ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?

Authors

  • Maria de Fátima Souza Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Fátima Maria Leite Cruz Universidade Federal de Penrambuco
  • Rosemberg Cavalcanti Belém Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Keywords:

Educação

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de adolescência e de aluno ideal a partir dos dados de uma pesquisa sobre os sentidos compartilhados pelos professores acerca da disciplina/indisciplina. Entendemos a adolescência e a indisciplina escolar como fenômenos interacionais, permeados por aspectos culturais e históricos, valores e orientações, experiências de grupos e contextos. Adotamos a Teoria das Representações Sociais e a análise pelos softwares Evoc e Alceste. Participaram 30 professores do Ensino Médio, em quatro escolas de Recife, duas privadas e duas públicas. O adolescente não pode ser um aluno ideal porque é representado pelos professores como desrespeitador, não se preocupa com o futuro, atrapalha o trabalho do professor, além de irreverente e sem limites, o que se aproxima do sentido dado à indisciplina. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria de Fátima Souza Santos, Universidade Federal de Pernambuco

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Psicologia - UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (1986). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Psicologia . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Representação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: representação social, representacao social, violência, velhice e práticas sociais.

Fátima Maria Leite Cruz, Universidade Federal de Penrambuco

Doutorado em Educação. Professora Adjunto do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Atua na área da Educação e desenvolve trabalhos com a Teoria das Representações Sociais abordando temas como família, inclusão escolar, avaliação.

Rosemberg Cavalcanti Belém, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Mestre em Psicologia. Psicólogo da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Professor da Faculdade de Cièncias Humans ESUDA. 

Published

2023-05-29

How to Cite

Santos, M. de F. S., Cruz, F. M. L., & Belém, R. C. (2023). ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?. Educação Em Revista, 30(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21140

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.