Impasses na sala de aula de ciências: a psicanálise pode auxiliar?

Authors

  • Alberto Villani Universidade de São Paulo
  • Marcelo Alves Barros Departamento de Física Universidade Estadual de Maringá
  • Sergio Mello Arruda Departamento de Física Universidade Estadual de Londrina

Abstract

Neste trabalho apresentaremos três diferentes situações de sala de aula de Física, caracterizadas pela presença de um impasse na  condução do processo de ensino. Com o auxílio de um referencial psicanalítico mostraremos que esses impasses tem uma raiz comum na posição assumida implicitamente e/ou inconscientemente pelos docentes. Mostraremos também como diferentes circunstâncias modificaram estas posições e produziram efeitos no processo de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-11-25

How to Cite

Villani, A., Barros, M. A., & Arruda, S. M. (2011). Impasses na sala de aula de ciências: a psicanálise pode auxiliar?. Brazilian Journal of Research in Science Education, 4(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4094

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>