Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 23 (2021): .
v. 23 (2021): .
Publicado:
2021-02-04
ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE
ARTIGO-PARECER: INSTANTE DE VER, TEMPO PARA COMPREENDER E MOMENTO DE CONCLUIR: APONTAMENTOS SOBRE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
EL INSTANTE DE VER, EL TIEMPO DE COMPRENDER Y EL MOMENTO DE CONCLUIR: NOTAS SOBRE PSICOANÁLISIS Y EDUCACIÓN CIENTÍFICA
Wilson Elmer Nascimento, Alberto Villani
PDF
PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES
ARTIGO-PARECER: REFLEXÕES SOBRE O ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
REFLECTIONS ON STUDENT ENGAGEMENT IN EMERGENCY REMOTE LEARNING
Tobias Espinosa
PDF
EDITORIAL / EDITORIAL
INVITATION LETTER TO THE SCIENCE EDUCATION COMMUNITY FOR SUBMISSIONS ON THE THEME "DIFFERENCES, MULTICULTURALISM AND INTERCULTURALITY IN SCIENCE EDUCATION"
Carta-convite à comunidade da área de Educação em Ciências para submissão/avaliação de artigos na temática “Diferenças, multiculturalismo e interculturalidade na Educação em Ciências”
Renata Orofino, Glauco dos Santos Ferreira da Silva
PDF
PDF (Inglês)
PDF (Espanhol)
OPEN SCIENCE AND THE SCIENCE EDUCATION FIELD: PERSPECTIVES AND DIALOGUES
A CIÊNCIA ABERTA E A ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS
Paula Cristina Cardoso Mendonça, Luiz Gustavo Franco
PDF (Inglês)
PDF
RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS
THE BUILDING OF THE CURRICULUM OF A SCIENCE TEACHER IN YAE: HOW DOES THE PRESENCE OF YOUNG PEOPLE AFFECT HER PRACTICE?
A construção curricular de uma educadora de ciências na EJA: Como a presença dos jovens afeta a sua prática?
Ana Carolina Costa Resende, Mariana Cassab
PDF
INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS OF NATURAL SCIENCES: DIFFERENT CONTEXTS, SIMILAR INQUIRIES
Práticas interdisciplinares na formação inicial de professores de Ciências da Natureza: contextos distintos, indagações similares
João Henrique Cândido de Moura, Maria Inês Petrucci-Rosa, Elisa Prestes Massena
PDF
PDF (Inglês)
DIALECTIC-AXIOLOGICAL INSTRUMENT IN THE SELECTION OF SIGNIFICANT SPEECHES: IN SEARCH OF ETHICAL-CRITICAL SCIENTIFIC EDUCATION
O INSTRUMENTO DIALÉTICO-AXIOLÓGICO NA SELEÇÃO DE FALAS SIGNIFICATIVAS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ÉTICO-CRÍTICA
Jeferson da Silva Santos , Simone Tormöhlen Gehlen
PDF
PRODUCTION PROCESSES OF EXHIBITIONS IN A SCIENCE MUSEUM: THE MAST AS AN EXAMPLE
PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS: O MAST COMO EXEMPLO
Davi Saldanha Dubrull, Eline Deccache-Maia
PDF
CONSTITUTIVE PRACTICES OF INQUIRY PLANNED BY STUDENTS IN SCIENCE LESSON: ANALYSIS OF AN EXAMPLE
PRÁTICAS CONSTITUINTES DE INVESTIGAÇÃO PLANEJADA POR ESTUDANTES EM AULA DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO
Lucia Helena Sasseron
PDF
THE ONES WHO UNINSTRUCT!? CARL R. ROGERS AND PAUL K. FEYERABEND ABOUT AN EDUCATION AND A SCIENCE “MORE HUMANE”
AQUELES QUE DESINSTRUEM!? CARL R. ROGERS E PAUL K. FEYERABEND SOBRE UM TORNAR “MAIS HUMANO” DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA
Letícia Jorge, Luiz O. Q. Peduzzi
PDF
TEACHING ABOUT THE MOON AND ITS PHASES: AN OBSERVATIONAL PROPOSAL FOR ELEMENTARY SCHOOL
O ensino sobre a Lua e suas fases: uma proposta observacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Paula Cristina da Silva Gonçalves, Paulo Sergio Bretones
PDF
PDF (Inglês)
DEFINITIONS BUILT BY PHYSICS ACADEMICS DURING THE PERFORMANCE OF HISTORIC THOUGHT EXPERIMENTS
SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DURANTE A EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO HISTÓRICOS
Alisson Giacomelli, Cleci Werner da Rosa
PDF
TEACHER DEVELOPMENT OF A SCIENCE EDUCATION TEACHER BY MEANS OF TEACHING TRAINING PROGRAMS ARTICULATION
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS PELA ARTICULAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
Elisabeth Barolli, Verónica Marcela Gurudi
PDF
PDF (Espanhol)
COLLECTIVE REFLECTION IN TEACHER EDUCATION: AN EXPERIENCE IN THE CHEMISTRY TEACHER TRAINING COURSE IN UFVJM
A REFLEXÃO COLETIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFVJM
Aline de Souza Janerine, Ana Luiza de Quadros
PDF
PDF (Inglês)
CHEMISTRY SELF-CONCEPT OF HIGH SCHOOL STUDENTS INVESTIGATED BY THE PREPARATION AND VALIDATION OF A SCALE
