Recursos online para a classificação sintático-semântica de verbos
teoria, métodos e aplicações
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38715Palavras-chave:
Classes verbais, Estrutura de eventos, Estrutura argumental, Recursos online, Léxicos digitais, Verbos de criaçãoResumo
Classes verbais são definidas na literatura em semântica lexical como grupos sintaticamente coerentes de verbos que também compartilham componentes de significado. Assim, a investigação de classes verbais leva a importantes descobertas sobre a interface sintaxe-semântica. Nessa perspectiva, a partir do trabalho fundador de Levin (1993) para o inglês, muitos autores desenvolveram análises para a classificação sintático-semântica de verbos em diferentes línguas. O objetivo deste artigo é fornecer uma visão geral de tais trabalhos, com foco naqueles que constituem recursos online de acesso aberto para a classificação sintático-semântica de verbos: VerbNet para o inglês, BVI para o basco, AnCoraVerb para o espanhol e o catalão, VerboWeb para o português brasileiro, CROVALLEX para o croata e VALLEX para o tcheco. O artigo revisa os pressupostos teóricos gerais sobre classificação de verbos compartilhados por todos os trabalhos apresentados e apresenta as características específicas de cada um, considerando o corpo de dados, as análises e metodologias específicas e os mecanismos de busca que eles fornecem. Por fim, o presente artigo oferece uma análise comparativa de duas classes verbais específicas (a saber, verbos de criação de imagem e verbos de criação e transformação), com base nos dados dos trabalhos citados acima. Embora esses recursos assumam uma abordagem léxico-semântica específica para classificação de verbos, eles fornecem dados e análises valiosos que podem ser úteis para pesquisas em diferentes perspectivas teóricas.
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