O desenho animado no papel, o grafismo do papel na animação
Naruto enquanto memórias e extensão poética na presentificação das técnicas e formas do desenho japonês
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25821Palavras-chave:
Naruto, Papel, Técnica de desenho, AudiovisualResumo
Pensando nas técnicas desenvolvidas ao longo da história geral sobre o papel como um suporte artístico e focando em suas extensões expressivas no Japão, o artigo anseia por refletir sobre o estreitamento das relações entre elas e as apresentadas no desenho animado Naruto. A pesquisa ancora-se na produção bibliográfica e audiovisual, acreditando que, como fruto da contribuição do grafismo e das animações para a extensão da experiência, criação de memórias, imaginário e criatividade, o processo e a obra de Masashi Kishimoto configuram-se em uma poética como uma manifestação e preservação de documentos gráficos do imaginário japonês, em uma indissociabilidade artística instigante, confundindo o que é animação e o que é desenho, em um novo arcabouço artístico.
Referências
AMARAL, David G. A organização funcional da percepção e do movimento. In:KANDEL, Eric R. et al. Princípios de neurociências. Tradução de Ana Lúcia Severo Rodrigues et al. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014, p. 315-326.
DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Tradução de Dora Vicente; Georgina Segurado. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Hachura. São Paulo, 23 fev. 2017. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo57/hachura>. Acesso em: 9 out. 2020.
FROM FRANCE TO JAPAN. Le Manga, c’est plus d’un millénaire d’évolution! 19 out. 2014. Disponível em: <https://fromfrancetojapanmw.wordpress.com/2014/10/19/le-manga-cest-plus-dun-millenaire-devolution/>. Acesso em: 30 jul. 2020.
GARDNER, Esther P.; JOHNSON, Kenneth O. Percepção. In:KANDEL, Eric R. et al. Princípios de neurociências. Tradução de Ana Lúcia Severo Rodrigues et al. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014, p. 393-414.
GILBERT, Charles D. A natureza construtiva do processamento visual. In:KANDEL, Eric R. et al.Princípios de neurociências. Tradução de Ana Lúcia Severo Rodrigues et al. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014, p. 483-501, p.9-40.
HUYSSEN, Andreas. Passados presentes: mídia, política, amnésia. In: ______. Seduzidos pela memória: arquiteturas, monumentos, mídia. Tradução de Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Aeroplano,2000.
KOYAMA-RICHARD, Brigitte. L’animation japonaise des origines à nos jours. In:LA CINÉMATHÉQUE FRANÇAISE, 2012. Disponível em: <https://www.canal-u.tv/video/cinematheque_francaise/l_animation_japonaise_des_origines_a_nos_jours_conference_de_brigitte_koyama_richard.10159>. Acesso em: 15 dez. 2019.
LECHENAUT, Emilie. Le Manga: um dispositif communicationnel. 2013. 316 f. Thése (Doctorat en Sciences de L’information et de La Communication) – École Doctorale Montaigne Humanités, Université Michel de Montaigne Bordeaux 3, Pessac, 2013.
LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2001.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MEISTER, Markus; TESSIER-LAVIGNE, Marc. Processamento visual de nível inferior: a retina. In:KANDEL, Eric R. et al. Princípios de neurociências. Tradução de Ana Lúcia Severo Rodrigues et al. 5.ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
MONTE, Sandra. A presença do Animê na TV brasileira. São Paulo: Laços, 2010.
MORIN, Edgard. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de EloáJacobina. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MORIN, Edgard. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo-1: Neurose e Necrose. Tradução de Maura Ribeiro Sardinha. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
MORIN, Edgard. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado (org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. 3. ed. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2003.
MORIN, Edgard. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia sociológica. Tradução de Luciano Loprete. São Paulo: É Realizações, 2014.
MORIN, Edgard. Por uma reforma do pensamento. In: PENA-VEGA; ALMEIDA, Elimar Pinheiro (org.). O pensar complexo: Edgard Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
NARUTO Shippuden. Direção: Masashi Kishimoto. Japão. Disponível em: <http://konohastreaming.eklablog.com/naruto-vf-liste-des-episodes-a177559756>. Acesso em: 30 jul. 2020
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
OTERO, Luis Miguel Martínez. Las bases neurobiológicas de la percepción artística. In: ABRAHAM, Anna et al. Creatividad y neurociencia cognitiva. Madrid, España: Fundación Tomás Pascual y PilarGómez-Cuétara/ Instituto Tomás Pascual Sanz, 2012.
PEREIRA, Isac dos Santos; PERUZZO, Cicília Maria Krohling. O corpo brincante, o brinquedo corpo que fala: desenhos animados, comunicação e imaginário no desenvolvimento infantil. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 7-17, 2021.
PRADO, Laryssa Moreira; TRINTA, Aluizio R. Pensando a animação: meio é mensagem. Revista Movimento, São Paulo, n. 10, p. 38-59, mar. 2018.
RICŒUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Editions Esprit, n. 3, p. 20-29, mar./ avr. 2006.
RICŒUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Seuil, 2000. (Série Essais).
ROCHA, Marleide de Moura. A arte da Animação Japonesa: em busca dos recursos gerativos de sentidos. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
SILVA, André Luiz Souza. O herói na forma e no conteúdo: análise textual do mangá Dragon Ball e Dragon Ball Z. 2005. 133 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
SILVA, Priscila Kalinke da. Educação, cultura escolar e mediação: em estudo o animê Naruto. 2012.208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.
TASSARA, Marcello. Prefácio. In: LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da Animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2001.
TORIYAMA, Akira. Dragon Ball Super. Union Mangás, [s.d.]. Disponível em: <https://unionmangas.top/perfil-manga/dragon-ball-super>. Acesso em: 30 jul. 2020.
WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: descobrindo e encorajando. 3. ed. Campinas: livro, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mestre Isac dos Santos Pereira, Doutora Maria Ignês Carlos Magno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.