Professores universitários enfrentando o confinamento acadêmico

uma análise exploratória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38234

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Covid-19, Confinamento, Professores, Ensino remoto emergencial

Resumo

Este estudo utiliza uma metodologia qualitativa com uma abordagem exploratória para compreender as implicações da vida em confinamento para um grupo de professores universitários. Os dados foram coletados através de dez entrevistas semi-estruturadas em videoconferência com jovens professores que trabalham em instituições públicas e privadas do estado de Nuevo León, no México. A amostra incluiu cinco mulheres e cinco homens. Os dados sugeriram três dimensões principais que descreveram as experiências dos professores: implicações profissionais, implicações pessoais e paixão pelo ensino. Entre elas, surgiram oito categorias: nova modalidade, problemas, mudanças, flexibilidade, Covid-19, consequências, oportunidades e trabalho de ensino. O estudo identifica que, embora as principais mudanças devidas ao confinamento tenham sido na área profissional, suas implicações não se limitaram à prática do ensino, mas transcenderam sua vida pessoal. Além disso, a participação na migração para uma modalidade digital permitiu aos professores reavaliar sua importância dentro da sociedade. Esta pesquisa buscou conhecer as experiências profissionais e pessoais de professores que mudaram para uma modalidade não presencial devido à pandemia, e convida outros atores-chave, como alunos e gestores, a compartilhar suas experiências em torno do confinamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABOU-KHALIL, V. y col. Emergency remote teaching in low-resource contexts: How did teachers adapt? 28th International Conference on Computers in Education Conference Proceedings, v. 1, p. 686-688, nov. 2020. Disponible en: https://repository.kulib.kyoto-u.ac.jp/dspace/handle/2433/259784. Acceso en: 13 mayo 2022.

ADEDOYIN, O. B. y SOYKAN, E. Covid-19 pandemic and online learning: the challenges and opportunities. Interactive Learning Environments, p. 1-13, sep. 2020. DOI: 10.1080/10494820.2020.1813180. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10494820.2020.1813180. Acceso en: 13 mayo 2022.

AFFOUNEH, S. y BURGOS, D. A 6-Key Action Plan for Education in Times of Crises. In: BURGOS, D.; TLILI, A. y TABACCO, Anita (Ed.). Radical Solutions for Education in a Crisis Context. Singapore: Springer Singapore, 2021. p. 11-21. DOI: 10.1007/978-981-15-7869-4_1. Disponible en: http://link.springer.com/10.1007/978-981-15-7869-4_1. Acceso en: 13 mayo 2022.

ALLEN, J.; ROWAN, L. y SINGH, P. Teaching and teacher education in the time of COVID-19. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 48, n. 3, p. 233-236, mayo 2020. DOI: 10.1080/1359866X.2020.1752051. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1359866X.2020.1752051. Acceso en: 13 mayo 2022.

AULT, M. J. y col. Providing Support for Rural Special Educators During Nontraditional Instruction: One State’s Response. Rural Special Education Quarterly, v. 39, n. 4, p. 193-200, dic. 2020. DOI: 10.1177/8756870520959653. Disponible en: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/8756870520959653. Acceso en: 13 mayo 2022.

BAILENSON, J. N. Nonverbal overload: A theoretical argument for the causes of Zoom fatigue. Technology, Mind, and Behavior, v. 2, n. 1, feb. 2021. DOI: 10.1037/tmb0000030. Disponible en: https://tmb.apaopen.org/pub/nonverbal-overload. Acceso en: 13 mayo 2022.

BERRUECOS VILA, A. M. COVID-19: Educación en línea va más allá de dar clases por videoconferencia. Abr. 2020. Disponible en: https://ibero.mx/prensa/href. Acceso en: 13 mayo 2022.

DANIEL, S. J. Education and the COVID-19 pandemic. PROSPECTS, v. 49, n. 1-2, p. 91-96, oct. 2020. DOI: 10.1007/s11125-020-09464-3. Disponible en: https://link.springer.com/10.1007/s11125-020-09464-3. Acceso en: 13 mayo 2022.

DELGADO SÁNCHEZ, U. y MARTÍNEZ FLORES, F. G. Entornos virtuales de aprendizaje adoptados en la universidad ante el COVID-19. Diálogos sobre Educación, v. 0, n. 22, jun. 2020. DOI: 10.32870/dse.v0i22.829. Disponible en: http://dialogossobreeducacion.cucsh.udg.mx/index.php/DSE/article/view/829. Acceso en: 13 mayo 2022.

DONITSA-SCHMIDT, S. y RAMOT, R. Opportunities and challenges: teacher education in Israel in the Covid-19 pandemic. Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 586-595, ago. 2020. DOI: 10.1080/02607476.2020.1799708. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02607476.2020.1799708. Acceso en: 13 mayo 2022.

