O Arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth

Autores

Palavras-chave:

Interpretação de Raphael Rabello, Odeon de Ernesto Nazareth, Arranjo musical e improvisação, Choro na música popular brasileira

Resumo

Estudo comparativo entre os procedimentos composicionais de Ernesto Nazareth (1863-1934) no original de Odeon para piano de 1910 (NAZARETH e MAURÍCIO, 1968) e as práticas de performance e de arranjo pelo violonista de choro Raphael Rabello (1962-1995) no seu arranjo gravado em áudio comercial (NAZARETH e RABELLO, 1991) e em seu improviso gravado em vídeo não-comercial (RABELLO e NAZARETH, 1991). As análises das transcrições dessas gravações (NAZARETH e RABELLO, 2014; RABELLO e NAZARETH, 2014) revelam um tratamento livre da forma, alterações rítmicas, melódicas e harmônicas, e uma influência da linguagem idiomática do violão erudito e flamenco na performance de Raphael Rabello.

Biografia do Autor

  • Alvimar Liberato Nunes, Universidade Estadual de Minas Gerais, Belo Horizonte (UEMG)

    Alvimar Liberato Nunes é Professor da UEMG desde 1999, onde ensina violão erudito, co-repetição, acompanhamento, improvisação musical e tópicos em música popular. Bacharel e Mestre em Música pela UFMG, apresentou palestras na UFSJ e, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, em diversas cidades. Estudou harmonia e improvisação com Hélio Delmiro. Como violonista e guitarrista, tem tocado em grupos musicais como Phenix, Jazz Quintet, Zênit, Cordas e Batuques. Nos 10 anos que fez parte do Quinteto Tempos, gravou os CDs Toda Música e Balada para un loco. Como free lancer, tem se apresentado ou gravado com Raphael Rabello, Toninho Horta, Hélio Delmiro, Baby Do Brasil, Elba Ramalho, Vadim Brodisky, Fernando Sodré, Grupo Quarteto Vida, Nico Assumpção, Enéias Xavier, Kiko Continentino, Jorge Continentino, Nenem (Esdras), Lincon Cheib, Gabriel Grossi, André Queirós (Limão), Fausto Borém, Irio Junior e Nenê. Participou de máster classes de Leo Brouwer, Manuel Barrueco, Ivan Rijos, Fabio Zannon e Silvian Luc.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém (Belo Horizonte, Brasil, 1960) é Professor de Contrabaixo, Música de Câmara, Pesquisa em Música e Práticas de Performance na UFMG, onde criou o Mestrado em Música e a Revista Per Musi. Pesquisador do CNPq desde 1994, é Doutor em Contrabaixo pela University of Georgia e Mestre em Contrabaixo pela University of Iowa, EUA. Organizou o I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical (1999), o IV Encontro Internacional de Contrabaixistas (1996), o II Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (1996) e o I Concurso Nacional de Contrabaixistas (2002). Tem representado o Brasil nos principais eventos nacionais e internacionais do contrabaixo acústico (EUA em 1993, 1995, 1997, 1999 e 2001, França em 1994, Escócia em 1998). Tem apresentado trabalhos nos congressos da International Society of Bassists Convention, SBPC, Encontros Internacionais de Contrabaixo, Encontros Nacionais da ANPPOM, GAMUT Annual Meeting - Georgia Association of Music Theory. Tem publicado dezenas de artigos em importantes periódicos nacionais e internacionais nas áreas de performance, análise e musicologia histórica (veja Currículo Lattes no site do CNPq). Solista premiado diversas vezes no Brasil e no exterior, é contrabaixista do Trio Novarte e da Geraes Jazz ´round. Sua obra Uma Didática da Invenção foi premiada com o 3º Lugar no III Concurso Nacional de Composição para Contrabaixo (UFG, 2000). Coordenou duas vezes o Projeto Artista Visitante da UFMG com a Oficina UAKTI (1996) e a Oficina de Luteria de Contrabaixos para Crianças (2002).

Referências

ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. Campinas: UNICAMP, 1999 (Dissertação de Mestrado).

BELLINATI, Paulo. The Guitar works of Garoto. v.1. San Francisco: Guitar solo publications, 1991. p.18-21.

BEVAN, Michael. Aspects of interpretation and improvisation in the performance of Brazilian guitar music. Adelaide, Austrália: The University of Adelaide, Elder Conservatorium of Music, 2008 (Dissertação de Mestrado).

BORGES, Luís Fabiano Farias. Trajetória estilística do choro: o idiomatismo do violão de sete cordas, da consolidação a Raphael Rabello. Brasília: UnB, 2008 (Dissertação de Mestrado).

CASTRO-NEVES, Oscar. Rabello, Raphael. In: Guitar Solo Publications. Disponível em ww.gspguitar.com/jsp2/detailArtist.jsp?id=42. 2013 (Acesso em 10 de fevereiro, 2013).

