“Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências

Authors

  • Nilmara Braga Mozzer Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Analogias, similaridades, recursos didáticos, ensino de Ciências

Abstract

Este artigo apresenta uma ampla revisão da literatura nacional e internacional sobre analogias no ensino de Ciências. Seus objetivos principais são: diferenciar as analogias de outros tipos de similaridades e recursos didáticos frequentemente confundidos por professores, autores de livros e pesquisadores; explicitar e discutir os fundamentos teóricos relacionados às analogias e sua utilização no ensino; e discutir criticamente algumas das principais estratégias de uso das analogias como ferramentas de ensino. Neste sentido, buscamos preencher uma lacuna existente na literatura sobre o tema publicada no Brasil, na tentativa de contribuir para fomentar discussões entre pesquisadores da área de Educação em Ciências e para o desenvolvimento do conhecimento de professores de Ciências sobre analogias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nilmara Braga Mozzer, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora da área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto.

Rosária Justi, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais.

Published

2015-08-18

How to Cite

Mozzer, N. B., & Justi, R. (2015). “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Brazilian Journal of Research in Science Education, 15(1), 123–147. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4305

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>