A argumentação em discussões sócio-científicas: reflexões a partir de um estudo de caso

Autores/as

  • Wildson L. P. dos Santos UNB
  • Eduardo Fleury Mortimer UFMG
  • Philip H. Scott

Resumen

Estudos vêm demonstrando a importância da argumentação no ensino de ciências, em particular, nas discussões de aspectos sócio-científicos. Neste artigo, apontamos como a argumentação pode contribuir em tais discussões e a necessidade do desenvolvimento de intervenções pedagógicas pelo professor que contribuam para aumentar a capacidade argumentativa dos alunos. A análise qualitativa de um estudo de caso, em que o professor planejou um debate para desenvolver a argumentação dos alunos, indica que o uso de perguntas que solicitem ao aluno que justifique os seus pontos de vista pode auxiliar para que eles percebam a necessidade de melhorar a sua argumentação. O estudo demonstra a dificuldade do professor em conduzir o discurso argumentativo em sala de aula e aponta a necessidade de serem desenvolvidas mais pesquisas que auxiliem os professores a melhorar a argumentação dos alunos.

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Publicado

2011-11-28

Cómo citar

Santos, W. L. P. dos, Mortimer, E. F., & Scott, P. H. (2011). A argumentação em discussões sócio-científicas: reflexões a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4191

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