v. 8 n. 2 (2018)

					Visualizar v. 8 n. 2 (2018)
Publicado: 10-12-2018

Editorial

Artigos

  • Didática freireana no Ensino Superior uma experiência na disciplina de Didática

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2456
    Alessandra Galve Gerez, Débora Monteiro do Amaral, Itamar Mendes da Silva, Valter Martins Giovedi
    14-29
  • Ensino de Engenharia Civil uma prática de manufatura de concreto que perpassa discussões sobre sustentabilidade e pensamento crítico

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2525
    Alaor Valério Filho, Ânderson Martins Pereira, Carlos Alfredo Barcellos Bellinaso, Daniela Giffoni Marques
    30-43
  • Interdisciplinaridade entre Psicologia e Direito grupo de estudos como ferramenta de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2440
    Jéssica Beatriz Silva Lopes, Elisa Soares Maia, Laura Cristina Eiras Coelho Soares
    44-59
  • Proposta de sequência didática para disciplina de Química Geral explorando o uso de tecnologias digitais

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2519
    Julliane D. Yoneda, José Augusto Oliveira Huguenin
    60-77
  • O ensino de Filosofia a distância no curso de especialização da UFBA relato de experiências

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2487
    Carlos Eduardo Gomes Nascimento
    78-98
  • Programa de excelência acadêmica (PROEX) um relato de como se tornar um professor formador na educação superior

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2517
    Paula Cortezi Schefer Cardoso, Simone Sarmento
    99-118
  • O uso de tecnologia no ensino e na aprendizagem de Cálculo Diferencial

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2444
    Gisele Scremin, Marli Teresinha Quartieri, Eniz Conceição Oliveira, Jorge Luis Palacios Felix
    119-139
  • Uso do mapa conceitual como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2452
    Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa, Selme Silqueira de Matos
    140-155
  • Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2359
    Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Bárbara Rodrigues Toneli, Álisson Oliveira dos Santos, Rodrigo Pastor Alves Pereira
    156-177
  • Intervenção em Matemática Educativa orientada às práticas de ensino um aporte à sua conceitualização e desenho

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2497
    Victoria Mesa, Verónica Molfino, Cristina Ochoviet, Verónica Scorza
    178-194
  • Aprendizagem baseada em problemas integrando a prática com a teoria no ensino da Medicina Veterinária

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2458
    Silvana Bellini Vidor, Elissandra da Silveira, Emerson Antonio Contesini, Elaine Turk Faria
    195-210
  • Mapeamento de produções brasileiras sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2436
    Jefferson Dantas de Oliveira, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
    211-227
  • A leitura nas práticas de letramento acadêmico: estratégias de análise e compreensão

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2478
    Marcela Tavares de Mello
    228-244
  • O docente de Enfermagem e sua percepção sobre as ações integrativas na Saúde e na formação interprofissional

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2464
    John Victor dos Santos Silva, Mara Cristina Ribeiro
    245-261
  • Por uma metodologia de ensino jurídico que valorize a diversidade racial, dentro e fora da sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2427
    Poliana da Silva Ferreira
    262-279

Artigos de opinião

  • Biólogo ou professor de Biologia? A formação de licenciados em Ciências Biológicas no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2488
    Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
    280-287

Entrevistas

  • Entrevista com a professora Juliane Corrêa sobre a história do Giz

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2590
    Juliane Corrêa, Maria José Batista Pinto Flores, Paulo Mariano Eulálio Campos
    288-297

Resumos de dissertações e de teses

  • A prática como componente curricular na formação de professores de Geografia

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2542
    João Carlos de Lima Neto
    298-299
  • Modelagem Matemática nas licenciaturas em Matemática das universidades estaduais do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2564
    Wellington Piveta Oliveira
    300-301
  • Espaço europeu de ensino superior e a questão da cidadania europeia

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2567
    Rogério Duarte Fernandes dos Passos
    302-303
  • Convergindo olhares para a formação continuada de professores da Educação Básica no percurso da pós-graduação

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2571
    Janaína Dias Godinho
    304-305
  • Configurações identitárias dos bacharéis-professores em Direito no Ensino Superior o ser docente

    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2521
    Eliana Freire do Nascimento
    306-307