A Inserção Profissional de um Professor de Física

Autores/as

  • Juarez Melgaço Valadares Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG
  • Alberto Villani Instituto de Física - USP

Palabras clave:

Professor novato, ensino de Física, saberes profissionais, políticas públicas.

Resumen

Nosso objetivo com este trabalho foi compreender o percurso de um professor de Física que, a despeito de sua inserção numa escola em que os professores encontravam-se resistentes a inovações curriculares, conduziu seu ensino apoiado em práticas alternativas. Tal cenário foi marcado pela implantação de uma política educacional, a Escola Plural, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para a nossa análise, utilizamos o conceito de intermediário, retirado da teoria psicanalítica de René Kaës. Acreditamos que esse ensaio possa trazer contribuições tanto no que se refere às descontinuidades existentes entre a formação inicial e a inserção profissional, quanto na compreensão das práticas que se efetivam nas escolas em função das mudanças nas diretrizes educacionais.

Biografía del autor/a

  • Juarez Melgaço Valadares, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG
    Departamento de Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de Física
  • Alberto Villani, Instituto de Física - USP
    Programa de Pós-graduação Interunidades

Publicado

2016-04-28

Cómo citar

A Inserção Profissional de um Professor de Física. (2016). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(1), 35-55. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4336

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