O desenho animado no papel, o grafismo do papel na animação
Naruto enquanto memórias e extensão poética na presentificação das técnicas e formas do desenho japonês
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25821Palavras-chave:
Naruto, Papel, Técnica de desenho, AudiovisualResumo
Pensando nas técnicas desenvolvidas ao longo da história geral sobre o papel como um suporte artístico e focando em suas extensões expressivas no Japão, o artigo anseia por refletir sobre o estreitamento das relações entre elas e as apresentadas no desenho animado Naruto. A pesquisa ancora-se na produção bibliográfica e audiovisual, acreditando que, como fruto da contribuição do grafismo e das animações para a extensão da experiência, criação de memórias, imaginário e criatividade, o processo e a obra de Masashi Kishimoto configuram-se em uma poética como uma manifestação e preservação de documentos gráficos do imaginário japonês, em uma indissociabilidade artística instigante, confundindo o que é animação e o que é desenho, em um novo arcabouço artístico.
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