Sobre a Revista

Texto Livre é um periódico de publicação contínua, de acesso aberto online, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Ele publica artigos científicos, relatos de experiência, ensaios, resenhas críticas, entrevistas e dossiês, com avaliação por pares, que abordem a multi/pluri/inter/transdisciplinaridade nas linhas de linguística, semiótica, educação, comunicação, tecnologias da informação e computação, tradução, robótica e cultura livre relacionadas às tecnologias. Tem como missão fomentar a produção científica nessas linhas, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. São temas correlatos de interesse desse periódico: ensino de línguas mediado por tecnologias, comunicação nas mídias, uso de tecnologias no ensino-aprendizagem, recursos educacionais abertos, cultura livre, inclusão digital, letramento digital, impacto das tecnologias na tradução, divulgação em software livre e outros temas que trazem relação com as tecnologias. A revista aceita textos em português, espanhol, inglês e francês. A Texto Livre destina-se aos pesquisadores e a uma audiência não acadêmica interessada nos temas da revista.

Edição Atual

v. 19 (2026): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte-MG, Brasil

Publicado em: 04/11/2025

Publicação contínua

Publicado: 04-11-2025

Artigos

  • Análise a partir das Coreografias Didáticas da integração de tecnologias digitais no curso de licenciatura em Matemática

    Douglas Carvalho de Menezes, Muriell Francisco da Costa, Douglas Marin
    e60147
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.60147
  • Conferências de imprensa online e a legitimação do Poder Executivo na Costa Rica (2022-2024)

    Jose Pablo Salazar Aguilar, Cristian Bonilla Cruz
    e58698
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.58698
  • Competência digital e inteligência artificial design e validação de um instrumento para alunos do ensino médio por meio de julgamento de especialistas

    María Rubio-Gragera, Antonio de Padua Palacios-Rodríguez, Ernesto Colomo-Magaña
    e57860
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.57860
  • Práticas multimodais da oralidade explorando reality shows no ensino de alemão como língua adicional

    Marceli Cherchiglia Aquino, Sofia Leria Alcoforado
    e60137
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.60137
  • Educação ambiental para o Ensino Fundamental II criação de um aplicativo para aulas de poluição ambiental

    Thais Lemos dos Santos, Paulo Roberto Soares Stephens
    e57811
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.57811
  • Comunicação científica e engajamento online análise da revista Science no Instagram e Facebook

    Suellen Rodrigues Kotz, Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, Marina Silva Bicalho Rodrigues
    e59368
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.59368
  • A estilística genérica em produções de texto acadêmicas assistidas por Inteligência Artificial Generativa

    Róger Sullivan Faleiro, Ana Emília Klein
    e60146
    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2026.60146
Ver Todas as Edições