Sobre a Revista

Texto Livre é um periódico de publicação contínua, de acesso aberto online, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Ele publica artigos científicos, relatos de experiência, ensaios, resenhas críticas, entrevistas e dossiês, com avaliação por pares, que abordem a multi/pluri/inter/transdisciplinaridade nas linhas de linguística, semiótica, educação, comunicação, tecnologias da informação e computação, tradução, robótica e cultura livre relacionadas às tecnologias. Tem como missão fomentar a produção científica nessas linhas, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. São temas correlatos de interesse desse periódico: ensino de línguas mediado por tecnologias, comunicação nas mídias, uso de tecnologias no ensino-aprendizagem, recursos educacionais abertos, cultura livre, inclusão digital, letramento digital, impacto das tecnologias na tradução, divulgação em software livre e outros temas que trazem relação com as tecnologias. A revista aceita textos em português, espanhol, inglês e francês. A Texto Livre destina-se aos pesquisadores e a uma audiência não acadêmica interessada nos temas da revista.

Edição Atual

v. 18 (2025): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte-MG, Brasil

Publicado em: 29/11/2024

Publicação contínua

Publicado: 29-11-2024

Artigos

  • Atitudes e percepções o papel da inteligência artificial na formação de futuros professores de línguas estrangeiras do ensino secundário

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51692
    Noelia Mª Galán-Rodríguez, María Bobadilla-Pérez, Eduardo Barros-Grela
    e51692
  • Validação de uma lista de verificação para o projeto de uma Nubeteca

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54211
    Blanca Florido Zarazaga, Manuel Francisco Romero Oliva
    e54211
  • Proposta de modelo para votação eletrônica utilizando Blockchain e Contratos Inteligentes

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.50815
    José Alves de Lima Neto, Rafael Oliveira Vasconcelos
    e50815
  • Padlet mural digital para melhorar o processo de ensino-aprendizagem no nível superior?

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.49123
    Ricardo-Adán Salas-Rueda, Eduardo Domínguez-Herrera, Ricardo Castañeda-Martínez
    e49123
  • Metodologias educacionais e tradução audiovisual didática resultados de uma implementação de dublagem e legendagem combinadas em uma turma do Ensino Fundamental com o método Montessori

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51717
    Edurne Goñi-Alsúa, Galder Rejas Vicente
    e51717
  • Perfil dos grupos de pesquisa no Piauí entrelaçando linhas de saberes

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54310
    Márcio Nannini da Silva Florêncio, Romario Martins de Sousa, Benedita Marta Gomes Costa
    e54310
  • A netnografia na investigação linguística

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.46890
    Marco Lovón
    e46890
  • O software “AutorIA” análise da usabilidade por estudantes de um curso de Geografia

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55336
    Marília de Carvalho Caetano Oliveira, Fernando Augusto Teixeira
    e55336
  • Emergência da extensão universitária digital boas práticas e direcionamentos

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56372
    João Alexandre Peschanski, Amanda Chevtchouk Jurno, Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho
    e56372
  • Proposta de algoritmo de classificação automática de papéis semânticos em português no âmbito do modelo Abstract Meaning Representation

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55346
    Jackson Wilke da Cruz Souza, Pedro Semcovici, Thiago Alexandre Salgueiro Pardo
    e55346
  • Impacto da tecnologia na aprendizagem no ensino superior uma revisão sistemática da literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51463
    Vicente Gabarda Méndez, Cristina Gabarda Méndez, Nuria Cuevas Monzonís, Andrea Cívico Ariza
    e51463
  • Redes de comunicação universitária sNOOC para educação midiática de idosos

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53823
    Javier Gil-Quintana, Eduardo García Blazquez, José Javier Hueso Romero, Luis Miguel Romero Rodríguez
    e53823
  • A convergência das artes no gênero discursivo songfic dialogismo, multimodalidade e literatura infanto-juvenil na era digital

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53269
    Vinicius Viana Busatto, Márcia Helena de Melo Pereira
    e53269
  • Análise de ambiguidade linguística em modelos de linguagem de grande escala (LLMs)

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53181
    Lavínia Moraes, Irene Cristina Silvério, Rafael Alexandre Sousa Marques, Bianca de Castro Anaia, Dandara Freitas de Paula, Maria Carolina Schincariol de Faria, Iury Cleveston, Alana de Santana Correia, Raquel Meister Ko Freitag
    e53181
  • Realidade mista, virtual e aumentada tecnologias para aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.49561
    Julio Cabero-Almenara, Margarita Rodríguez Gallego, Carmen Llorente-Cejudo
    e49561
  • Estruturas de apoio às humanidades abertas

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53776
    Andrey Anderson dos Santos, Edna Karina Lira, Eliana Maria dos Santos Bahia, Edgar Bisset-Alvarez
    e53776
  • Entre fatos e relatos as dimensões da identidade profissional e da competência digital docente

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.53547
    Daiane Padula Paz, Edilson Pontarolo, Rosa Vázquez Recio, Franciele Clara Peloso
    e53547
  • Transformação digital no ensino superior sob uma perspectiva internaciona mapeamento sistemático da literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51996
    Vannessa Lucía Sandoval Benavides, Maricela López-Ornelas
    e51996
  • Aprendizagens repercutidas a partir da metodologia Digital Storytelling estudo de caso em uma turma de Pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.51865
    Marina Rodrigues da Silva Lopes, Késsia Mileny de Paulo Moura
    e51865
  • Letramento digital no ensino de língua inglesa uma revisão bibliográfica

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54765
    Daniela de Paula Farias, Taisa Pinetti Passoni
    e54765
  • Tecnologia, inovação e modelos de negócio nos jornais regionais portugueses

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.55812
    Marta Santos Silva, Adriana Gonçalves, Ricardo Morais
    e55812
  • Uma avaliação de abordagens de aprendizado de máquina em ambientes educacionais uma revisão sistemática da literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.54910
    Lucio Agostinho Rocha
    e54910

Resenhas críticas

  • Resenha de Hacking hybrid media: power andpractice in an age of manipulation

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2025.56424
    Joao Carlos Sousa
    e56424
Ver Todas as Edições