A construção do discurso político no cinema russo dos anos 1920
relações intra e extratextuais no filme Câmera-olho (1924) de Dziga Vertov
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Cinema, Cinema russo, Dziga VertovResumo
Em torno do filme Câmera-olho (Kino-glaz – Rússia, 1924) do diretor Dziga Vertov, pode-se analisar a construção de um discurso político localizado na interlocução entre a imagem cinematográfica e os intertítulos..
Referências
ALBERA, François. Eisenstein e o construtivismo russo. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. Parte I e II - p. 165- 268.
ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. 224p.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. Tradução de Regina Thompson. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. 576p.
CHRISTIE, Ian; TAYLOR, Richard (Ed.). The film factory: Russian and Soviet cinema in documents – 1896-1939. Translated by Richard Taylor. London: Routledge, 1994. 458p.
FRAGOSO, Suely. O espaço em perspectiva. Rio de Janeiro: e-papers, 2005. 90p.
LEYDA, Jay. Kino: historia del film ruso y soviético. Tradução de Jorge Eneas Cromberg.
Buenos Aires: Editorial Universitaria, 1965. 617p.
MEDVEDKIN, Alexander. El cine como propaganda política. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Argentina Editores, 1973.
PAQUOT, Thierry. A Utopia: ensaio acerca do ideal. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de
Janeiro: Difel, 1999. 112p.
RAMIÓ, Joaquim Romaguera i; THEVENET, Homero Alsina (Ed.). Textos y manifiestos del cine;
estética. escuelas. movimientos. disciplinas. innovaciones. 3. ed. Madrid: Catedra, 1998. 586p. (Signo e Imagem).
SAVERNINI, Erika. Cinema e utopia. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002 (catálogo De olhos bem abertos – Mostra Internacional de Cinema Engajado).
SLATER, Thomas J. (Ed.). Handbook of Soviet and East European Films and filmmakers. Westport, Connecticut, 1992. p. 1-67.
TSIVIAN, Yuri. Immaterial world: a cultural anatomy of early Russian films. Los Angeles:
University of Southern California, 1999. (CDROM)
VERTOV, Dziga. Kino-eye: the writings of Dziga Vertov. Edited by Annette Michelson. Translated by Kevin O’Brien. Berkeley and Los Angeles, California: University of California Press, 1995. 344p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.