v. 14 n. 1 (2021): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Capa da revista Texto Livre, volume 14, número 1, janeiro-abril de 2021.

Publicado: 2020-09-29

Publicado: 29-09-2020

Editorial

Educação e Tecnologia

  • Ensino remoto e ressignificação de práticas e papéis na educação

    Joyce Vieira Fettermann, Annabell Dell Real Tamariz
    e24941
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24941
  • A convergência tecnológica e digital, o ensino remoto emergencial e os alunos com TDAH que frequentam os anos finais do ensino fundamental

    Sineide Gonçalves, Bárbara Eduarda Barbosa Ferreira
    e25043
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.25043
  • Quais são os fatores que influenciam a utilização das redes sociais como meio para servir a pedagogia?

    Melchor Gómez-García, Moussa Boumadan, Roberto Soto-Varela, Ángeles Gutiérrez-García
    e25420
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.25420
  • A aprendizagem da tecnologia na área de língua espanhola e suas literaturas o projeto educativo Superpixépolis

    Elisabeth Melguizo Moreno
    e26394
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26394
  • Uma abordagem conceitual de três tipos de letramento informática, tecnológica e informacional

    Julián Rodríguez López, Maricela López Ornelas, Katiuska Fernández Morales, Javier Organista Sandoval
    e29513
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29513
  • O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico abertura, colaboração e conectivismo

    Daniel Almeida Abrahão Dieb, João Alexandre Peschanski, Fernando Jorge da Paixão
    e24935
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24935
  • Desenvolvimento de competências por meio das TIC e formação de professores de Música uma experiência biográfica

    Fernando José Sadio-Ramos, María Angustias Ortiz-Molina, María del Mar Bernabé-Villodre
    e25419
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.25419
  • Produção científica de aprendizagem invertida e sala de aula invertida em Web of Science

    Jesús López-Belmonte, Antonio-José Moreno-Guerrero, Juan-Antonio López-Núñez, Santiago Pozo-Sánchez
    e26266
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26266
  • Práticas educativas ambientais na formação de educadores das infâncias

    Eliane Lima Piske, Narjara Mendes Garcia, Maria Angela Mattar Yunes
    e25698
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.25698
  • Quadro Comparativo Europeu DigCompEdu (JRC) e Quadro Comum para o Ensino de Competência Digital (INTEF) a partir da opinião de especialistas

    Julio Cabero-Almenara, Juan Jesús Gutiérrez-Castillo, Antonio Palacios-Rodríguez, Julio Barroso-Osuna
    e25740
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.25740

Produção Textual e Tecnologia

Linguística e Tecnologia

  • Principais vertentes dos estudos do letramento no Brasil

    Cícero da Silva, Adair Vieira Gonçalves
    e29164
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29164
  • Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais

    Márcia Aparecida Vergna
    e24366
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24366
  • Universidade, letramentos e novas tecnologias no contexto da Educação do Campo

    Carlos Henrique Silva de Castro
    e26765
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26765
  • Desenvolvimento de um corretor ortográfico

    Leonardo Carneiro de Araujo, Aline de Lima Benevides, João Pedro Hallack Sansão
    e26469
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26469
  • Narrativas de evolução uma análise da tecnobiografia de uma professora de inglês

    Mauricio Teixeira Mendes
    e26711
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26711
  • Ensino síncrono e assíncrono a distância de anáfora em línguas estrangeiras um estudo experimental

    Amanda Maraschin Bruscato, Jorge Baptista
    e29177
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29177
  • “Manas, preciso de ajuda” análise de pedidos de ajuda multimodais de um grupo de Facebook

    Theodoro Casalotti Farhat, Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
    e24391
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24391
  • Análise dos novos anglicismos léxicos na língua espanhola no contexto das obras e corpus acadêmico digital

    David Giménez Folqués
    e24418
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24418

Comunicação e Tecnologia

  • O contágio emocional nas redes sociais o caso do COVID-19 no Facebook

    Cynthia Pasquel-López, Gabriel Valerio-Ureña
    e29080
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.29080
  • Marketing digital e posicionamento web na comunicação científica estudo de um caso na disciplina da Comunicação

    Sara Mandiá Rubal, Maricela López Ornelas
    e26251
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26251
  • Crise sócio-ecológica e comunicação durante a Maré Vermelha de Chiloé (2016)

    Jorge Valdebenito Allendes
    e26231
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26231

Ensino Superior e Tecnologia

Robótica Pedagógica

  • Explorando a matemática e a física com o robô seguidor de linha na perspectiva da robótica livre

    Daniel da Silveira Guimarães, Élida Alves da Silva, Fernando da Costa Barbosa
    e24895
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24895

Tradução e Tecnologia

  • Dicionários contextuais para uma abordagem ergonômica da biotranslação

    Wafa Bedjaoui, Bahia Zemni, Hayfa Almalki, Marwa Elsaadany
    e25577
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.25577
  • Pesquisa terminológica e tradução automática para o uso otimizado do software Reverso Context

    Bahia Zemni, Wafa Bedjaoui , Marwa Elsaadany
    e26501
    DOI: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.26501