Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 19 (2017)
Vol. 19 (2017)
Publicado:
2021-03-17
REPORTES DE INVESTIGACIÓN
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DA UFRGS: RECONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA
THE PROFESSIONAL MASTERS IN PHYSICS EDUCATION AT UFRGS: RECONSTRUCTION OF A HISTORY
Elisabeth Barolli, Alberto Villani, Juliana de Oliveira Maia
PDF (Portugués)
ENUNCIADOS EM PROPOSTAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO EM CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS, OS DISCURSOS.
TEACHING-RESEARCH-EXTENSION PROPOSALS’ STATEMENTS IN EDUCATIONAL PROJECTS IN DISTANCE PHYSICS COURSES: BEYOND THE CONTENT, THE SPEECHES.
Marcello Ferreira, Rochele de Quadros Loguercio
PDF (Portugués)
FORMACIÓM DOCENTE Y REPRESENTACIONES SOBRE SALUD: CAMINOS PARA LA EDUCACIÓN EN SALUD DESDE UNA MIRADA CRÍTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REPRESENTAÇÕES SOBRE SAÚDE: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESDE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
Fernando Garelli, Adriana Mengascini, Silvina Cordero, Ana Dumrauf
PDF
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
SOCIOSCIENTIFIC ISSUES IN SCIENCE TEACHING: SOME CHARACTERISTICS OF BRAZILIAN RESEARCH
Polliane Santos de Sousa, Simoni Tormöhlen Gehlen
PDF (Portugués)
HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA QUÊ?
SCIENCE HISTORY AND PHILOSOPHY IN SCIENTIFIC EDUCATION: WHAT FOR?
Felipe Damasio, Luiz O. Q. Peduzzi
PDF (Portugués)
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS
PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING
Lailton Passos Cortes Junior, Luciana Passos Sá
PDF (Portugués)
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS
ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
Thais Mara Anastácio Oliveira, Nilmara Braga Mozzer
PDF (Portugués)
O LABORATÓRIO DE QUÍMICA COMO LÓCUS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
THE CHEMISTRY LABORATORATORY AS LOCUS OF FORMATIVE EXPERIENCES
Vania Gomes Zuin, Antônio Álvaro Soares Zuin
PDF (Portugués)
UMA EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NARRATIVAS CIENTÍFICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA JOVENS E ADULTOS
AN EXPERIENCE OF CONFLUENCE BETWEEN SCIENTIFIC AND AUTOBIOGRAPHICAL NARRATIVES IN BIOLOGY TEACHING FOR YOUNG AND ADULT STUDENTS
Antônio Araújo Jr., Maria Rita Avanzi, Maria Luiza Gastal
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
A PESQUISA NA FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
RESEARCH IN THE IN-SERVICE TRAINING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS
Dekarla Xisto Oliveira, Daisi Teresinha Chapani
PDF (Portugués)
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO DO PROGRAMA FORMATIVO DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS A PARTIR DO VIÉS CRÍTICO-REFLEXIVO
CONTINUING TEACHERS’ EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL’S EARLY YEARS: THE IMPACT OF A SCIENCE MUSEUM’S CONTINUING EDUCATION PROGRAM FROM CRITICAL-REFLECTIVE BIAS
Grazielle Rodrigues Pereira, Livia Mascarenhas de Paula, Lilian Mascarenhas de Paula, Robson Coutinho-Silva
PDF (Portugués)
O PNLD E OS GUIAS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS (1999 - 2014): UMA ANÁLISE POSSÍVEL
PNLD AND SCIENCES TEXTBOOKS’ GUIDES (1999-2014): A POSSIBLE ANALYSIS
Vilmarise Bobato Gramowski, Nadir Castilho Delizoicov, Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli
PDF (Portugués)
AFFORDANCES DOS MATERIAIS COMO INDUTORES DE EQUÍVOCOS DURANTE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
AFFORDANCES OF THE OBJECTS AS ERRORS INDUCTORS DURING PHYSICS TEACHING EXPERIMENTS
Carlos Eduardo Laburú, Osmar Henrique Moura da Silva, Andreia de Freitas Zômpero
PDF (Portugués)
LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA E SUA (SUB)UTILIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
PHYSICS TEXTBOOKS AND ITS UNDER-UTILIZATION IN HIGH SCHOOL
Luciana Bagolin Zambon, Eduardo Adolfo Terrazzan
PDF (Portugués)
SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II APROVADOS PELO PNLD DE 2014
MEANINGS ATTRIBUTED TO THE THEME “CLIMATE CHANGE” IN NATURAL SCIENCE’S TEXTBOOKS FOR THE LAST YEARS OF PRIMARY EDUCATION, APPROVED BY 2014 PNLD
Nijima Novello Rumenos, Luciano Fernandes Silva, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS
INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
Arthur Tadeu Ferraz, Lúcia Helena Sasseron
PDF (Portugués)
OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS RESULTADOS: O PISA E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
LARGE-SCALE ASSESSMENTS AND ITS RESULTS: PISA AND ITS POSSIBLE IMPLICATIONS FOR SCIENCE EDUCATION
