v. 8 n. 1 (2018)

Capa RDES v8n1
Publicado: 11-07-2018

Editorial

Artigos

  • Práticas alternativas na formação de professores universitários

    Claudia Finkelstein
    15-26
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2271
  • O démarche ergológico na análise da atividade de trabalho do professor universitário

    Daniel Fabián Roca Flores Pinto, Daisy Moreira Cunha, Rogério Cunha Campos
    27-42
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2210
  • Carreiras docentes no stricto sensu um estudo em instituição privada de ensino superior

    Zélia Miranda Kilimnik, Anderson de Souza Sant'Anna, Silvino Paulino dos Santos Neto
    43-60
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2312
  • Educação inclusiva de estudantes surdos na Universidade Federal de Sergipe

    Christianne Rocha Gomes, Joilson Pereira da Silva, Rita de Cácia Santos Souza
    61-76
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2390
  • O ensino de Libras no curso de Pedagogia desafios, avanços e o papel do intérprete educacional

    Leandro Silva de Paula
    77-91
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2431
  • Análise da organização curricular do curso de Psicologia história e currículo

    Marianne Oliveira Gonçalves, Renata Meira Véras
    92-107
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2411
  • Relato de experiência da disciplina “Administração da Produção”, ofertada exclusivamente em inglês para graduandos da UFMG – campus Montes Claros

    Giovanni Campos Fonseca, André Luiz Mendes Athayde, Igor Andrade Dias, João Victor de Oliveira e Souza
    108-124
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2365
  • Inovação no curso de Enfermagem da UFMG relatos da implantação de uma disciplina a distância

    Durcelina Ereni Pimenta Arruda, Márcia dos Santos Pereira
    125-150
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2330
  • Testando novas metodologias de aprendizagem para o ensino de Embriologia Humana relato de experiência e percepção dos discentes

    Lidia Cristina Villela Ribeiro
    151-165
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2446
  • Roda de conversa sobre as práticas de educação em saúde com um grupo de acadêmicos do curso de Medicina

    Alessandra Regina Müller Germani, Lissandra Glusczak, Silvane Nenê Portela, Maristela Vilas Boas Fratucci
    166-178
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2393
  • A teoria e a prática caminhando de mãos dadas a experiência docente no eixo Integração Ensino, Serviço e Comunidade

    Rafael Rodrigues da Silva, Raquel de Lima Santos, Jamile Ferro de Amorim
    179-188
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2443
  • Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade relato de experiência sobre articulações necessárias

    Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Elizabeth Costa Dias, Eliane Dias Gontijo
    189-204
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2339
  • Concepções de manejo de resíduos químicos por parte de um grupo de licenciandos em Química do CAA/UFPE

    Yrailma katharine de Sousa, Regina Célia Barbosa de Oliveira, Agilson Nascimento de Souza
    205-225
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2337
  • Trabalhando o Projeto Político-Pedagógico com professores em formação do curso de Ciências Biológicas relato de uma experiência

    Mônica da Silva Gallon, Melissa Guerra Simões Pires, José Luís Schifino Ferraro
    226-241
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2413
  • Ensino de evolução biológica por uma perspectiva integradora uma proposta didática para formação inicial

    Thais Benetti de Oliveira, Beatriz Ceschim, Ana Maria de Andrade Caldeira
    242-262
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2383

Artigos de opinião

  • Transformações no ensino superior a docência como objeto de estudo

    Marcelo Valério
    263-271
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2403

Entrevistas

  • O Giz na UFMG entrevista com os professores Ângelo de Moura Guimarães e Antônio Mendes Ribeiro

    Ângelo de Moura Guimarães, Antônio Mendes Ribeiro, Ariane Barbosa Lemos, Rafaela Esteves Godinho Leal
    272-281
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2560

Resumos de dissertações e de teses