pdf. Accessed on: 06 Nov. 2020.
WALSH, C. Lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminos. México: Colectivo Zapateándole al mal gobierno, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.