O ensino de funções exponenciais por engrenagens robóticas
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24890Palavras-chave:
Engrenagens, Função exponencial, LEGO®, Sequência didática, Robótica educacionalResumo
O tema central deste trabalho é a função exponencial e a do tipo exponencial através de interações entre engrenagens do Kit LEGO® Mindstorms NXT. Para isso, utilizamos a construção de um carrinho com peças do kit, composto por um câmbio de quatro marchas, que funcionam sob uma taxa de variação exponencial. A motivação deste trabalho foi descobrir se seria possível ou não abstrair essa função, a partir de interações entre engrenagens, que, em sua grande maioria, são associadas apenas às questões de proporcionalidade e, consequentemente, a funções lineares. Mas, com análises e estudos feitos em materiais já produzidos, tanto sobre interações entre engrenagens, como sobre câmbios de marchas feitos de peças LEGO®, conseguimos efetuar a construção do câmbio proposto. Utilizamo-nos de reduções de giros nas engrenagens, que, em sequência, formaram uma progressão geométrica, a qual, por sua vez, foi associada à função do tipo exponencial. Assim, esse câmbio é utilizado como objeto de estudo de uma sequência didática e de conteúdos, tanto no que diz respeito a sua construção como quanto a seu funcionamento. Como resultados deste trabalho, primeiro é possível vislumbrar o grande acervo matemático existente nas interações entre engrenagens, o que, quando associado à Robótica Educacional, permite trabalhar de forma plena o desenvolvimento integral dos alunos, e segundo, uma sequência didática para o ensino da função exponencial, que parte da construção concreta de algo, para a abstração matemática.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapa-ensino-medio. Acesso em: 02 out. 2019.
BENITTI, F. B. V. et al. Experimentação com robótica educativa no ensino médio: ambiente, atividades e resultados. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Blumenau: Departamento de Sistemas e Computação Universidade Regional de Blumenau, 2009. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2166. Acessado em: 22 out. 2018.
LEGO GROUP. Linha cronológica da origem e evolução da empresa. 2010. Disponível em: https://www.lego.com/pt-br/aboutus/lego-group/thelegohistory. Acesso em: 01 nov. 2019.
LIMA, E. L. Números e Funções Reais. 1. Ed. Coleção PROFMAT SBM. Rio de Janeiro-RJ. 2013.
PAPERT, S. Constructionism versus instructionism. 1980. Disponível em: http://www.papert.org/articles/const_inst/const_inst1.html. Acesso em: 1 jul. 2020.
PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. Trad. José Armando Valente, Beatriz Bitelman, Afira Vianna Ripper. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
PIAGET, J. A Construção do Real na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: Por uma teoria do conhecimento (A. Cretella, Trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Trabalho original publicado em 1957), 1978.
PIRES DA COSTA, C. A abstração da função exponencial de interações entre engrenagens LEGO®. 2020. 196f. Dissertação (mestrado em matemática), Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Departamento de Matemática, 2020.
SILVA, A. A. O Ensino de Funções Lineares: uma abordagem Construtivista/Construcionista por meio do Kit LEGO® Mindstorms. 2014. 61 f. Dissertação (mestrado em matemática), Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Departamento de Matemática, 2014.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernãni E da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.