A Melodia do Silêncio na Harmonia das Ilusões: Funções e Expressões na Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u779809Palavras-chave:
Epistemologia, silêncio, Harmonia das IlusõesResumo
No presente ensaio, investigam-se as funções e expressões do silêncio apresentadas no conceito de Harmonia das Ilusões (HdI), cunhado por Ludwik Fleck (1896–1961), em sua possível interface pedagógica, sinalizando contribuições para a Educação em Ciências. Para tal, desenvolveu-se uma análise do seu livro “Gênese e desenvolvimento de um fato científico” tendo em vista compreensões relativas ao silêncio como categoria da HdI — explicitando-as nos exemplos correspondentes aos elementos que a estruturam numa articulação com a práxis pedagógica. Isso possibilitou evidenciar o silêncio em sua interface com a Educação em Ciências, expresso como: silêncio do “impensável e inimaginável”; silêncio das exceções ou complicações; silêncio da conveniência; silêncio da reinterpretação e silêncio inerente à cultura. Assim, foram atribuídas funções e expressões epistemológicas e pedagógicas do silêncio na Educação em Ciências, contribuindo para o aprofundamento teórico-metodológico de alguns aspectos da obra de Fleck.
Downloads
Referências
Alves, A. H. B., & Silva, A. F. G. (2015). Manifestações de Obstáculos Gnosiológicos para a Seleção de Conteúdos na Implementação de um Currículo Crítico em Ciências Naturais. Alexandria — Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 8(1), 181–207. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p181
Angotti, J. A. P. (1993). Conceitos Unificadores e Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 15(1–4), 191–198. http://sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol15a20.pdf
Auler, D., & Delizoicov, D. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, 21(45), 275–296. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525
Auler, D. (2018). Cuidado! Um cavalo viciado tendo a voltar para o mesmo lugar. Appris.
Bomfim, M. G. (2021). As contribuições da Abordagem Temática Freireana para a superação de Obstáculos Gnosiológicos na Educação de Jovens e Adultos em Ilhéus/BA. In S. T. Gehlen, A. P. Solino, J. S. Santos, & J. C. L. Milli. (Orgs.), Paulo Freire no Ensino de Ciências: Trajetórias formativas na Costa do Cacau da Bahia (pp. 101–115). CRV.
Brito, F. L. C. B., & Rosa, J. M. (2018). “OS LEPROSOS DOS ANOS 80”, “CÂNCER GAY”, “CASTIGO DE DEUS”: homossexualidade, AIDS e capturas sociais no Brasil dos anos 1980 e 1990. Revista Observatório, 4(1), 751–778. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3175/12514
Delizoicov, D., Castilho, N., Cutolo, L. R. A., Ros, M. A. Da & Lima, A. M. C. (2002). Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, 19(spe.), 52–69. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10054
Fleck, L. (1986). La génesis y el desarrollo de um hecho científico. Alianza Editorial.
Fleck, L. (2010). Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Fabrefactum.
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido (17ª ed.). Paz e Terra.
Gustsack, F. (2008). Invasão Cultural. In D. R. Streck, E. Redin, & J. J. Zitkoski (Orgs.), Dicionário Paulo Freire (pp. 237–239). Autêntica Editora.
Japiassú, H., & Marcondes, D. (2001). Dicionário básico de Filosofia (3ª ed.). Jorge Zahar Editor.
Lima, N. W., Vazata, P. A. V., Ostermann, F., Cavalcanti, C. J. H., & Guerra, A. (2019). Educação em Ciências nos Tempos de Pós-Verdade: Reflexões Metafísicas a partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19(u), 155–189. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u155189
Lorenzetti, L. (2008). Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91657
Lorenzetti, L., Muenchen, C., & Slongo, I. I. P. (2018) A crescente presença da epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em educação em ciências no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, 11(1). https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6041/pdf
Magalhães, R., Solino, A. P., Sousa, P. S. de, Fonseca, K. N., Novais, E. da S. P., & Gehlen, S. T. (2016). Situações-limite na Formação de Professores de Ciências na perspectiva freireana: da percepção da realidade à dimensão pedagógica. Investigações em Ensino de Ciências, 21(3), 127–151. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/671
Magoga, T. (2017). Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar à luz da epistemologia de Fleck (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM). https://repositorio.ufsm.br/handle/1/12753
Martins, A. F. P. (2020). A Obra Aberta de Ludwik Fleck. Revista Brasileira De Pesquisa em Educação em Ciências, 20(u), 1197–1226. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11971226
Milli, J. C. L. (2019). A Investigação Temática à luz da Análise Textual Discursiva: em busca da superação do Obstáculo Praxiológico do Silêncio (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UESC). http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201710065D.pdf
Miranda, O. D. (2019). Avanço do periélio de Mercúrio – O primeiro sucesso da teoria da Relatividade Geral de Einstein. Conexões — Ciência e Tecnologia, 13(2), 7–20.
Muenchen, C. (2010). Disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria — RS (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93822
Osowski, C. I. (2008). Cultura do Silêncio. In D. R. Streck, E. Redin, & J. J. Zitkoski (Orgs.), Dicionário Paulo Freire (pp. 110–112). Autêntica Editora.
Redin, E. (2010). Silêncio. In D. R. Streck, E. Redin, & J. J. Zitkoski (Orgs.), Dicionário Paulo Freire (2ª ed.) revista e ampliada. Autêntica Editora.
Rodrigues, D. A. M., & Leite, R. C. M. (2019). O silêncio que ninguém ouviu: análise do enfoque CTSA nas concepções e práticas de professores premiados em um evento ambiental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 19(1), 45–69. http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/439
Rosa, S. E., & Auler, D. (2016). Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS. Alexandria — Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(2), 203–231. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p203
Rosa, S. E., & Strieder, R. B. (2019). Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação. Linhas Críticas, 25(u), 124–149. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19701
Santos, J. S., & Gehlen, S. T. (2022). As relações teórico-metodológicas entre Freire e Dussel e suas contribuições para uma práxis axiológico-transformadora. Pro-Posições, 33(u), e20200022 1–27. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669249
Schäfer, L., & Schnelle, T. (2010). Introdução – Fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck na teoria da ciência. In L. Fleck, Gênese e desenvolvimento de um fato científico (pp. 1–36). Fabrefactum.
Scheid, N. M. J. (2006). A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de ciências biológicas (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/89104
Slongo, I. I. P. (2004). A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88012
Streck, D. R. (2008). Pedagogia(s). In D. R. Streck, E. Redin, & J. J. Zitkoski (Orgs.), Dicionário Paulo Freire (pp. 311–313). Autêntica Editora.
Stuani, G. M. (2016). Abordagem Temática Freireana: uma concepção de formação permanente dos professores de Ciências (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171696
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Júlio César Lemos Milli, Simoni Tormöhlen Gehlen, Carlos Alberto Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.