O Fóton Está Nu: O Papel dos Livros Didáticos na Construção do Mundo Comum
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u155188Keywords:
Física Quântica, livros didáticos, análise de discursoAbstract
Dada a pluralidade ontológica associada à Teoria Quântica (isto é, a multiplicidade de interpretações da teoria), investigamos as abordagens de 22 livros didáticos de graduação no processo de composição de um possível mundo comum sobre radiação eletromagnética. No trabalho, alinhamo-nos, por um lado, às propostas de Eduardo Viveiros de Castro, Bruno Latour e Isabelle Stengers, defendendo que a realidade se dá por um processo cosmopolítico em que multinaturezas não transcendentais negociam para alcançar uma estabilização comum. Essas perspectivas colidem com uma metafísica central do modernismo: uma realidade fundamentada em uma natureza única e inata (chamada de cosmopolita). Por outro lado, partimos da Filosofia da Linguagem de Bakhtin para analisar o estilo de discurso citado dos livros. A análise principal do texto se dá no sentido de identificar se os livros são cosmopolitas ou cosmopolíticos, e se as fronteiras do discurso citado estão explícitas ou apagadas. Os resultados encontrados em nossa análise indicam que não há uma proposição de radiação eletromagnética estabilizada ontologicamente, quando consideramos todos os livros didáticos. No entanto, como a maioria desses mesmos livros esconde os limites entre as proposições, é evidente que os autores simulam que há um consenso na comunidade científica a respeito de sua ontologia.
Downloads
References
Apple, M. (2018). Ideology and curriculum (4th ed.). Routledge.
Auler, D., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê? ENSAIO – Pesquisa Em Educação Em Ciências, 3(1), 1–17. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030203
Auletta, G., Fortunato, M., & Parisi, G. (2009). Quantum Mechanics: into a modern perspective. Cambridge University Press.
Bachelard, G. (1938). La Formation de l’esprit scientifique: contribution à une psychanalyse de Ia connaissance objective. Vrin.
Badino, M., & Navarro, J. (2013). Research and Pedagogy: A History of Quantum Physics through Its Textbooks. Edition Open Access.
Bakhtin, M. (1986a). Marxism and the Philosophy of Language. Harvard University Press.
Bakhtin, M. (1986b). Speech Genres and Other Late Essays. University of Texas Press.
Bakhtin, M. (2011). A Estética da Criação Verbal. Martins Fontes.
Bakhtin, M. (2017). Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Editora 34.
Batista, G. L. F., Drummond, J. M. H. F., & Freitas, D. B. (2015). Fontes primárias no ensino de física: considerações e exemplos de propostas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32(3), 663–702. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n3p663
Bencze, L., Pouliot, C., Pedretti, E., Simonneaux, L., Simonneaux, J., & Zeidler, D. (2020). SAQ, SSI and STSE education: defending and extending “science-in-context.” Cultural Studies of Science Education, 15(3), 825–851. https://doi.org/10.1007/s11422-019-09962-7
Blaser, M. (2016). Is Another Cosmopolitics Possible? Cultural Anthropology, 31(4), 545–570. https://doi.org/10.14506/ca31.4.05
Blokhintsev, D. I. (1964). Quantum Mechanics. D. Reidel Publishing Company.
Bohm, D. (1951). Quantum Theory. Prentice Hall, Inc.
Bohr, N. (1995). Física atômica e conhecimento humano: ensaios 1932–1957. Contraponto.
Born, M. (1926). Zur Quantenmechanik der Stoßvorgänge. Zeit Physik, 37, 863–867. https://doi.org/10.1007/BF01397477
Caruso, F., & Oguri, V. (2006). Física Moderna: Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos. Elsevier Editora LTDA.
Castro, E. V. de. (1996). Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, 2(2), 115–144. https://doi.org/10.1590/s0104-93131996000200005
Chaib, J. P. M. C., & Assis, A. K. T. (2007). Distorção da obra eletromagnética de Ampère nos livros didáticos. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(1), 65–70. https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000100012
Cohen-Tannoudji, C., Diu, B., & Laloë, F. (1991). Quantum Mechanics. Wiley.
Collins, H. M., & Evans, R. (2002). The third wave of science studies: Studies of expertise and experience. Social Studies of Science, 32(2), 235–296. https://doi.org/10.1177/0306312702032002003
de Broglie, L. (1924). A tentative theory of light quanta. The Philosophical Magazine, 47(278), 446–458. https://doi.org/10.1080/14786442408634378
Dushman, S. (1938). The Elements of Quantum Mechanics. John Wiley & Sons.
Einstein, A. (1987). The Collected Papers of Albert Einstein (vol. 2). Princeton University Press.
