Desafios e possibilidades para a abordagem de temas ambientais em aulas de Física
Palabras clave:
Abordagem Temática, Ensino de Física, Formação de Professores, Educação Ambiental.Resumen
No ensino de Ciências há, cada vez mais, uma preocupação quanto à organização curricular ser baseada em temas. Nesse sentido, no presente artigo, discutem-se desafios e possibilidades de incorporar abordagens temáticas nas aulas de Física do ensino básico. Para tanto, durante uma disciplina de estágio supervisionado, licenciandos em Física implementaram propostas centradas em temas ambientais, em diversas escolas de Ensino Médio da região metropolitana de São Paulo. Metodologicamente, o estudo compreende a análise de um questionário respondido pelos licenciandos acerca da receptividade que obtiveram por parte das escolas, em especial, sob a ótica dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores. Essas informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva e os resultados indicam para dois aspectos que justificam o posicionamento das escolas: (a) formação para a cidadania e (b) abordagem de conceitos científicos. A partir disso, propõem-se duas possibilidades para inserir temas em aulas de Física, identificadas como (i) perspectiva ampliada e (ii) perspectiva pontual.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.