Dossiê 2024

Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.52587

Palavras-chave:

editorial

Resumo

Editorial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Marcella dos Santos; DIAS, Lorrana Crystina da Costa; OLIVEIRA, Maria Eduarda de Sousa. Curadoria digital e decolonial de vídeos e podcasts na educação linguística em francês. Texto Livre, v. 17, e47937–e47937, jan. 2024. ISSN 1983-3652. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47937. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47937. Acesso em: 11 maio 2024.

BOMFIM, Luciene; BIONDO, Fabiana; MAIA, Iasmin. Photovoice, pedagogia psicodramática e multiletramentos para a formação crítica de adolescentes no contexto pandêmico. Texto Livre, v. 17, e47929–e47929, fev. 2024. ISSN 1983-3652. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47929. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47929. Acesso em: 11 maio 2024.

BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis; JUNIOR, Ronaldo Corrêa Gomes. ”In the palm of your hand”: the ecological and complex nature of teacher agency. Texto Livre, v. 17, e47924–e47924, abr. 2024. ISSN 1983-3652. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47924. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47924. Acesso em: 11 maio 2024.

CALVO, Luciana Cabrini Simões; HARTLE, Lynn C. Virtual exchange in teacher education programs from Brazil and USA: outcomes and challenges. Texto Livre, v. 17, e47921–e47921, maio 2024. ISSN 1983-3652. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47921. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47921. Acesso em: 11 maio 2024.

ENGLISH, K. Going beyond these virtual walls: A retrospective of learning culture through language in intercultural telecollaboration. In: POTOLIA, A.; DERIVRY-PLARD, M. (ed.). Virtual Exchange for Intercultural Learning and Teaching. New York: Routledge, 2023. p. 21–43.

FERNÁNDEZ-JULIÁ, Olga; GÓMEZ-CAMACHO, Alejandro. Norma digital y competencia ortográfica de adolescentes en contextos vulnerables: un estudio de casos. Texto Livre, v. 17, e47493–e47493, 2024. ISSN 1983-3652. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47493. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47493. Acesso em: 11 maio 2024.

GOLEMAN, D. An EI-based theory of performance. In: GOLEMAN, D.; CHERNISS, C. (ed.). The Emotionally Intelligent Workplace: How to Select for, Measure, and Improve Emotional Intelligence in Individuals, Groups, and Organizations. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2001. p. 27–44.

MACEDO, D. Introduction. In: PEDAGOGY of the Oppressed. London: The Continuum International Publishing Group, 2005.

SALOMÃO, A. C. B.; SILVA, E. V. Telecollaboration Applications in Foreign Language Classrooms. In: SARNO-GARCÍA, Sofia Di; MONTANER-VILLALBA, S.; GIMENO-SANZ, A. M. (ed.). Words Out of Feelings: Global Competence and Emotional Intelligence in a Virtual Exchange Program. [S. l.]: IGI Global, 2023. p. 182–203.

SALOMÃO, Ana Cristina Biondo; SILVA, Eduardo Viana da. The application of the Global Competence Matrix in a virtual exchange program with US and Brazilian students. Journal of Virtual Exchange, v. 3, p. 1–12, set. 2020. ISSN 2647-4832. DOI: 10.21827/jve.3.35804. Disponível em: https://journal.unicollaboration.org/article/view/35804. Acesso em: 11 maio 2024.

SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho; ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva; ALVES, Patrícia Cândido; CABRAL, Lisidna Almeida. Adaptação e evidências de validade do Questionnaire for Assessing Educational Podcasts (QAEP) para o português brasileiro: um estudo indisciplinar em letramento em saúde. Texto Livre, v. 17, e47783–e47783, mar. 2024. ISSN 1983-3652. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47783. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47783. Acesso em: 11 maio 2024.

SILVA, Antonio Marcio Da; ROTTAVA, Lucia. Densidade lexical em textos gerados pelo ChatGPT: implicações da inteligência artificial para a escrita em línguas adicionais. Texto Livre, v. 17, e47836–e47836, 2024. ISSN 1983-3652. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47836. Disponível em:

https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47836. Acesso em: 11 maio 2024.

TELLES, J. A. (ed.). Teletandem - Um Contexto Virtual, Autônomo e Colaborativo para Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Campinas: Pontes Editores, 2009.

TELLES, João A.; VASSALO, Maria Luisa. Foreign language learning In-Tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT1. The ESPecialist, v. 27, n. 2, 2006. ISSN 2318-7115. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/1629. Acesso em: 11 maio 2024.

XHAFAJ, Donesca Cristina Puntel; ZACCARON, Rafael. Online peer conferences: a window of opportunities for feedback on writing. Texto Livre, v. 17, e46202–e46202, 2024. ISSN 1983-3652. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.46202. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46202. Acesso em: 11 maio 2024.

ZHANG, Jing; YOU, Mu. Corpus de aprendizes de português da Universidade de Macau e ensino de português L2. Texto Livre, v. 17, e47754–e47754, 2024. ISSN 1983-3652. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47754. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47754. Acesso em: 11 maio 2024.

Downloads

Publicado

12-05-2024

Como Citar

SILVA, E. V. da; SILVA, K. A. da; SALOMÃO, A. C. B. Dossiê 2024: Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e52587, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.52587. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/52587. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024: Educação linguística e cultural mediada por tecnologias digitais

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.