Uso de ferramentas da internet no processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita: possibilidades e desafios na visão de estudantes de Letras-Português na modalidade semipresencial
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.4.2.62-73Mots-clés :
Tecnologia, Ensino, Formação de ProfessoresRésumé
Na chamada sociedade da informação, o consumo de recursos digitais vem tornando-se cada vez mais constante e necessário. Dessa forma, também as escolas – públicas e particulares – estão sendo gradativamente informatizadas e as universidades brasileiras estão cada vez mais envolvidas em pesquisas e formação de profissionais para o uso desses recursos na educação. São exemplos os cursos de graduação semipresencial promovidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O presente trabalho pretendeu verificar como estudantes do curso de Letras-Português da instituição supracitada, na modalidade semipresencial, utilizam gêneros digitais e ferramentas da Internet, em seu cotidiano; como compreendem a importância do uso de gêneros digitais no processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita na escola; se pretendem (e como) utilizar os gêneros digitais em suas aulas de Língua Portuguesa. Participaram da pesquisa 40 estudantes, no total, de três municípios cearenses que abrigam os polos de ensino do sistema UAB/UFC (alguns deles já atuam como professores da educação básica). Foram analisadas discussões em fóruns virtuais temáticos da disciplina Gêneros Textuais e Ensino. Além disso, alguns estudantes, voluntariamente, responderam um questionário virtual, com questões específicas sobre o tema. Trata-se de um estudo preliminar, a partir do qual foi possível identificar o perfil desses estudantes, com relação ao uso de ferramentas da Internet, bem como as possibilidades e desafios apontados por eles, quando da aplicação da teoria em sua prática de ensino de Língua Portuguesa na escola. Embora haja um distanciamento entre teoria e prática, estamos vivenciando um estágio de mudanças, em que se torna cada vez mais necessário que os cursos de formação e aperfeiçoamento de professores os preparem para lidar com as possibilidades e os desafios de utilizar as tecnologias no ensino.
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Références
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