Quais são os fatores que influenciam a utilização das redes sociais como meio para servir a pedagogia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.25420

Palavras-chave:

Redes sociais, Formação de professores, Instrução multimédia, Tecnologia da informação

Resumo

As redes sociais são um elemento-chave nos tempos livres dos jovens e dos adolescentes. Mas a sua influência vai para além do campo do entretenimento, atingindo o ambiente educativo e de formação. Essas ferramentas podem apoiar e melhorar a aprendizagem dos estudantes, mas é evidente que também podem ser um incômodo ou um perigo potencial para os jovens. O objetivo desta investigação é descrever os perfis dos professores que utilizam as redes sociais como recursos para o seu ensino, tanto dentro como fora da sala de aula. Procura também conhecer as características que influenciam a sua incorporação como elementos de aprendizagem. Por esta razão, é realizada uma exploração secundária da base de dados PISA 2018. Ela contém os dados de 21.621 professores do ensino secundário das 19 regiões de Espanha. A análise multinível é utilizada como um método de análise de dados. Os resultados apontam para diferenças de utilização de acordo com as Comunidades Autônomas, mostrando a importância da idade do professor e o número de anos de experiência, tanto para a sua utilização na sala de aula como para cobrir as suas necessidades de formação. Um ensino de qualidade requer um compromisso com os recursos tecnológicos; por conseguinte, é decisivo conhecer esses elementos para planear professores e instituições de ensino.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

GÓMEZ-GARCÍA, M. .; BOUMADAN, M.; SOTO-VARELA, R.; GUTIÉRREZ-GARCÍA, Ángeles. Quais são os fatores que influenciam a utilização das redes sociais como meio para servir a pedagogia?. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e25420, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.25420. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25420. Acesso em: 21 jun. 2021.

Edição

Seção

Educação e Tecnologia