GARCÍA-DE-PAZ, S. y SANTANA BONILLA, P. J. Transición a entornos de educación virtual en un contexto de emergencia sanitaria: Estudio de caso de un equipo docente en Formación Profesional Básica. Revista de Educación a Distancia (RED), v. 21, n. 65, ene. 2020. DOI: 10.6018/red.450791. Disponible en: https://revistas.um.es/red/article/view/450791. Acceso en: 13 mayo 2022.

HODGES, C. y col. The difference between emergency remote teaching and online learning. en. Educause Review, p. 1-12, 2020. Disponible en: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acceso en: 13 mayo 2022.

HUSSERL, E. The crisis of European sciences and transcendental phenomenology: an introduction to phenomenological philosophy. Evanston: Northwestern University Press, 1970. (Northwestern University Studies in phenomenology & existential philosophy).

IESALC-UNESCO. El Coronavirus COVID-19 y la educación superior: impacto y recomendaciones – UNESCO-IESALC. es-ES. 2020. Disponible en: https://www.iesalc.unesco.org/2020/04/02/el-coronavirus-covid-19-y-la-educacion-superior-impacto-y-recomendaciones/. Acceso en: 13 mayo 2022.

MOUSTAKAS, C. E. Phenomenological research methods. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994.

O’KEEFE, L. y col. Delivering High-Quality Instruction Online in Response to COVID-19: Faculty Playbook. [S.l.]: Online Learning Consortium, Inc, mayo 2020. Disponible en: https://eric.ed.gov/?id=ED605351. Acceso en: 13 mayo 2022.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD -OMS. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. es. 2020. Disponible en: https://www.who.int/es. Acceso en: 13 mayo 2022.

PEÑUELAS, S. A. P. y col. Enseñanza remota de emergencia ante la pandemia Covid-19 en Educación Media Superior y Educación Superior. Propósitos y Representaciones, v. 8, e589-e589, sep. 2020. DOI: 10.20511/pyr2020.v8nSPE3.589. Disponible en: https://revistas.usil.edu.pe/index.php/pyr/article/view/589. Acceso en: 13 mayo 2022.

QUISPE VICTORIA, F. y GARCIA CURO, G. Impacto psicológico del covid-19 en la docencia de la Educación Básica Regular. Alpha Centauri, v. 1, n. 2, p. 30-41, oct. 2020. DOI: 10.47422/ac.v1i2.10. Disponible en: http://journalalphacentauri.com/index.php/revista/article/view/10. Acceso en: 13 mayo 2022.

SALAS-RUEDA, R.-A. y col. Percepción de los profesores sobre los juegos web y dispositivos móviles en el nivel educativo superior durante la pandemia COVID-19. Texto Livre, v. 15, e37074, ene. 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.37074. Disponible en: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/37074. Acceso en: 13 mayo 2022.

SOROOSHIAN, S. Quarantine Decision due to Coronavirus Pandemic. Electronic Journal of General Medicine, v. 17, n. 4, em206, mar. 2020. DOI: 10.29333/ejgm/7862. Disponible en: https://www.ejgm.co.uk/article/quarantine-decision-due-to-coronavirus-pandemic-7862. Acceso en: 13 mayo 2022.

TUÑÓN NAVARRO, J. Confinamiento y pandemia: implicaciones para la educación superior en línea, 2020. DOI: 10.13140/RG.2.2.35750.14407. Disponible en: http://rgdoi.net/10.13140/RG.2.2.35750.14407. Acceso en: 13 mayo 2022.

VALLE MARTÍNEZ, M. D. y BASILIO RIVERA, R. La experiencia de la Escuela Nacional Preparatoria frente a la pandemia de COVID-19: retos, desafíos y perspectivas para la educación en el bachillerato. Revista Mexicana de Bachillerato a Distancia, v. 12, n. 24, ene. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22201/cuaed.20074751e.2020.24.76820. Disponible en: http://revistas.unam.mx/index.php/rmbd/article/view/76820. Acceso en: 13 mayo 2022.

VAN NULAND, S. y col. COVID-19 and its effects on teacher education in Ontario: a complex adaptive systems perspective. Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 442-451, ago. 2020. DOI: 10.1080/02607476.2020.1803050. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02607476.2020.1803050. Acceso en: 13 mayo 2022

Publicado

30-05-2022

Como Citar

ROCHA ESTRADA, F. J.; RINCÓN FLORES, E. G. Professores universitários enfrentando o confinamento acadêmico: uma análise exploratória. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e38234, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.38234. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/38234. Acesso em: 18 nov. 2024.