V.8, N.16: nov.2018 - apr.2019

					View V.8, N.16: nov.2018 - apr.2019

Este número traz como temática: “CARTOGRAFIA: Percursos Formativos em Dança”, relacionados à área de ensino de Dança no contexto escolar e / ou a outros contextos formativos, à formação inicial e continuada de professores de Dança, a experiências que considerem processos de ensino e aprendizagem em Dança ou a políticas públicas educacionais referentes à inserção da dança no contexto escolar. Como editora convidada deste número, contamos com a Profa. Dra. Ana Cristina Carvalho Pereira, professora do Curso de Dança e da Pós-graduação em Artes da EBA-UFMG.

Neste n. 16, também publicamos artigos em diversas áreas da arte na seção de temática livre como fizemos nos números anteriores.

Published: 2018-11-29

Editorial

Articles - Thematic section

  • Interfaces between dance, early childhood education and the Brazilian National Curriculum Common Base (BNCC)

    Marcilio de Souza Vieira
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15585
  • Reflections on art education and the teacher's performance in school dance teaching

    Larissa Kelly Oliveira Marques
    26-44
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15601
  • Mechanical learning and dance tensions between teachers and students

    Tarcísio dos Santos Ramos
    43-55
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15600
  • Dance in Integrated High School at the Federal Institute of Education, Science and Technology in the state of Maranhão (IFMA) A Case Study

    Roselia Lobato Silva, Lúcia Matos
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15599
  • The genesis of Klauss and Angel Vianna research on Brazilian dance 1950-1970

    Marina Campos Magalhães
    78-98
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15598
  • The Dance Education program in the School Of Fine Arts of UFMG Not everything blossoms, but it is still possible to build a beautiful bouquet

    Arnaldo Leite de Alvarenga
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15597
  • Arena da Cultura Por uma metodologia inclusiva para a formação em dança

    Márcia Regina Fabiano Neves, Mônica Medeiros Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15596
  • Movement and expressiveness Educational dance for students with intellectual disabilities

    Belister Rocha Paulino, Paulo Sérgio de Andrade Bareicha
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15595
  • Collaborative perspectives of teacher training from an experience in ballet education

    Mônica Corrêa de Borba Barboza, Eleonora Campos da Motta Santos, Viviane Saballa
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15589
  • Reagencies of/in the present Proposals for an embodied and affective dance historiography education

    Roberta Ramos Marques, Fabiana Dultra Britto
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15593
  • A map of the Balinese itineraries regarding their dancing art and culture The Case of I Made Bandem

    Juliana Coelho de Souza Ladeira
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15591

Articles - Open section

  • O discurso das conjunções como dinâmica do pensamento artista

    Irene de Mendonça Peixoto
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15590
  • The house museum as a place of time experience: The question of anachronism and the poetics of contemporary art

    Maria Teresa da Silveira
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15592
  • Primeiras cenas do teatro de imagens: Uma pesquisa histórica

    Gabriela Lirio Gurgel Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15594
  • Vínculos entre movimientos gesto y subjetividad: Aportes socio-antropológicos para pensar los entrenamientos en artes escénicas

    Patricia Cristina Aschieri
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15586

Resenha