Professores universitários enfrentando o confinamento acadêmico
uma análise exploratória
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38234Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Covid-19, Confinamento, Professores, Ensino remoto emergencialResumo
Este estudo utiliza uma metodologia qualitativa com uma abordagem exploratória para compreender as implicações da vida em confinamento para um grupo de professores universitários. Os dados foram coletados através de dez entrevistas semi-estruturadas em videoconferência com jovens professores que trabalham em instituições públicas e privadas do estado de Nuevo León, no México. A amostra incluiu cinco mulheres e cinco homens. Os dados sugeriram três dimensões principais que descreveram as experiências dos professores: implicações profissionais, implicações pessoais e paixão pelo ensino. Entre elas, surgiram oito categorias: nova modalidade, problemas, mudanças, flexibilidade, Covid-19, consequências, oportunidades e trabalho de ensino. O estudo identifica que, embora as principais mudanças devidas ao confinamento tenham sido na área profissional, suas implicações não se limitaram à prática do ensino, mas transcenderam sua vida pessoal. Além disso, a participação na migração para uma modalidade digital permitiu aos professores reavaliar sua importância dentro da sociedade. Esta pesquisa buscou conhecer as experiências profissionais e pessoais de professores que mudaram para uma modalidade não presencial devido à pandemia, e convida outros atores-chave, como alunos e gestores, a compartilhar suas experiências em torno do confinamento.
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