Editorial

Authors

Keywords:

editorial

Abstract

Os tempos de pandemia de COVID-19, vivenciados desde 2020, nos colocaram em várias situações de risco. Entre elas, professores e alunos, em diferentes níveis de ensino foram expostos, muitas vezes pela primeira vez, a contextos de ensino-aprendizagem formal mediado pelas tecnologias digitais. Outros professores e alunos já habituados ao uso delas em sala de aula se viram diante de uma rotina cansativa de exposição a essas tecnologias. Vários problemas, de naturezas diferentes, surgiram ou retornaram no ensino remoto, como a gestão do tempo, a adequação das atividades das disciplinas ao perfil dos alunos, a desigualdade no acesso aos recursos necessários para participação das atividades educativas (internet, computadores, ambiente tranquilo e silencioso para as aulas, por exemplo), depressão decorrente do conturbado momento histórico vivenciado, entre outros.

Cenários como esse demandam pesquisas que busquem soluções. Alguns artigos apresentados no número 1 do volume 14 de 2021, da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, dialogam com esse contexto de pandemia. Outros não fazem isso diretamente, mas podem contribuir para novas pesquisas, para fornecer repertório de experiências de ensino importantes para inspirar professores e promover reflexões diversas.

O leitor encontrará no eixo Educação e Tecnologia artigos que tratam do contexto da pandemia relacionado ao TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), por Sineide Gonçalves e Bárbara Eduarda Barbosa Ferreira, e às práticas e papéis na educação, por Joyce Vieira Fettermann e Annabell Dell Real Tamariz. Encontra ainda trabalhos sobre a aprendizagem da tecnologia na área de língua espanhola e suas literaturas (Elisabeth Melguizo Moreno), abordagem conceitual de três tipos de letramento (Julián Rodríguez López, Maricela López Ornelas, Katiuska Fernández Morales e Javier Organista Sandoval), uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico (Daniel Almeida Abrahão Dieb, João Alexandre Peschanski e Fernando Jorge da Paixão), formação de professores de Música pelas TIC (Fernando José Sadio-Ramos, María Angustias Ortiz-Molina e María del Mar Bernabé-Villodre), fatores que influenciam a utilização das redes sociais (Melchor Gómez-García, Moussa Boumadan, Roberto Soto-Varela e Ángeles Gutiérrez-García), quadro Comparativo Europeu DigCompEdu e Quadro Comum para o Ensino de Competência Digital (Julio Cabero-Almenara, Juan Jesús Gutiérrez-Castillo, Antonio Palacios-Rodríguez, Julio Barroso-Osuna), produção científica de aprendizagem invertida e sala de aula invertida (Jesús López-Belmonte, Antonio-José Moreno-Guerrero, Juan-Antonio López-Núñez e Santiago Pozo-Sánchez) e práticas educativas ambientais na formação de educadores das infâncias (Eliane Lima Piske, Narjara Mendes Garcia e Maria Angela Mattar Yunes).

No eixo Produção Textual e Tecnologia, foram publicados neste número textos sobre: construção e ressignificação das práticas tecnológicas em entornos escolares (Ana Yamile Pérez Puentes e Juan Guillermo Diaz Bernal) e competência léxica e escrita acadêmica (Gabriel Valdés-León).

Em Linguística e Tecnologia, encontram-se reunidos artigos sobre: narrativas de evolução (Mauricio Teixeira Mendes), principais vertentes dos estudos do letramento no Brasil (Cícero da Silva e Adair Vieira Gonçalves), concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais (Márcia Aparecida Vergna), letramentos e novas tecnologias no contexto da Educação do Campo (Carlos Henrique Silva de Castro), ensino síncrono e assíncrono a distância de anáfora em línguas estrangeiras (Amanda Maraschin Bruscato e Jorge Baptista), análise de pedidos de ajuda multimodais de um grupo de Facebook (Theodoro Casalotti Farhat e Paulo Roberto Gonçalves-Segundo), desenvolvimento de corretor ortográfico (Leonardo Carneiro de Araujo, Aline de Lima Benevides e João Pedro Hallack Sansão) e análise dos novos anglicismos léxicos na língua espanhola no contexto das obras e corpus acadêmico digital (David Giménez Folqués).

No eixo Comunicação e Tecnologia, fala-se da crise sócio-ecológica e comunicação durante a Maré Vermelha de Chiloé (2016) (Jorge Valdebenito Allendes), do contágio emocional nas redes sociais (Cynthia Pasquel-López e Gabriel Valerio-Ureña) e de marketing digital e posicionamento web na comunicação científica (Sara Mandiá Rubal e Maricela López Ornelas).

No eixo Ensino Superior e Tecnologia, temos um estudo de caso no mestrado-integrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal (Cleber Augusto Pereira, Paulo Moura Oliveira e Manuel José Cabral dos Santos Reis).

No eixo Robótica pedagógica, os leitores encontram formas de explorar a matemática e a física com o robô seguidor de linha na perspectiva da robótica livre (Daniel da Silveira Guimarães, Élida Alves da Silva e Fernando da Costa Barbosa).

No eixo Tradução e Tecnologia, encontramos um trabalho sobre Dicionários contextuais (Wafa Bedjaoui, Bahia Zemni, Hayfa Almalki e Marwa Elsaadany) e um sobre pesquisa terminológica e tradução automática (Bahia Zemni, Wafa Bedjaoui e Marwa Elsaadany).

Finalizamos este editorial desejando que os artigos publicados sejam produtivos e incentivem novas pesquisas nas áreas em que se inscrevem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

É doutora em Letras pela USP, mestre em Linguística Aplicada pela UFMG e graduada em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. É editora-chefe da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Semiótica Discursiva, Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância, Cultura Livre, Leitura e Produção de textos, Editoração de textos e Estilo dos gêneros digitais.

Published

2021-04-30

How to Cite

PEREIRA, D. R. M. Editorial. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/33562. Acesso em: 12 may. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>