A crônica da disciplina: uma experiência na formação de professores de ciências
Resumen
Tendo como referência a conceituação de professor reflexivo, foi desenvolvida, no decorrer do 1o semestre de 2000, uma experiência didática numa das disciplinas do curso de licenciatura na UFSCar, com o propósito de ajudar os licenciandos a planejar, refletir sobre e interpretar sua prática de ensino. A experiência consistiu na elaboração sistemática, pelos professores da disciplina e por dois pesquisadores, de textos relatando e interpretando episódios ocorridos em sala de aula, nos estágios e nos encontros extra-classe com os estudantes. Esses textos eram distribuídos aos licenciandos em cada aula subseqüente e, eventualmente, comentados. O presente estudo analisa os efeitos que esses textos provocaram nos futuros professores e fornece pistas para os pesquisadores que pretendem atuar na formação inicial de professores, na perspectiva de uma prática reflexiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.