Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 26 Núm. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Vol. 26 Núm. 1 (2024): Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Publicado:
2024-04-01
ARTÍCULO TEÓRICO
The presence and treatment of human evolution in the PCN and BCNN of elementary education: a comparative analysis
A presença e o tratamento da evolução humana nos PCN e na BNCC do ensino fundamental: uma análise comparativa
William Rossani dos Santos
PDF (Português (Brasil))
La autorregulación académica como un elemento fundamental en la intención de perseverar: un estudio empírico con estudiantes universitarios de Física
AUTORREGULAÇÃO ACADÊMICA COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE DA INTENÇÃO DE PERSISTIR: UM ESTUDO EMPÍRICO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Bianca Vasconcelos do Evangelho Franco, Leonardo Albuquerque Heidemann, Tobias Espinosa
PDF (Português (Brasil))
Conservación del océano y Museos de ciencia: un estudio de caso sobre experiencias familiares durante una visita al Museo de la Vida
CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS E MUSEUS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES DURANTE VISITA AO MUSEU DA VIDA
Luisa Massarani, Bruna Ibañes, Graziele Aparecida de Moraes Scalfi, Gabriela Reznik, Rafael Velloso
PDF (Português (Brasil))
UNA PROPUESTA DE EDUCACIÓN CIENTÍFICA HUMANIZADORA PARA LA EDUCACIÓN DE PERSONAS JÓVENES, ADULTAS Y ANCIANAS:
ARTICULACIÓN TEÓRICA Y PRINCIPIOS
David Gadelha da Costa, Edenia Maria Ribeiro do Amaral
PDF (Português (Brasil))
Scientific and Technological Literacy as Social Transformation: a reflection for its promotion in science teaching using Social Technology
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA REFLEXÃO PARA A SUA PROMOÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL
Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Iury Henrique Fernandes, Danilo Lopes Santos
PDF (Português (Brasil))
REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA BRASILEÑA SOBRE LA ENSEÑANZA DE LA EVOLUCIÓN HUMANA Y LAS RELACIONES ÉTNICO-RACIALES
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Thiago Leandro da Silva Dias, Juan Manuel Sanchéz Arteaga
PDF (Português (Brasil))
POPULAR SONGS IN TEACHING GENETICS AND EVOLUTION: BREAKING STEREOTYPES AND SCIENTIFIC RACISM
MÚSICAS POPULARES NO ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO: RUPTURA DE ESTEREÓTIPOS E RACISMO CIENTÍFICO
Joana Lúcia Alexandre de Freitas
PDF (Português (Brasil))
PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES
ARTICLE-OPINION: GIVING MEANING TO TEACHERS’ DISCOURSES RELATED TO BIOLOGY KNOWLEDGE FROM FEMINIST EPISTEMOLOGIES
ARTIGO PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS
Marcilia Elis Barcellos
PDF (Português (Brasil))
ARTICLE-OPINION: FOUCAULDIANS SPECULATIONS ON A NEOSCIENCE UBUESQUE
ARTIGO-PARECER: ESPECULAÇÕES FOUCAULTIANAS PARA UMA NEOCIÊNCIA UBESCA
Andreia Guerra
PDF (Português (Brasil))
Introductory methodological notes to think about research in Science Teaching based on historical-dialectical materialism: what are we looking for when we carry out a bibliographical review?
INTRODUTÓRIAS PARA PENSAR A PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: O QUE ESTAMOS PROCURANDO QUANDO FAZEMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA?
Hélio da Silva Messeder Neto
PDF (Português (Brasil))
REFLEXIONES SOBRE EL PSEUDOREALISMO Y EL MARXISMO EN LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA
ARTIGO-PARECER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA
Marcos Moraes Calazans
PDF (Português (Brasil))
ARTICLE-OPINION: SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE
ARTIGO-PARECER: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
Marinês Domingues Cordeiro
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
LA CIUDADANÍA EN LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA
CONTRIBUCIONES MATERIALISTAS A LA EMANCIPACIÓN HUMANA
Michel Pisa Carnio
PDF (Português (Brasil))
EDITORIAL / EDITORIAL
OPEN DATA IN SCIENCE EDUCATION RESEARCH: PERSPECTIVES, CHALLENGES, AND POSSIBILITIES
DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Nathália Helena Azevedo; Paula Cristina Cardoso Mendonça
PDF (Português (Brasil))
PDF
PDF (English)
CELEBRATING 25 YEARS OF THE JOURNAL ENSAIO: REVISITING OUR PAST AND NEW HORIZONS
CELEBRANDO 25 ANOS DA REVISTA ENSAIO: UM RESGATE DE NOSSA TRAJETÓRIA E NOVOS HORIZONTES