DENYER, Ralph. The Guitar handbook. New York: Alfred A. Knopf, 1998.

GNATTALI, Radamés. Rabello, Raphael. In: Guitar Solo Publications. Disponível em ww.gspguitar.com/jsp2/detailArtist.jsp?id=42. 2013 (Acesso em 10 de fevereiro, 2013).

GUITAR SOLO PUBLICATIONS. Rabello, Raphael. Disponível em ww.gspguitar.com/jsp2/detailArtist.jsp?id=42. 2013 (Acesso em 10 de fevereiro, 2013).

LEITÃO, Egídio; SCHOOF, Kees. Música brasileira de A a Z. Ernesto Nazareth. In: http://musicabrasileira.org/ernestonazareth/ (Acesso em 9 de julho de 2013).

LUCIA, Paco de. Rabello, Raphael. In: Guitar Solo Publications. Disponível em ww.gspguitar.com/jsp2/detailArtist.jsp?id=42. 2013 (Acesso em 10 de fevereiro, 2013).

METHENY, Pat. Rabello, Raphael. In: Guitar Solo Publications. Disponível em ww.gspguitar.com/jsp2/detailArtist.jsp?id=42. 2013 (Acesso em 10 de fevereiro, 2013).

MOURA, Paulo. Rabello, Raphael. In: Guitar Solo Publications. Disponível em ww.gspguitar.com/jsp2/detailArtist.jsp?id=42. 2013 (Acesso em 10 de fevereiro, 2013).

SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A Canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras. São Paulo: Editora 34, 1997.

SETE CORDAS, Dino. Rabello, Raphael. In: Guitar Solo Publications. Disponível em ww.gspguitar.com/jsp2/detailArtist.jsp?id=42. 2013 (Acesso em 10 de fevereiro, 2013).

SILVA, Marcos César Santos. O violão do Brasil no século XX: o legado de Raphael Rabello. Salvador: Universidade Católica do Salvador 2010. (Monografia de Licenciatura em Música).

THOMPSON, Daniella. The corporate lyricist: Mangione stands in for Vinicius de Moraes; why? In: Daniella Thompson on Brazil. Disponível em www.daniellathompson.com/Texts/Investigations/Ubaldo_Mangione.htm. Publicado em 29 de junho, 2010 (Acesso em 15 de fevereiro, 2013).

Referências de partitura

NAZARETH, Ernesto; MAURÍCIO, Hubaldo. Odeon, tango brasileiro. Composição de Ernesto Nazareth e letra de Hubaldo Maurício. São Paulo: Editora Mangione & Filhos, 1968. (Partitura para piano solo).

NAZARETH, Ernesto; RABELLO, Raphael. Odeon, arranjo para para violão solo. Composição de Ernesto Nazareth em arranjo de Raphael Rabello. Transcrição de Alvimar Liberato e Fausto Borém. In: Per Musi. n.29. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p.114-121 (Partitura para violão solo).

RABELLO, Raphael; NAZARETH, Ernesto. Improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth. Transcrição de Alvimar Liberato Nunes e Fausto Borém. In: Per Musi. n.29. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p.122-128 (Partitura para violão solo).

Referência de áudio

NAZARETH, Ernesto; RABELLO, Raphael. Odeon, para para violão solo. In: Raphael Rabello & Dino 7 Cordas. Rio de Janeiro: Caju Music, 1991 (CD de áudio, 8493211; reditado pela Kuarup com o número KCD113).

RABELLO, Raphael; RABELLO, Amélia. Todas as canções. Composições de Raphael Rabello (música), Paulo César Pinheiro (letra) e Aldir Blanc (letra). Rio de Janeiro; Acari Records, 2002 (CD de áudio).

Referências de vídeo

RABELLO, Raphael; NAZARETH, Ernesto. Raphael Rabello brincando de Odeon. Raphael Rabello, violão; (músico não identificado), violão. 1991. Vídeo de José Pascoal Guimarães realizado em Belo Horizonte em 1991 (Vídeo não comercial com duração de 04 minutos e 19 segundos, postado no Youtube por “questchema” em 02 de junho de 2007).

RABELLO, Raphael. Raphael Rabello fala sobre sua performance. Vídeo de José Pascoal Guimarães realizado em Belo Horizonte em 1991 (Vídeo não comercial com duração de 01 47 minutos e 05 segundos em posse de Alvimar Liberato Nunes).

Downloads

Publicado

2014-11-20

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“O Arranjo E O Improviso De Raphael Rabello Sobre Odeon De Ernesto Nazareth”. 2014. Per Musi, nº 30 (novembro): 1-16. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38865.

Artigos Semelhantes

11-20 de 444

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.