Modelos de categorização, metafísica e cognição: aspectos teórico-metodológicos

Autores/as

  • Francisco Ângelo Coutinho Faculdade de Educação – UFMG
  • Eduardo Fleury Mortimer Faculdade de Educação – UFMG
  • Santer Alvares de Matos Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rogério Parentoni Martins Instituto de Biologia - UFCe

Palabras clave:

Categorização, metafísica, epistemologia, Ensino de Ciências.

Resumen

Este artigo, a partir da constatação de que o processo de categorização é básico para a cognição e, portanto, fundamental no processo de ensino/aprendizagem de ciências, apresenta o modelo clássico de categorização e a concepção metafísica subjacente a ele. Visando apontar algumas críticas e alternativas ao modelo clássico, o presente trabalho indica alguns aspectos da metafísica de processo com o intuito de demonstrar uma metafísica alternativa ao essencialismo. Nesse contexto, os argumentos, construídos a partir de conceitos e teorias da biologia e da química, relacionam-se a dois estudos de caso vinculados ao conceito de ecossistema. Um deles consiste num exame em torno de livros didáticos, enquanto o outro corresponde a uma análise sobre o entendimento do conceito de ecossistema por parte de alunos de pós-graduação em ecologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Ângelo Coutinho, Faculdade de Educação – UFMG

Professor do curso de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Eduardo Fleury Mortimer, Faculdade de Educação – UFMG

Professor do curso de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Santer Alvares de Matos, Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Rogério Parentoni Martins, Instituto de Biologia - UFCe

Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará

Publicado

2013-04-17

Cómo citar

Coutinho, F. Ângelo, Mortimer, E. F., Matos, S. A. de, & Martins, R. P. (2013). Modelos de categorização, metafísica e cognição: aspectos teórico-metodológicos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 87–109. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4253

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>