Eisberg, R., & Resnick, R. (1985). Quantum Physics of Atoms, Molecules, Solids, Nuclei and Particles. John Wiley and Sons.
Feynman, R., Leighton, R., & Sands, M. (2006). The Feynman Lectures on Physics (2nd ed., Vol. 3). Pearson Education.
Freire Jr, O., Pessoa Jr., O., & Bromberg, J. L. (2011). Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais. EDUEPB, Livraria da Física.
Gasiorowicz, S. (2003). Quantum Physics (3rd ed.). John Wiley & Sons.
Goswami, A. (1997). Quantum Mechanics (2nd ed.). Waveland Press, Inc.
Gottfried, K., & Yan, T.-M. (2003). Quantum Mechanics: Fundamentals (2nd ed.). Springer.
Greiner, W. (2001). Quantum Mechanics An Introduction (4th ed.). Springer.
Griffiths, D. J. (2005). Introduction to Quantum Mechanics (2nd ed.). Pearson Prentice Hall.
Hodson, D. (2003). Time for action: Science education for an alternative future. International Journal of Science Education, 25(6), 645–670. https://doi.org/10.1080/09500690305021
Jammer, M. (1966). The Conceptual Development of Quantum Mechanics. McGraw-Hill Book Company.
Jammer, M. (1974). The philosophy of quantum mechanics: the interpretations of quantum mechanics in historical perspective. John Wiley & Sons.
Kuhn, T. (1996). The structure of Scientific Revolutions (3rd ed.). The University of Chicago Press.
Landau, L. D., & Lifshitz, E. M. (1977). Quantum Mechanics Non-Relativistic Theory (3rd ed.). Pergamon Press.
Langhi, R., & Nardi, R. (2007). Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24, 87–111. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6055
Latour, B. (1993). We have never been modern. Harvard University Press.
Latour, B. (1999). Pandora’s Hope: Essays on the reality of Science Studies. Harvard University Press.
Latour, B. (2004a). Politics of Nature: How to bring Science into Democracy. Harvard University Press.
Latour, B. (2004b). Whose cosmos, which cosmopolitics? Comments on the Peace Terms of Ulrich Beck. Common Knowledge, 10(3), 450–462. https://muse.jhu.edu/article/171401
Latour, B. (2017a). Anthropology at the Time of the Anthropocene: A Personal View of What Is to Be Studied. In M. Brightman, & J. Lewis (Eds.), The Anthropology of Sustainability (1st ed., pp. 35–49). Palgrave MacMillan. https://doi.org/10.1057/978-1-137-56636-2
Latour, B. (2017b). Où atterir? Comment s’orienter en politique. La Découverte.
Latour, B., & Woolgar, S. (1986). Laboratory Life: The construction of scientific facts. Princeton University Press.
Lemke, J. L. (2001). Articulating communities: Sociocultural perspectives on science education. Journal of Research in Science Teaching, 38(3), 296–316. https://doi.org/https://doi.org/10.1002/1098-2736(200103)38:3<296::AID-TEA1007>3.0.CO;2-R
Liboff, R. L. (2003). Introductory Quantum Mechanics (4th ed.). Addison Wesley.
Lima, N., Cavalcanti, C., & Ostermann, F. (2020). Concepções de Dualidade Onda-Partícula: Uma proposta didática construída a partir de trechos de fontes primárias da Teoria Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43, 1–16. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0270
Lima, N. W., & Nascimento, M. M. (2022). Not Only Why but Also How to Trust Science: Reshaping Science Education Based on Science Studies for a Better Post-pandemic World. Science and Education, 31, 1363–1382. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00303-1
Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2017). Física Quântica no ensino médio: uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM 2015. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 34(2), 435–459. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p435
Lima, N. W., Souza, B. B. De, Cavalcanti, C. J. de H., & Ostermann, F. (2018). Um Estudo Metalinguístico sobre as Interpretações do Fóton nos Livros Didáticos de Física Aprovados no PNLDEM 2015: Elementos para uma Sociologia Simétrica da Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(1), 331–364. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181331
Martins, I. (2006). Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-Posições, 17(1), 117–136. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643659
Martins, R. de A., & Rosa, P. S. (2014). História da teoria quântica - a dualidade onda-partícula, de Einstein a De Broglie. Livraria da Física.
McKissack, P., McKissack, F., & Connelly, G. (1987). The King’s New Clothes. Childrens Pr.
Merzbacher, E. (1998). Quantum Mechanics (3rd ed.). John Wiley & Sons.
Messiah, A. (1961). Quantum Mechanics. North-Holland Publishing Company.
