Instagram, fast food e Pedagogia Histórico-Crítica
ingredientes para o discurso a favor de uma alimentação saudável no contexto de ensino de inglês
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45190Palavras-chave:
Ensino de língua inglesa, Pedagogia Histórico-Crítica, Análise dialógica do discurso, Escola pública, Educação profissionalResumo
O objetivo deste artigo é analisar o discurso de estudantes de ensino médio a favor de uma alimentação saudável no contexto de ensino de língua inglesa em uma escola pública de educação profissional. A partir da Análise Dialógica do Discurso, explora-se um corpus composto por duas postagens no Instagram de estudantes do ensino médio integrado ao curso técnico de Nutrição e Dietética que produziram textos verbo-visuais durante uma pesquisa-ação com aulas de inglês inspiradas na Pedagogia Histórico-Crítica. A análise das postagens revela que o discurso a favor de uma alimentação saudável se inter-relaciona com o discurso técnico, o discurso do cotidiano e o discurso sobre as consequências do consumo de fast food. A análise também evidencia que as postagens apresentam uma ênfase valorativa negativa em relação ao consumo de fast food, e, por meio do panfleto e do cartaz informativo, denunciam os perigos de escolhas alimentares não saudáveis, buscando, ainda, conscientizar seus interlocutores e promover uma mudança na prática social desses sujeitos. Conclui-se que as aulas de inglês inspiradas na Pedagogia Histórico-Crítica oportunizam aos estudantes circular discursos em uma rede social de grande alcance, ampliando seus interlocutores, comprometendo-se a colaborar para uma sociedade mais consciente dos seus hábitos alimentares.
Downloads
Referências
AGHAYI, Amir Allan; CHRISTISON, MaryAnn. Instagram as a tool for professional learning: English language teachers’ perceptions and beliefs. In: KELCH, Ken; BYUN, Peter; SAFAVI, Setareh (Eds.). CALL Theory Applications for Online TESOL Education. Hershey, PA: IGI Global, 2021. p. 82–98.
AHANGARI, Saeideh; SEPEHRAN, Hayedeh. The effect of intertextuality on Iranian EFL learners’ critical writing. Iranian Journal of Language Teaching Research, Urmia University, v. 2, n. 1, p. 85–98, 2014.
ANDUJAR, Alberto; ÇAKMAK, Fidel. Foreign language learning through instagram: a flipped learning approach. In: RESEARCH Anthology on Applying Social Networking Strategies to Classrooms and Libraries. Hershey, PA: IGI Global, 2023. p. 278–299.
BAKHTIN, Mikahil. Speech Genres and Other Late Essays. Texas, USA: University Of Texas Press, 1986.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo, SP: Editora 34, 2016.
BOBKINA, Jelena; STEFANOVA, Svetlana. Literature and critical literacy pedagogy in the EFL classroom: Towards a model of teaching critical thinking skills. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 6, n. 4, p. 677–696, Dec. 2016. ISSN 2084-1965, 2083-5205. DOI: 10.14746/ssllt.2016.6.4.6. Available from: https://pressto.amu.edu.pl/index.php/ssllt/article/view/6819. Visited on: 18 June 2023.
BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, n. 2, p. 43–66, 2013. DOI: 10.1590/S2176-45732013000200004. Available from: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568.
BRAIT, Beth. Bakhtin conceitos-chave. 5. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. p. 578.
CAETANO, Érika Amâncio. “But When do I do Critical Literacy?” Perspectives for Designing Critical Literacy Activities in EFL Classrooms. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 2, p. 279–300, 2020. DOI: 10.1590/1984-6398202015635. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982020000200279&tlng=en.
COSTA, Giselda dos Santos. Visualização: a quinta habilidade linguı́stica no ensino e aprendizagem de inglês como lı́ngua estrangeira. Revista Linguagem em Foco, v. 3, n. 5, p. 167–182, 2019.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lı́gia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crı́tica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019. p. 253.
GARCIA, Maria Teresa Martinez; GARCIA, Valentı́n Martinez. Do You Use Instagram?: The Presence of Social Networks in the Foreign Language Classroom. In: GARCIA-SANCHEZ, Soraya; CLOUET, Richard (Eds.). Intercultural Communication and Ubiquitous Learning in Multimodal English Language Education.
Hershey, PA: IGI Global, 2022. p. 226–243.
LIMA, Samuel de Carvalho. Ensino de inglês na escola pública em perspectiva INdisciplinar e dialógica. Revista da Anpoll, v. 52, n. 2, p. 138–156, 2021. DOI: 10.18309/ranpoll.v52i2.1556. Available from: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1556.
LIMA, Samuel de Carvalho. (Auto) reflexão sobre uma aula remota de lı́ngua inglesa de orientação decolonial por meio da análise dialógica de memes. Revista EntreLinguas, v. 8, n. 00, p. 1–15, 2022.
LIMA, Samuel de Carvalho; MENDES, Eliziane de Sousa Sampaio. Whatsapp e fake news no ensino de lı́ngua inglesa em uma escola pública do interior do estado do Ceará. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais, v. 13, n. 2, p. 182–200, 2020.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Uma linguı́stica aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Ed.). Por uma linguística aplicada Indisciplinar. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2006. p. 13–44.
MULICO, Lesliê Vieira. Learning from the subaltern: What does Maria Lindalva teach us about hegemonic-common-sense-ideology and text selection for English language learning materials? Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, n. 1, p. 129–150, 2020. DOI: 10.1590/010318135865425912020. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132020000100129&tlng=en.
OLIVEIRA, Elaine Cristina Gomes Aires de. Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Língua Inglesa: uma análise dialógica do discurso contra a cultura do fast food. 2022. 91 f. Mestrado – Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Profept – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Mossoró, Rio Grande do Norte.
PRASETYAWATI, Octana Ayu; ARDI, Priyatno. Integrating Instagram into EFL Writing to Foster Student Engagement. Teaching English with Technology, ERIC, v. 20, n. 3, p. 40–62, 2020.
ROHLING, Nı́vea. A pesquisa qualitativa e análise dialógica do discurso: caminhos possı́veis. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 15, n. 2, p. 44–60, 2014.
SADEGHI, Fatemeh et al. Iranian EFL teachers’ and learners’ perceptions of the principles of critical thinking: a constructivist grounded theory study. Iranian Journal of Language Teaching Research, Urmia University, v. 8, n. 2, p. 63–81, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152–180, 2007. DOI: 10.1590/S1413-24782007000100012.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019. ISBN 9788574964294.
SOBKOWIAK, Paweł. Critical thinking in the intercultural context: Investigating EFL textbooks. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 6, n. 4, p. 697–716, 2016. DOI: 10.14746/ssllt.2016.6.4.7.
SUARCAYA, Putu; PRASASTI, Wigati Dyah. Investigating Students’ Critical Reading: Critical Literacy in EFL Setting. Electronic Journal of Foreign Language Teaching, v. 14, n. 2, p. 220–232, 2017.
URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio De. Educando para transgredir: reflexões sobre o ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 51, n. 1, p. 77–97, 2012. DOI: 10.1590/S0103-18132012000100005.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trans. by Sheila Grillo and Ekaterina Vólkova Ámérico. São Paulo: Editora 34, 2018. p. 376
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elaine Cristina Gomes Aires de Oliveira, Samuel de Carvalho Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.