Alfabetização de adultos
Palavras-chave:
Alfabetização, AdultosResumo
Desde 1985 vem sendo desenvolvido, na Faculdade de Letras {FALE} da UFMG, uma pesquisa sobre alfabetização de adultos, surgida da iniciativa de três professores do Departamento de Linguística e Teoria da Literatura da FALE, sob cuja responsábilidade permaneceu até o primeiro semestre de 1987, quando o grupo de pesquisadores foi ampliado. Atualmente, o trabalho envolve professores da FAle (dos Departamentos de Linguistica, de Teoria da Literatura e de Letras Vernáculas) e da Faculdade de Educação (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino), cabendo ressaltar que, desde o seu início, vem contando com a participação de alunos da FALE, que atuam como bolsistas. Essa pesquisa tem como pressuposto básico a concepção segundo a qual dificuldades e erros não são aleatórios, mas decorrência imediata de hipóteses linguísticas com que operam os aprendizes. Nessa perspectiva, dificuldades e erros constituem “pistas” que favorecem a análise e reconstrução das hipóteses do aprendiz. Essa reconstrução possibilita o estabelecimento de parâmetros a serem utilizados na crítica e na reformulação do material utilizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.