UM OLHAR ESTRANGEIRO SOBRE A PRÁTICA DO ESTÁGIO EM TEATRO EM MENDOZA/ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15617Keywords:
Pedagogia do Teatro, Estágio em Teatro, Intercâmbio DocenteAbstract
O presente artigo é fruto de um intercâmbio docente do autor na Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO) – Argentina e tem como foco a relação do estágio supervisionado em Teatro. O autor destaca, portanto, sua atuação enquanto professor coordenador de Estágios na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e sua permanência em UNCUYO, a fim de problematizar como as duas instituições têm promovido o Estágio Curricular no diálogo com as escolas de educação básica. Conclui-se entendendo que há pontos de aproximação entre as duas universidades no que tange à importância do estágio para a formação docente e é necessário problematizar o modo como o estágio em Teatro tem sido praticado na UFMG.
References
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12.
CALDERANO, Maria da Assunção (orga.). Estágio curricular: concepções, reflexões teóricopráticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012.
CAMPOS, Vilma. Entre o limiar e a passagem: tempo de estágio no professor de teatro. In: O Percevejo on line – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UNIRIO. V. 1, fasc. 2, jul. – dez. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
MENEZES, Paulo Henrique Dias. Formação profissional prática específica do professor: reflexões sobre um modelo colaborativo de estágio curricular supervisionado. In: CALDERANO, Maria da Assunção (orga.). Estágio curricular: concepções, reflexões teóricopráticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. (p. 209 – 236).
KOUDELA, Ingrid. Estranhamento. IN: KOUDELA, Ingrid; ALMEIDA JÚNIOR, José Simões (orgs.). Léxico de pedagogia do teatro. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015. (p. 69 – 71).
NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2ª. Edição. Porto: Porto Editora, 1995.
OLIVEIRA, Daniela Motta de; FERREIRA, Rosângela Veiga Júlio. Colégios de Aplicação e formação de professores: um diálogo com os estágios como esferas formadoras. In: CALDERANO, Maria da Assunção (orga.). Estágio curricular: concepções, reflexões teóricopráticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. (p.125 – 144).
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PEREIRA, Regina Coeli Barbosa; PEREIRA, Rosilene de Oliveira. O estágio supervisionado no contexto da formação de professores. In: CALDERANO, Maria da Assunção (orga.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. (p.21 – 34).
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEATRO–MODALIDADES: LICENCIATURA EM TEATRO E BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO TEATRAL; UFMG; 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TROZZO, Ester. La vida em juego: miradas acerca del Teatro como aprendizaje escolar. 1ª ed. San Justo: Nueva Generación, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Ricardo Carvalho de Figueiredo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License that permits sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal;
- Authors are permitted to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., the Creative Commons Attribution License).
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their home page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.
- It is the responsibility of the authors to obtain written permission to use in their articles materials protected by copyright law. Revista PÓS is not responsible for copyright breaches made by its contributors.