Paula Cristina Cardoso Mendonça; Luiz Gustavo Franco
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
THE ROLE OF SCIENTIFIC JOURNALS IN RESEARCH ETHICS
O PAPEL DAS REVISTAS CIENTÍFICAS NA ÉTICA EM PESQUISA
Luciana Massi, Rosana Louro Ferreira da Silva
PDF (English)
PDF (Português (Brasil))
REPORTES DE INVESTIGACIÓN
BIODIVERSIDADES LOCALES COMO ELEMENTOS INTERCULTURALES
ANÁLISIS DE LOS MOVIMIENTOS DISCURSIVOS EN LA FORMACIÓN INICIAL DEL DOCENTE EN CIENCIAS
LAIS DE SOUZA REDUA, Danilo Seihti Kato
PDF (Português (Brasil))
SCIENTIFIC BIOGRAPHY AS POSSIBILITY TO VALUE A MORE FEMININE AND BLACK CHEMICAL SCIENCE
BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA
Stephanie Silva Weigel Gomes, Wilmo Ernesto Francisco Junior
PDF (Português (Brasil))
EDUCACIÓN INCLUSIVA DE LAS PERSONAS CON DISCAPACIDAD: representaciones sociales de los estudiantes universitarios de Ciencias Biológicas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas
Naiara Silva Menezes, Maxwell Siqueira
PDF (Português (Brasil))
La formación didáctico-pedagógica de los estudiantes de grado en Física en un contexto de doble modalidad
algunas inconformidades
Augusto Cesar Araujo Lima, Fernanda Cátia Bozelli
PDF (Português (Brasil))
Educación Científica para la Justicia Social: enfoques histórico-culturales
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA JUSTIÇA SOCIAL: DISCUTINDO ATORES INVISIBILIZADOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA
Aline Mazzarella, Hermann Schiffer, Andreia Guerra
PDF (Português (Brasil))
Concepto de inclusión en la investigación docente en ciencias con estudiantes del espectro autista
CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS COM ESTUDANTES NO ESPECTRO AUTISTA
Joanna Paoli, Patrícia Fernandes Lootens Machado
PDF (Português (Brasil))
PERCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES SOBRE LA EDUCACIÓN PARA LA SOSTENIBILIDAD EN LAS CARRERAS DE LICENCIATURA EN BIOLOGÍA EN LA AMAZONÍA DE PARÁ
PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Natanael Charles da Silva
PDF (Português (Brasil))
EVIDENCES OF THE DEVELOPMENT OF COMPLEX THINKING THROUGH THE ANALYSIS OF TEXTUAL PRODUCTIONS IN CHEMISTRY CLASSES: A THEMATIC JOURNEY REFLECTING ON THE PROBLEM OF PLASTICS IN THE OCEANS
EVIDENCES OF THE DEVELOPMENT OF COMPLEX THINKING THROUGH THE ANALYSIS OF TEXTUAL PRODUCTIONS IN CHEMISTRY CLASSES: A THEMATIC JOURNEY REFLECTING ON THE PROBLEM OF PLASTICS IN THE OCEANS
Ângelo Francklin Pitanga
PDF (Português (Brasil))
Analysis of research activities produced by Biological Sciences undergraduates: implications for teacher training
Análise de atividades de investigação produzidas por licenciandos em Ciências Biológicas: implicações para formação docente
Jonas Souza Sodré, Andréia de Freitas Zompero; Isilda Teixeira Rodrigues
PDF (Português (Brasil))
CONCEPCIONES DE LOS PROFESORES QUE ENSEÑAN QUÍMICA SOBRE LA ARGUMENTACIÓN Y SU USO EN EL AULA
Argumentação e seu uso em sala de aula: Concepções de professores de Química do Ensino Superior
Belém Júrcia Violeta Macie, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos
PDF (Português (Brasil))
The role of the problem in the socioscientific issues and in the discursive dynamics of the classroom
O papel do problema nas questões sociocientíficas e na dinâmica discursiva da sala de aula
Marcelo Giordan, Gabriel Saraiva Gomes
PDF (Português (Brasil))
The Curriculum Guidelines for Environmental Education in Curitiba from a ecophenomenological perspective
AS DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CURITIBA EM UMA PERSPECTIVA ECOFENOMENOLÓGICA
Rosimeri Becher, Valéria Ghisloti Iared
PDF (Português (Brasil))
MEMORIA Y CONSTRUCCIÓN DE SIGNIFICADOS SOBRE SUSTANCIA QUÍMICA:
UN ANÁLISIS DESDE LA TEORÍA DE LA REMEMORACIÓN
João Roberto Ratis Tenório da Silva
PDF (Português (Brasil))
UN ESTUDIO SOBRE EL IMPACTO DE LA ENSEÑANZA REMOTA DE EMERGENCIA EN LA PARTICIPACIÓN Y LO DESEMPEÑO DE LOS ESTUDIANTES DE QUÍMICA
UM ESTUDO SOBRE O ENGAJAMENTO E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Bárbara Mulè Gonçalves, Joana
PDF (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
ESPECULACIONES FOUCAULTIANAS SOBRE UNA NEOCIENCIA UBUESCA
ESPECULAÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE UMA NEOCIÊNCIA UBUESCA
Isabel Cristina Dalmoro, Suelen Assunção Santos
PDF (Português (Brasil))
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Desarrollado por
Open Journal Systems
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)