Caçadores de esperança: a conquista da escrita por jovens hortigranjeiros de Ibirité
Keywords:
Escrita, Jovens hortigranjeiros de IbiritéAbstract
O objetivo deste trabalho foi realizar um esforço de aproximação do universo simbólico, compartilhado por jovens hortigranjeiros do município de Ibirité, a fim Fe visualizar as suas representações elaboradas em torno do uso da língua escrita.
O universo de sujeitos que participaram da pesquisa cursaram até a “quarta-serie do curso primário”, constituindo –se supostamente num grupo alfabetizado, portanto de supostos usuários da língua escrita.
Esta aproximação permitiu descobrir alguns eixos determinantes das representações formuladas em torno desse objeto de cultura- a Língua Escrita.
Nesse sentido foram apontadas as articulações e contradições existentes entre as práticas de leitura e escrita e o mundo do trabalho, além de descrever as mediações realizadas pela concepção escolar de uso da língua escrita, por outro lado verificou-se a determinação do campo religioso na elaboração de concepções fundamentais que mediatizam as principais práticas de leitura e escrita, e por fim procurou-se demonstrar em que medida estas representações e usos da língua escrita estão articuladas com processos amplos de transformação “roceiro” em cidadão. Trata-se de um processo de transformação de referências de vida no qual o uso da língua escrita termina por ocupar lugar preponderante.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.