Educar para a realidade: um desafio na formação de professores

Autores

  • Maisa Helena Altarugio Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Faculdade de Educação, Universidade de S. Paulo
  • Alberto Villani Departamento de Física Aplicada Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Faculdade de Educação, Universidade de S. Paulo
  • Leny Magalhães Mrech Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - Faculdade de Educação, Universidade de S. Paulo
  • Adelaide Faljoni-Alário Departamento de Bioquímica Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Interunidades Universidade de S. Paulo

Resumo

O objetivo desse estudo foi fazer uma leitura dos conteúdos embutidos nas falas de um grupo de professores participantes de um curso de capacitação em Química, que visava aprofundar os conceitos pedagógicos e químicos de maneira a favorecer ações efetivas dos docentes na sala de aula. Um elemento que emergiu de forma explícita ou implícita foi o conflito entre a proposta do curso e a realidade escolar na qual os professores se encontravam inseridos. Isso motivou uma ulterior investigação, sustentada por um referencial psicanalítico, sobre as maneiras como era visualizada pelos professores a realidade escolar e sobre as formas escolhidas para enfrentá-la. Algumas considerações gerais sobre os cursos de capacitação e as propostas curriculares concluem nossa apresentação dos resultados da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-09

Como Citar

Altarugio, M. H., Villani, A., Mrech, L. M., & Faljoni-Alário, A. (2011). Educar para a realidade: um desafio na formação de professores. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4064

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>