Enfoque CTS na pesquisa em Educação em Ciências: extensão e disseminação
Resumen
O enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem permeado o contexto das pesquisas brasileiras em Educação em Ciências. Para compreender a extensão e disseminação dessa perspectiva, realizou-se um estudo das produções publicadas nas Atas dos eventos brasileiros sobre Ensino de Biologia, Química, Física e Ciências envolvendo o período de 2003 a 2006. Observou-se: áreas das Ciências mais envolvidas; referências utilizadas para o embasamento das concepções CTS abordadas pelos autores e a identificação das instituições de ensino que fomentaram as pesquisas. Constatou-se um significativo incremento das discussões sobre CTS no período em que a Física, as Ciências e a Biologia apresentaram mais trabalhos do que a Química. Além disso, a análise, com base na epistemologia de Fleck, sinaliza que os estudos balizados no enfoque CTS seguem duas abordagens: os que explicitam os pressupostos e configurações e os preocupados com a relação CTS no currículo de ensino de Ciências da Natureza, podendo caracterizar dois estilos de pensamento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-02-12
Cómo citar
Pansera-de-Araújo, M. C., Gehlen, S. T., Mezalira, S. M., & Scheid, N. M. J. (2011). Enfoque CTS na pesquisa em Educação em Ciências: extensão e disseminação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3996
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.