v. 14 n. 32 (2024): Set/Dez

					Visualizar v. 14 n. 32 (2024): Set/Dez
Publicado: 2024-10-21

Edição completa

Editorial

  • Máscaras e mascaramentos performativos entre formas, manifestações e aparições diversas

    Bya Braga , Marcelo Rocco, Júlia Camargos , Tamira Mantovani
    7-12
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.54530

Dossiê

  • NÓS, CARETOS MENINAS a inclusão feminina nas mascaradas de rua

    Silvia Sueli Santos da Silva, Wellingson Valente dos Reis
    13-35
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52776
  • O gênero da máscara desfigurações no Reisado de Caretas da Família Ramos em Canindé

    Ribamar José de Oliveira Junior
    36-62
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52756
  • O signo-carranca na artesania afetiva da Dama do Barro Leituras em torno dos processos criativos de Ana das Carrancas

    Roberta de Sousa Mélo, Rafael de Oliveira Rodrigues
    63-84
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52745
  • Experiências, esculturas e máscaras

    Elisa Rossin
    85-105
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52747
  • (Des)Mascaramentos uma análise de três cenas teatrais do Pigmalião Escultura que Mexe

    Mariliz Regina Schrickte
    106-127
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52741
  • Mascaramento, memória e objetos afetivos Uma cartografia de processos de criação

    Anibal Pacha, Larissa Latif Plácido Saré
    128-151
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52654
  • À procura do estado bufão no mascaramento bufo

    André Alencar, Ana Caldas Lewinsohn
    152-174
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52655
  • Coleção de máscaras literalidade, virtualidade e pluralidade da máscara no jogo das identidades entre performance moderna e contemporânea

    Ricardo Maurício Gonzaga
    175-201
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52673
  • A Era de Ouro do Théâtre du Soleil processo criativo e corpos-máscaras no espetáculo de 1975

    Fausto Roberto Poço Viana, Juliana de Lima Birchal
    202-227
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52742
  • Peles e panos da cena Performance Sulcos e a materialidade do grau zero do figurino

    Ana Hoffmann
    228-252
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52671
  • O sumiço da menina, o aparecimento da mãe e o nascimento do mito em A festa da menina morta (2008) imagens-espelho e persona

    Florence Dravet, Maria Eduarda Affonso
    253-271
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52376
  • A máscara no cinema psicanálise e feminismo em Bela Vingança

    Roberta Oliveira Veiga, Sthael Gomes dos Santos Patrício
    272-300
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52754

Artigos - Seção aberta

  • Vestígios de uma Missão presenças, vazios e memórias

    Bruno de Oliveira da Silva
    311-327
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52170
  • Atuação profissional da(o) egressa(o) do curso de Graduação em Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da UFMG desde sua criação em 2010 um campo em construção

    Ana Cristina Carvalho Pereira, Márcia Strazzacappa
    328-353
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.51045
  • Cicatrizes da Memória arte, natureza e violência nas obras de Ana Mendieta, Enrique Ramírez, Ayrson Heráclito, Danilo Barata e Giselle Beiguelman

    Priscila Almeida Cunha Arantes
    354-375
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.46296
  • Na espiral de uma escuta noturna poesia e topologia em Mebs/Caraxia

    Caroline Alciones de Oliveira Leite
    376-399
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.51852
  • Entre objetos e gestos, a estética do vulgar

    Laura Fonseca de Castro
    400-417
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52667
  • A criatividade da complexidade uma abordagem a partir da Cosmologia Evolucionária de Charles Sanders Peirce (1839-1914)

    Romilson Marco dos Santos
    418-445
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48365
  • Como quem escreve desejando presença entre conceitos e práticas artísticas autonarrativas

    Inácio Manoel Neves Frade da Cruz, Helena Frade
    446-471
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52468
  • Ko’ko Bernaldina e sua performance Macuxi cantada

    Vanessa Augusta do Nascimento Brandão, Ananda Machado
    472-488
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52622
  • Retratos fantasmas e outros retratos

    José Antônio Orlando
    489-512
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.51689

Ensaio visual

  • Ensaio Visual Processo de criação dos mascaramentos de Matias e a Estrada Infinita do Tempo

    Anderson Ferreira
    513-526
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52739
  • Experienciar a máscara colonial corpografia de um corpo negro violentado pelo real

    Rafael Campos, Thiago Liberdade
    527-554
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52663
  • Água Grande colagens poéticoinvestigativas de uma cidade que nasce nas margens e deságua no Rio

    Juliana Gama de Brito Assumpção
    555-569
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52491
  • Construindo moradas

    Mariana Fonseca Laterza
    570-595
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48595

Resenha

  • Arte e imaginação nos mundos negros por Anne Lafont

    Pedro Ernesto Freitas Lima
    301-310
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52767