A Investigação Temática Como Caminho Para a Alteridade na Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u891922

Palavras-chave:

alteridade, Paulo Freire, invasão cultural, síntese cultural

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar manifestações da alteridade na perspectiva freireana, em um processo formativo de professores realizado em uma escola da rede pública. O processo formativo foi realizado com professores de uma escola da rede estadual localizada em Ilhéus-BA, sendo os encontros videogravados, transcritos e analisados pela Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados em duas categorias: (i) alteridade como denúncia da invasão cultural e (ii) alteridade como anúncio da síntese cultural, e indicam que embora os professores reconheçam a importância de trabalhar com a realidade dos alunos, isso nem sempre ocorre na perspectiva da alteridade freireana, podendo caracterizar-se como invasão cultural. Além disso, o processo formativo aprofundou o entendimento dos professores sobre as condições de vida dos alunos, culminando na proposição de Estações dos Saberes para problematizar e transformar a realidade, indicando potencial para o desenvolvimento da ação como síntese cultural. Conclui-se que a prática educativa fundamentada na alteridade freireana contribui para a síntese cultural ao reconhecer, respeitar e integrar diversas formas de conhecimento presentes na comunidade.

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Publicado

2024-08-27

Como Citar

Santos, P. de J., dos Santos, A. de J., Sousa, P. S. de, & Gehlen, S. T. (2024). A Investigação Temática Como Caminho Para a Alteridade na Educação em Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e51221, 1–32. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u891922

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