Mariana Vaitiekunas Pizarro, Jair Lopes Junior
PDF (Portugués)
JOGOS DO TIPO "BEAN BAG" EM AULAS DE EVOLUÇÃO
BEAN BAG' TYPE GAMES IN EVOLUTION CLASSES
Maíra da Silva Navarro Ferreira, Edson Pereira da Silva
PDF (Portugués)
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS
Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratt, Alexandre Sebastião Ferrari Soares
PDF (Portugués)
CIÊNCIA E TV: ESTUDO SOBRE A PROGRAMAÇÃO DA REDE RECORD
SCIENCE AND TV: A RESEARCH ABOUT REDE RECORD’S BROADCAST
Vanessa Brasil de Carvalho, Luisa Massarani, Marina Ramalho, Luis Amorim, Maria Ataide Malcher
PDF (Portugués)
A PRÁTICA PLURALISTA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
INITIAL TEACHER EDUCATION: ANALYSIS OF SOME ACTIVITIES PROPOSED FOR A DISCIPLINE SUPERVISED TRAINING IN PHYSICS
Ricardo Francisco Pereira, Polônia Altoé Fusinato, Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
PDF (Portugués)
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE EM UM CONTEXTO COM ESTUDANTE CEGO
EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL: ANALYSIS ON A BACKDROP WITH BLIND STUDENTS
Beatriz Biagini, Fábio Peres Gonçalves
PDF (Portugués)
PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO
PROPOSITIONS OF DIDACTIC INNOVATION IN THE PERSPECTIVE OF THE THREE PEDAGOGICAL MOMENTS: TENSIONS OF A FORMATIVE PROCESS
Josyane Barros Abreu, Nadia Magalhães da Silva Freitas
PDF (Portugués)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL: ANÁLISE DE UM CASO
SCIENCE’S TEACHERS TRAINING FOR INTERCULTURAL DIALOGUE: A CASE ANALYSIS
Geilsa Costa Santos Baptista, Janaina Gelma Alves do Nascimento
PDF (Portugués)
A IMPLEMENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR
THE IMPLEMENTATION OF THE HISTORY OF SCIENCE IN THE PHYSICS TEACHING: A REFLECTION ON THE IMPLICATIONS OF EVERYDAY SCHOOL LIFE
Abigail Vital, Andreia Guerra
PDF (Portugués)
CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: ANÁLISE A PARTIR DOS DESENHOS CURRICULARES
PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE OF NATURE SCIENCES AND MATHEMATICS TEACHERS: ANALYSIS BASED ON CURRICULUM DESIGN
Diana Lineth Parga Lozano, Gabriela Bueno Denar, Gabriela Castro Silva Cavalheiro
PDF (Portugués)
UM LEVANTAMENTO EM LARGA ESCALA DAS CONCEPÇÕES DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE GRADUANDOS DE BIOLOGIA BRASILEIROS E OS POSSÍVEIS ELEMENTOS FORMATIVOS ASSOCIADOS
A LARGE-SCALE SURVEY ON NATURE OF SCIENCE CONCEPTIONS OF THE BRAZILIAN BIOLOGY UNDERGRADUATES AND THE POTENTIALLY ASSOCIATED EDUCATION FACTORS
Nathália Helena Azevedo, Daniela Lopes Scarpa
PDF (Portugués)
PDF (Inglés)
ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL
ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
Karine Raquiel Halmenschlager, Juliano Camillo, Carolina do Santos Fernandes, Graziela Del Mônaco, Elizandro Maurício Brick
PDF (Portugués)
PROPÓSITOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO
PURPOSES OF SCIENTIFIC COMMUNICATION IN THE TEACHING PLANNING
Guilherme da Silva Lima, Marcelo Giordan
PDF (Portugués)
CONCEPÇÕES DE CIDADANIA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: O QUE DIZEM OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS E OS PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETRÓPOLIS - RJ
CONCEPTIONS OF CITIZENSHIP IN SCIENCE EDUCATION: THE OPINION OF POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECTS AND OF THE TEACHERS OF MUNICIPAL SCHOOLS OF PETRÓPOLIS - RJ
Sarah Berrios Kreuger, Paula Ramos
PDF (Portugués)
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: A FUNÇÃO DA LINGUAGEM NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION: THE FUNCTION OF LANGUAGE IN THE CLASSROOM CONTEXT
Rosana Maria Luvezute Kripka, Everton Luís Luz de Quadros, Rosane Alves Pretto de Oliveira, Maurivan Güntzel Ramos
PDF (Portugués)
PARECIA MESMO UM GRUPO ESTRAMBÓTICO: (RE)NEGOCIAÇÕES IDENTITÁRIAS NA PARTICIPAÇÃO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA
LOOKED EVEN LIKE AN OUTLANDISH GROUP: IDENTITY (RE)NEGOTIATIONS IN PARTICIPATION IN COMMUNITIES OF PRACTICE
Patrícia Petitinga Silva, Andréia Maria Pereira de Oliveira, Elizeu Clementino de Souza
PDF (Portugués)
RESENHA / REVIEW
RESENHA DO LIVRO "SALA DE AULA INVERTIDA: UMA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM"
BOOK REVIEW "FLIP YOUR CLASSROOM: REACH EVERY STUDENT IN EVERY CLASS DAY"
Raphael Alves Feitosa
PDF (Portugués)
RESENHA DO LIVRO "APRENDIZAGEM MÚTUA"
BOOK REVIEW "MULTIMEDIA LEARNING"
André Coelho da Silva
PDF (Portugués)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Desarrollado por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español
Português