Montenegro, R. L., & Pessoa Jr., O. (2002). Interpretações da teoria Quântica e as concepções dos alunos do curso de Física. Investigações em Ensino de Ciências, 7(2), 107–126. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/564
Olesko, K. M. (2006). Science Pedagogy as a Category of Historical Analysis: Past, Present, and Future. Science & Education, 15, 863–880. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/s11191-005-2014-8
Ostermann, F., de H. Cavalcanti, C. J., Nascimento, M. M., & Lima, N. W. (2023). Speech analysis under a Bakhtinian approach: Contributions to research on physics education. Physical Review Physics Education Research, 19(1), e10141, 1–24. https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.19.010141
Pereira, P. do N., Guerini, S. C., & Sá-Silva, J. R. (2019). Os conteúdos de Física Moderna em livros didáticos de Física do Ensino Médio. Debates Em Educação, 11(24), 106–124. https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7656
Pessoa Jr., O. (2003). Conceitos de Física Quântica. Livraria da Física.
Pessoa Jr, O. (2009). A Classificação das Diferentes Posições em Filosofia da Ciência. Cognitivo-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia, 6(1), 54–60. https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/5809
Planck, M. (2000). Sobre a lei de distribuição de energia no espectro normal. Revista Brasileira de Ensino de Física, 22, 538–542.
Richtmyer, F. K., & Kennard, E. H. (1947). Introduction To Modern Physics (4th ed.). McGraw-Hill Book Company.
Sakurai, J. J. (1994). Modern Quantum Mechanics. Addison Wesley.
Santos, W. L. P. dos, & Mortimer, E. F. (2002). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2(2), 110–132. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202
Schiff, L. I. (1949). Quantum Mechanics. McGraw-Hill Book Company.
Schrodinger, E. (1933). The fundamental idea of wave mechanics - Nobel Lectures. https://www.nobelprize.org/uploads/2017/07/schrodinger-lecture.pdf
Setlik, J. (2022). Leitura e formação inicial de professores de Física: o que apontam as diretrizes curriculares de formação? Ciência & Educação (Bauru), 28, e22053, 1–14. https://doi.org/https://doi.org/10.1590/1516-731320220053
Shankar, R. (1994). Principles of Quantum Mechanics (2nd ed.). Plenum Press.
Shiva, V. (1993). Monocultures of the Mind: Perspectives on Biodiversity and Biotechnology. Zed Books.
Simon, J. (2016). Textbooks. In B. Lightman (Ed.), A Companion to the History of Science (pp. 400–413). John Wiley & Sons, Ltd.
Stengers, I. (1993). L’invention des sciences modernes. Éditions La Découverte.
Stengers, I. (1996). Cosmopolitiques. Tome 1: La guerre des sciences. La Découverte-Les Empêcheurs de Penser en Rond.
Stengers, I. (2007). La proposition cosmopolitique. In J. Lolive & O. Soubeyran (Eds.), L’émergence des cosmopolitiques (1st ed., pp. 45–68). La Découverte.
Trein, P. M., Vazata, P. A. V., & Lima, N. W. (2020, November 9–13). Dualidade onda-partícula em livros didáticos do Ensino Superior e sua relação com artigos originais: uma análise de sociologia simétrica de Educação em ciências. XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), Florianópolis, Santa Catarina.
Vazata, P. A. V., Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2018, January 27–February 1). Proposta de um dispositivo analítico para avaliação da estabilização ontológica de um actante em livros didáticos à luz dos estudos da ciência de Bruno Latour. XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Salvador, Bahia.
Vazata, P. A. V., Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2019, June 25–28). A Natureza da Luz no Contexto Clássico e Moderno: Uma análise de enunciados de um Livro de Física aprovado no PNLDEM 2018 a partir dos Estudos da Ciência de Bruno Latour. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Natal Rio Grande do Norte.
Vazata, P. A. V., Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. de H. (2020). Onda ou Partícula? Um Estudo das Trajetórias Ontológicas da Radiação Eletromagnética em Livros Didáticos de Física da Educação Básica. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20, 855–885. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u855885
Vilanova, R. (2014). Discursos da cidadania e educação em ciências nos livros didáticos. Revista Ensaio, 15(2), 141–154. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150209
Whitehead, A. N. (1925). Science and the Modern World. Pelican Mentor Book.
Yacoubian, H. A., & Hansson, L. (Eds.). (2020). Nature of Science for Social Justice. Springer. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/978-3-030-47260-3
Yamazaki, S. C., Angotti, J. A. P., & Delizoicov, D. (2017). Aprender como Ensinar Física através do Livro Texto de Ciclo Básico Universitário: um Fenômeno Didático em questão. Amazônia (UFPA), 13(28), 5–22. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4875
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Pedro Antônio Viana Vazata, Paula Malcum Trein, Nathan Willig Lima, Fernanda Ostermann
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.