Comunicação não-verbal em sala de aula

Autores/as

  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Universidade Luterana do Brasil
  • Eduardo Fleury Mortimer Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Neste texto analisamos os aspectos não-verbais da comunicação em sala de aula. A investigação desses aspectos comunicativos em aulas de química do ensino médio envolveu a realização de uma pesquisa de caráter etnográfico. A filmagem das aulas e análise das gravações permitiu o tratamento de aspectos como a ocupação dos espaços físicos nas salas; a gesticulação e as posturas físicas adotadas pela professora e pelos estudantes; os silêncios, etc. Esses elementos são constitutivos do processo de comunicação do conhecimento científico em aula. Neste texto discutimos as característica desses elementos e as implicações desse tipo de análise para o ensino de ciências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-11-28

Cómo citar

Santos, F. M. T. dos, & Mortimer, E. F. (2011). Comunicação não-verbal em sala de aula. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4181

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>