A Inserção Profissional de um Professor de Física

Autores/as

  • Juarez Melgaço Valadares Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG
  • Alberto Villani Instituto de Física - USP

Palabras clave:

Professor novato, ensino de Física, saberes profissionais, políticas públicas.

Resumen

Nosso objetivo com este trabalho foi compreender o percurso de um professor de Física que, a despeito de sua inserção numa escola em que os professores encontravam-se resistentes a inovações curriculares, conduziu seu ensino apoiado em práticas alternativas. Tal cenário foi marcado pela implantação de uma política educacional, a Escola Plural, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para a nossa análise, utilizamos o conceito de intermediário, retirado da teoria psicanalítica de René Kaës. Acreditamos que esse ensaio possa trazer contribuições tanto no que se refere às descontinuidades existentes entre a formação inicial e a inserção profissional, quanto na compreensão das práticas que se efetivam nas escolas em função das mudanças nas diretrizes educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juarez Melgaço Valadares, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG

Departamento de Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de Física

Alberto Villani, Instituto de Física - USP

Programa de Pós-graduação Interunidades

Publicado

2016-04-28

Cómo citar

Valadares, J. M., & Villani, A. (2016). A Inserção Profissional de um Professor de Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(1), 35–55. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4336

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>