O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INVESTIGADO PELA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA
Viviane Florentino de Melo, Amanda Amantes
PDF
PDF (Inglês)
JOINT CONSTRUCTION OF PRACTICES AS A CURRICULUM COMPONENT BY EDUCATORS OF TRAINING CHEMISTRY TEACHERS: AN ANALYSIS BASED ON THE THEORY OF COMMUNICATIVE ACTING
CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR POR DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO
Beatriz dos Santos Araújo, João Ricardo Neves da Silva
PDF
PDF (Inglês)
TEACHER TRAINING IN ENVIRONMENTAL EDUCATION: REFLECTIONS FROM THE INTEGRATIVE ANALYSIS OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS IN ENGLISH LANGUAGE
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE INTEGRATIVA DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS EM LÍNGUA INGLESA
Rodrigo Marques, Dra Jane Mazzarino
PDF
STUDENT ENGAGEMENT IN A REMOTE AND EMERGENCY PHYSICS COURSE
ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM UM ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA
Helder de Figueiredo e Paula, Sérgio Luiz Talim, Cecília Siman Salema, Vinícius Reis Camilo
PDF
PDF
MOTIVATION TO STUDY PHYSICS
A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS DE FÍSICA
Magno Barbosa Dias, Maria Cristina
PDF
PDF (Inglês)
THE MENU AND RESOURCES USED IN TEACHING ABOUT RECOMBINANT DNA TECHNOLOGY IN A LICENSING COURSE IN BIOLOGICAL SCIENCES
AS EMENTAS E OS RECURSOS DIDÁTICOS EMPREGADOS NO ENSINO SOBRE TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Anna Clara da Costa Oliveira, Flavia Venancio Silva
PDF
SCIENTIFIC LITERACY AND DOMAINS OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE: PROPOSITIONS FOR A FORMATIVE PERSPECTIVE COMMITTED TO SOCIAL TRANSFORMATION
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: PROPOSIÇÕES PARA UMA PERSPECTIVA FORMATIVA COMPROMETIDA COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Maíra Batistoni e Silva, Lúcia Helena Sasseron
PDF
DISCUSSIONS AND TRENDS OF THESES AND DISSERTATIONS ON TRAINING SCIENCE TEACHERS IN NON-FORMAL SPACES: A SYSTEMATIC BIBLIOGRAPHIC REVIEW
DISCUSSÕES E TENDÊNCIAS DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA
Yuri Cavaleiro De Macêdo Coelho, Endell Menezes de Oliveira, Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida
PDF
PDF (Espanhol)
ANALYSIS OF THE TRAINING OF MEDIATORS IN A ITINERANT ASTRONOMY PROJECT
Análise da formação de mediadores em um projeto itinerante de Astronomia
Lucas Guimarães Barros, Glênon Dutra, Sergio Luiz Bragatto Boss
PDF
PDF (Espanhol)
ANALYSIS OF ASPECTS OF NATURE OF SCIENCE EXPRESSED BY A TEACHER IN INITIAL TRAINING IN THE CONTEXT OF A CHEMISTRY HISTORY DISCIPLINE
ANÁLISE DE ASPECTOS DE NATUREZA DA CIÊNCIA EXPRESSOS POR UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DE UMA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA QUÍMICA
Marcondes Medeiros de Lima, Stefannie Ibraim, Monique Santos
PDF
PDF (Inglês)
SOCIAL TECHNOLOGY IN THE PROGRAMMING OF A CRITICALTRANSFORMATIVE CURRICULUM IN SCIENCE EDUCATION
A Tecnologia Social na programação de um Currículo crítico-transformador na Educação em Ciências
Miguel Guilhermino de Archanjo Junior, Simoni Tormöhlen Gehlen
PDF
OBSERVING THE INVISIBLE: THE TRANSFERENTIAL RELATIONSHIP FROM THE DISCOURSES BETWEEN CHILDREN AND TEACHERS MONITORS IN AN ASTRONOMICAL OBSERVATORY
OBSERVANDO O INVISÍVEL: A RELAÇÃO TRANSFERENCIAL A PARTIR DOS DISCURSOS ENTRE CRIANÇAS E PROFESSORES MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO
Gleici Kelly de Lima, Rodolfo Langhi
PDF
PDF (Inglês)
CHEMISTRY TEACHER, ONE CONTENT AND TWO SCHOOL CONTEXTS: FROM THE PERSONAL PCK TO THE ENACTED PCK
Um professor de química, um conteúdo e dois contextos escolares: do PCK pessoal para o PCK em ação
Aroldo Nascimento Silva, Profa. Dra. Carmen Fernandez
PDF
ENVIRONMENTAL PERCEPTION AND ENVIRONMENTAL EDUCATION STUDIES: A PHENOMENOLOGICAL APPROACH
ESTUDOS DE PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO
Alanza Mara Zanini, Amanda Ribeiro dos Santos, Chreiva Magalhães Malick, José Anderson de Oliveira, Marcelo Borges Rocha
PDF
OVERVIEW AND ANALYSIS OF PERIODS AND APPROACHES TO HEALTH EDUCATION IN THE BRAZILIAN SCHOOL CONTEXT
PANORAMA E ANÁLISE DE PERÍODOS E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO
Tiago Venturi, Adriana Mohr
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español
Português