Editorial Comemorativo dos 20 anos da RBPEC
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u563593Keywords:
RBPEC, Editorial 20 anos, Editoração de Revista Científica, Pesquisa em Educação em CiênciasAbstract
Em 2001 aconteceu a publicação do primeiro volume da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências — RBPEC. No segundo número da Revista, um editorial escrito pelo Professor Marco Antônio Moreira anunciava a consolidação da área de Ensino de Ciências e Matemática junto à CAPES, marcando um momento de entusiasmo e de esperança para seus pesquisadores. No presente momento, vivemos tempos difíceis com a crescente diminuição de recursos destinados a atividades de pesquisa. Como essa, muitas mudanças aconteceram e seguem acontecendo em nossa sociedade desde esse momento. Com a RBPEC não foi diferente. Em 2001, eram publicados três números anuais em formato impresso, ao passo que hoje a publicação ocorre online e em regime de fluxo contínuo. Nos primeiros anos, a quantidade de artigos publicados em cada número e a cada volume era muito variada; em 2020, foram publicados quase 50 textos escritos por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e também de diferentes países, sendo que, nos últimos cinco anos, 30% das publicações estão em língua inglesa ou espanhola. Com tudo isso, ganhamos visibilidade nacional e internacional, fomos indexados em bases relevantes e, principalmente, contamos com o apreço da comunidade de pesquisa em Educação em Ciências — representado, especialmente, pelos altos números de visualizações e downloads de textos e pelo número crescente de submissões ano a ano.
Agora, no seu 20º aniversário, é o momento de relembrar um pouco da história da RBPEC e de favorecer reflexões sobre aspectos importantes atualmente e no futuro. Nesse Editorial Comemorativo, pessoas que tiveram relação direta com a Revista trazem suas contribuições para tais objetivos.
References
Bakhtin, M. (1992). Estética da Criação Verbal. Martins Fontes.
Ball, S. J. (2015). What is policy? 21 years later: Reflections on the possibilities of policy research. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 36(3), 306–313.
Chouliaraki, L., & Fairclough, N. (1999). Discourse in Late Modernity: Rethinking critical discourse analysis. Edinburgh University Press.
Cosenza, A., Freire, L., Espinet, M., & Martins, I. (2014). Relações entre justiça ambiental e cidadania em construções discursivas docentes. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14(2), 89–98.
El-Hani, C. N., & Greca, I. (2013). ComPratica: A Virtual Community of Practice for Promoting Biology Teachers’ Professional Development in Brazil. Research in Science Education, 43, 1327–1359. https://doi.org/10.1007/s11165-012-9306-1.
El-Hani, C., Mortimer, E., Pietrocola, M., & Otero, M. R. (Eds.) (2020). Science Education Research in Latin America. Brill.
Gilbert, J. K., & Justi, R. (2016). Modelling-based Teaching in Science Education. Springer.
Krasilchik, M. (1980). Inovação no ensino de Ciências. In W. E. Garcia (org.) Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas (pp. 164–180). Cortez Editora.
Lacerda, M. B. (2019). O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Ed. Zouk.
Martins, I. & Barros, S. S. (2015). The role of journals in building up communities: the case of Ciência em Tela. Cultural Studies of Science Education, 10, 1033–1050. https://doi.org/10.1007/s11422-014-9637-5
Martins, I., Pinhão, F., & Vilanova, R. (2017). The interplay between structure and agency in the enactment of STEM policy. Cultural Studies of Science Education, 12, 863–871. https://doi.org/10.1007/s11422-017-9837-x
Martins, I., Quintanilla-Gattica, M., Amador-Rodriguez, R., Cabrera, G., Daza, S., Ospina-Quintero, N., & Pereira, J. (2020). Breves aproximaciones sobre la historia, las tendencias y las perspectivas del movimiento CTS en America Latina. Boletim da AIA-CTS, 12, 99-104.
Mortimer, E. F. (1996). Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, 1(1), 20–39.
Mortimer, E. F., & Scott, P. H. (2003). Meaning making in secondary science classrooms. Open University Press.
Nardi, R. (2002). Origens e evolução da pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: uma retrospectiva histórica. In J. M. F. Vale, L. Magnoni, E.A., Lucci, M.G.M., Magnoni (orgs.). Escola Pública e Sociedade (pp. 218–236). Saraiva.
Nardi, R. & Almeida, M. J. M. (2007). Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem. Pro-Posições, 18(1), 213–226.
Nardi, R. (2014). Memórias do Ensino de Ciências no Brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação. Revista do IMEA-UNILA, 2(2), 13–46.
Ogborn, J., Kress, G., Martins, I., & McGillicuddy, K. (1996). Explaining Science in the Classroom. Open University Press.
Pinhão, F., & Martins, I. (2016). Cidadania e Ensino de Ciências: questões para o debate. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 18, 9–29.
Reis-Barrella, A. (1998). O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PADCT: Um exercício de Análise de Política. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Rezende, F. & Ostermann, F. (2020). Hegemonic and counter-hegemonic discourses in science education from the perspective of a post-critical curriculum theory. Cultural Studies of Science Education, 15(3), 679–694.
Rodrigues, L. Z., Pereira, B., & Mohr, A. (2020). O documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP): dez razões para temer e contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20, 1–39.
Rodrigues, V. A. B., Linsingen I von & Cassiani, S. (2019). Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Educação e Fronteiras, 9(25), 71–91.
Rosa, K., & Mensah, F. M. (2016). Educational paythways of Black women physicists: Stories of experiencing and overcoming obstacles in life. Physical Review Physics Education Research, 12, 020113.
Rosa, K. (2019). Race, Gender and Sexual Minorities in Physics: Hashtag Activism in Brazil. In M. Pietrocola (ed), Upgrading Physics Education to Meet the Needs of Society. Cham, Switzerland: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-96163-7_15
Santos, W. L. P. (2008). Scientific Literacy: A Freirean Perspective as a Radical View of Humanistic Science Education. Science Education, 93(2), 361–382. https://doi.org/10.1002/sce.20301
Sasseron, L. H. & Duschl, R. (2016). Ensino de Ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Revista Investigações em Ensino de Ciências, 21(2), 52–67, http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p52
Schnetzler, R. P. (2002). A pesquisa em ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, 25(1), 14–24.
Selles, S. E. (2015). Quando as políticas curriculares e a pesquisa educacional mandam: reflexões sobre a colonização do trabalho docente. Boletim GEPEM (Online), 67, 100–117.
Selles, S. E. (2020). Processos históricos na consolidação da área de Educação em Ciências: por onde caminham os desafios. In E. B., Falcão & R.Vilanova (Orgs.). Educação em Ciências e Saúde: história, consolidação e perspectivas (pp. 215–236). Philae.
Stahelin, N., Accioly, I., & Sanchez, C. (2015). The promise and peril of the state in neoliberal times: implications for the critical environmental education movement in Brazil. Environmental Education Research, 28, 1–14.
Valadares, J. M., & Tavares, M. L. (2014). A formação intercultural para os povos indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): desafios e possibilidades Interacçoes, 31, 54–70.
Vilanova, R., Miranda, E., & Martins, I. (no prelo). Neoliberalism and science education, south of the Equator: perspectives from Brazil. Cultural Studies of Science Education.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Alberto Villani, Cristiano Mattos, Isabel Martins, Lúcia Helena Sasseron, Rosária Justi, Sandra Selles

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.