Modelos de categorização, metafísica e cognição: aspectos teórico-metodológicos

Authors

  • Francisco Ângelo Coutinho Faculdade de Educação – UFMG
  • Eduardo Fleury Mortimer Faculdade de Educação – UFMG
  • Santer Alvares de Matos Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rogério Parentoni Martins Instituto de Biologia - UFCe

Keywords:

Categorização, metafísica, epistemologia, Ensino de Ciências.

Abstract

Este artigo, a partir da constatação de que o processo de categorização é básico para a cognição e, portanto, fundamental no processo de ensino/aprendizagem de ciências, apresenta o modelo clássico de categorização e a concepção metafísica subjacente a ele. Visando apontar algumas críticas e alternativas ao modelo clássico, o presente trabalho indica alguns aspectos da metafísica de processo com o intuito de demonstrar uma metafísica alternativa ao essencialismo. Nesse contexto, os argumentos, construídos a partir de conceitos e teorias da biologia e da química, relacionam-se a dois estudos de caso vinculados ao conceito de ecossistema. Um deles consiste num exame em torno de livros didáticos, enquanto o outro corresponde a uma análise sobre o entendimento do conceito de ecossistema por parte de alunos de pós-graduação em ecologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Ângelo Coutinho, Faculdade de Educação – UFMG

Professor do curso de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Eduardo Fleury Mortimer, Faculdade de Educação – UFMG

Professor do curso de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Santer Alvares de Matos, Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Rogério Parentoni Martins, Instituto de Biologia - UFCe

Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará

Published

2013-04-17

How to Cite

Coutinho, F. Ângelo, Mortimer, E. F., Matos, S. A. de, & Martins, R. P. (2013). Modelos de categorização, metafísica e cognição: aspectos teórico-metodológicos. Brazilian Journal of Research in Science Education, 13(1), 87–109. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4253

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>